Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dançando com uma boneca.

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa: Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças poderão:

  •  Contrapor a estrutura do corpo com a de uma boneca de pano;
  •  Realizar movimentos coordenados durante a dança.

Duração das atividades

2 horas e 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° momento. O professor deverá providenciar uma boneca (o) de tamanho parecido ao dos colegas, levar para sala e apresentá-la às crianças com intenção delas perceberem de que material é feito, se consegue ficar em pé sem ajuda. Depois de analisada essa situação, o professor deverá explicar como ocorrerá a brincadeira.


2° momento. Logo em seguida, o professor combinará como acontecerá a brincadeira. Ele deve explicar que essa brincadeira lembra a dança da vassoura, onde cada criança ficará com outra e enquanto a música tocar elas dançarão em pares, quando a música parar, trocarão de pares. Dessa maneira, elas irão trocar de pares até que a boneca stenha sido par de todos que desejarem dançar com ela.


3° momento. Finalizada a dança, o professor pode propor uma roda de discussão onde cada criança possa relatar sua experiência e o professor deve levantar questionamentos do tipo: a boneca ficaria em pé se não segurássemos? ;é melhor dançar com a boneca, ou com o colega? Porque? Logo após, o professor deve solicitar que elas registrem a brincadeira.

Avaliação

Espera-se que as crianças:

• Observem a diferença da estrutura do corpo humano e de uma boneca de pano;
• Notem a importância da coluna vertebral para a sustentação do nosso corpo e as capacidades que temos em executar movimentos variados como dançar, parar, trocar de par e etc.
• Participem das atividades com entusiasmo.