Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos por nosso coração pra trabalhar!

Autor e Co-autor(es)

Maura Gislaine Barros imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E E FUND MEDIO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os benefícios da atividade física para o coração.

Duração das atividades

2 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Sistema cardíaco

- Frequência Cardíaca

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

O coração tem grande facilidade em se adaptar à situaçoões extremas que vão desde atividade física extenuante, como a rotina de um treino de um atleta competitivo, bem como de indivíduos com uma vida totalmente sedentário entrando completamente na inatividade.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

GARDENAL.ORG Disponível em: http://www.gardenal.org/checaribe/cora%E7%E3o.jpg acesso em: 20/12/2009.

Como acostumar o coração a trabalhar e não se cansar?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Aproveite este momento para incentivar a prática da atividade física preventiva ao coração, defina atividade física de maneira a ser compreendida por todos: qualquer atividade que gaste mais calorias do que quando estamos parados.

O órgão cardíaco ainda parece ser uma incógnita a ser cada vez mais investigada na busca de respostas a várias perguntas sobre aspectos preventivos e patológicos das doenças cardíacas, em relação à prática da atividade física.

Atividade

Dividir a turma em quatro equipes e orientar os alunos que realizem pesquisa sobre tipos de exercícios que protegem o coração contra doenças isquêmicas e quais outras doenças podemos prevenir ou amenizar com a prática da atividade física, devendo cada grupo exponhar o resultado da pesquisa para a turma, sempre observando as diferenças e semelhanças entre as equipes.

O professor poderá ir anotando tudo para que num segundo momento seja feito apenas um documento da turma, que poderá ser disponibilizado na biblioteca da escola.

 A intenção da atividade física é prevenir doenças crônicas tais como: hipertensão arterial, doenças coronarianas, diabetes, distúrbios neurológicos, psicológicos, entre outras. No caso da pessoa já ser portadora de alguma doença, proporcionar-lhe uma rápida reabilitação para sua volta ou ritmo de vida normal.

Observe como é o funcionamento  de um coração saudável:

 

 

Roteiro de discussão:

1. Você sabe com o seu coração deve funcionar?

2. Através de que a práticva da atividade física ajuda nosso coração?

3. O que fazer para cuidar do coração?

4. Afinal de contas por quê darmos tanta importância para o coração?

Nunca é tarde para  começar um programa de exercícios, vale a pena "roubar" uma hora do seu dia e dedicá-la ao que você tem de mais importante, sua SAÚDE.

CATARSE

Você sabia que o coração humano  bate entre 60 e 100 vezes por minuto quando estamos em repouso?

Com a prática da atividade física fazemos com que nosso coração se desenvolva, fique maior e mais forte do que o coração de uma pessoa sedentária.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Acompanhe seus alunos até a quadra.

Peça para que realizem a contagem da frequência cardíaca em repouso e anotem o resultado, em seguida deverão caminhar de forma lenta em volta da quadra por cinco minutos, realizem a conta gem da frequência cardíaca anotando o resultado.

Agora peça para que corram ao redor da quadra (duas ou três voltas), ao final da corrida realizem a contagem da frequência cardíaca e anotem o resultado para finalizar, peça que realizem um pique de 100 metros, contem a&n bsp;frequência cardíaca e mais uma vez anotem o resultado obtido.

Após a realização dos apontamentos cada aluno irá montar um quadro comparativo de cada atividade que realizou e a frequência cardíaca alcançada ao final da atividade.

Conversar com os alunos sobre as variações sofridas no desenrolar de cada atividade, explicando que apartir da prática diária da atividade física ocorrerá uma melhora do condicionamento físico não ocorrendo mais variações na frequência cardíaca quando realizarem atividades diferenciadas.

Quando estamos condicionados nosso coração bombeia o sangue com maior eficiência e isso faz com que a frequência cardíaca seja menor para movimentar um mesmo fluxo sanguíneo a cada minuto.

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Coração humano Animação/simulação

Recursos Complementares

Malhar Junto Faz Bem ao Coração

Disponível em: www.cuidandodocorpo.blogspot.com  

Fisiologia e Funcionamento do Coração

Disponível em: www.icb.ufmg.br/fib/neurifit/Engenharia/Marcapasso/func_fisio.htm

Avaliação

Poderá ser realizada tanto no momento da pesquisa através do conteúdo coletado pelos alunos como na participação individual na atividade prática.