Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Compreender as fun??es da linguagem: referencial (ou denotativa), conotativa (ou apelativa), f?tica, emotiva (ou expressiva), po?tica e metalingu?stica.
Habilidades b?sicas de leitura
ETAPA 1: CONHECENDO A FUN??O REFERENCIAL (OU DENOTATIVA) E A FUN??O CONATIVA (OU APELATIVA)
Pe?a aos alunos que leiam os dois textos que se seguem. O primeiro, da jornalista Poliani Castelo Branco, refere-se ao in?cio da Hist?ria do voto em nossa p?tria, quando ela ainda nem se chamava Brasil. O segundo diz respeito ? import?ncia do voto, trata-se de uma campanha organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),
TEXTO 1
A hist?ria do voto no Brasil come?ou 32 anos ap?s Cabral ter desembarcado no Pa?s. Foi no dia 23 de janeiro de 1532 que os moradores da primeira vila fundada na col?nia portuguesa - S?o Vicente, em S?o Paulo - foram ?s urnas para eleger o Conselho Municipal.
BRANCO, Poliani Castello. Conhe?a a hist?ria do voto no Brasil.
Dispon?vel em: http://www.adital.org.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=13981
Acesso em: Dezembro de 2009.
TEXTO 2
Em seguida, leve os alunos a refletir sobre as diferentes inten??es desses textos. O primeiro ? objetivo e informa sem julgamentos. O segundo, por?m, procura influenciar o leitor.
Como ele o faz? Coloque esta quest?o para seus alunos.
Leve-os a perceber que o primeiro avisa sobre uma poss?vel san??o, caso n?o se vote nos ?melhores candidatos a prefeito e a vereador?.
Que san??o seria esta?
A resposta ? que a cidade perderia quatro anos ? o que ? muito tempo, complementa enfaticamente.
O primeiro texto, portanto, tem uma fun??o referencial ou denotativa, ele procura traduzir objetivamente a realidade ao emissor, sem julgamentos. O segundo tem uma fun??o conativa ou apelativa, procurando influenciar o comportamento do receptor ou persuadi-lo de algo.
Abaixo, seguem outros exemplos de propaganda eleitoral, como op??o ou complemento do assunto:
ETAPA 2: CONHECENDO A FUN??O F?TICA
PROFESSOR: Pe?a aos alunos que leiam as figuras que se seguem:
Em seguida, pergunte a eles:
Por que temos por h?bito atender ao telefone dizendo ?al???
Qual seria a inten??o dessa frase?
Observando novamente a segunda figura, pergunte a eles por que Mafalda (a personagem feminina) diz ?Oi, Miguelito!?, antes de lhe fazer a pergunta?
PROFESSOR: Explique a seus alunos que, no primeiro caso, o emissor deseja verificar se o canal de comunica??o est? funcionando, al?m de iniciar a comunica??o. J? no segundo, o emissor (Mafalda) quer iniciar uma comunica??o
Em ambas as situa??es: testando o canal de comunica??o (o telefone) ou iniciando o contato (atrav?s da sauda??o), estamos falando da fun??o f?tica.
ETAPA 3 : CONHECENDO A FUN??O EMOTIVA OU EXPRESSIVA
Pe?a ao alunos que observam a mensagem abaixo:
Pergunte aos alunos:
Com que objetivo esse texto foi escrito?
Para quem ele foi escrito?
Discuta com os alunos que se trata de uma mensagem centralizada no emissor, isto ?, na 1? pessoa (eu), expressando sua emo??o e/ou sentimentos. Por esse motivo, ? denominada fun??o emotiva ou ex pressiva. ? uma fun??o muito usada em biografias, mem?rias, poesias l?ricas e cartas de amor.
ETAPA 4: CONHECENDO A FUN??O PO?TICA
Pe?a aos alunos que leiam os poemas abaixo:
Pergunte a seus alunos o que h? de especial nos dois textos acima? Chame-os a aten??o para a diagrama??o das palavras, isto ?, para sua disposi??o no espa?o. Destaque a recorr?ncia de da consoante ?v? (no primeiro e no segundo texto) e da ?n? (no segundo texto).
Leve-os a perceber a forma criativa com que a l?ngua foi usada: isto ?, com uma disposi??o especial da mensagem na folha e com a explora??o da sonoridade, causada pela repeti??o das consoantes ?v? e ?n?.
A fun??o po?tica ?, portanto, a linguagem das obras liter?rias, principalmente das poesias, em que as palavras s?o escolhidas e dispostas de maneira que se tornem singulares.
ETAPA 4: CONHECENDO A FUN??O METALINGUISTICA
Pe?a que os alunos leiam a defini??o abaixo. Trata-se de uma das defini??es do voc?bulo ?voto?:
Voto
[Do lat. votu, 'promessa'.]
S. m.
8. Maneira de expressar a vontade ou opini?o num ato eleit oral ou numa assembl?ia.
Explique a seus alunos que toda vez que utilizamos a linguagem para definir, esclarecer ou ensinar algo a algu?m, utilizaremos a fun??o metaling??stica, isto ?, a linguagem para falar sobre a pr?pria linguagem.
PROFESSOR: Para verificar se os alunos conseguiram internalizar os conceitos trabalhados, pesquise v?rios exemplos de trechos de textos, entre eles propagandas, not?cias, poemas, entre outros, e proponha um exerc?cio de identifica??o das fun??es de linguagem predominantes nesses trechos.