Patricia Lúcia Galvão da Costa: Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças poderão:
1° momento. O professor deverá providenciar uma boneca (o) de tamanho parecido ao dos colegas, levar para sala e apresentá-la às crianças com intenção delas perceberem de que material é feito, se consegue ficar em pé sem ajuda. Depois de analisada essa situação, o professor deverá explicar como ocorrerá a brincadeira.
2° momento. Logo em seguida, o professor combinará como acontecerá a brincadeira. Ele deve explicar que essa brincadeira lembra a dança da vassoura, onde cada criança ficará com outra e enquanto a música tocar elas dançarão em pares, quando a música parar, trocarão de pares. Dessa maneira, elas irão trocar de pares até que a boneca stenha sido par de todos que desejarem dançar com ela.
3° momento. Finalizada a dança, o professor pode propor uma roda de discussão onde cada criança possa relatar sua experiência e o professor deve levantar questionamentos do tipo: a boneca ficaria em pé se não segurássemos? ;é melhor dançar com a boneca, ou com o colega? Porque? Logo após, o professor deve solicitar que elas registrem a brincadeira.
Espera-se que as crianças:
• Observem a diferença da estrutura do corpo humano e de uma boneca de pano;
• Notem a importância da coluna vertebral para a sustentação do nosso corpo e as capacidades que temos em executar movimentos variados como dançar, parar, trocar de par e etc.
• Participem das atividades com entusiasmo.