Portal do Professor

Início do Conteúdo

Que gosto tem ?

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender que nossa língua tem pontos capazes de reconhecer sabores como salgado, doce, amargo e azedo;
• As crianças deverão mostrar disposição ao degustar esses sabores, direcionando os alimentos para algumas partes da língua;
• Elas poderão localizar as “papilas” gustativas  direcionadas a cada sabor.

Duração das atividades

2 horas e 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° momento. Após uma conversa sobre o que iremos estudar naquele dia, o professor deverá trazer para sala alimentos que representem bem a diferença entre sabores. Alguns deles podem ser sugeridos como: café, suco de limão sem açúcar, mel e sal.


2° momento. Assim, o professor poderá levar para sala um esboço de uma língua com os sabores localizados onde há um número maior das papilas referentes a todos os sabores e seus pontos destacados.

undefined

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/lingua%20-%20B.E.jpg


3° momento. Em outro momento, o professor pode convocar as crianças a degustarem os alimentos que foram trazidos para sala observando os sabores amargo do café, doce do mel, salgado do sal, e azedo do limão. Dessa maneira, as crianças poderão também opinar a respeito de outros alimentos conhecidos que correspondem aos sabores experimentados.

undefined

undefined
4° momento. O professor poderá solicitar que as crianças registrem no papel como foi essa experiência.

Avaliação

Espera-se que as crianças:

• Participem com entusiasmo da aula e da degustação dos alimentos;
• Distinguir os sabores que podemos sentir com o nosso paladar;
• Aprender a localizar os sabores em nossa língua.