Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Tempo da dura??o |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
O professor dever? levar a turma para o laborat?rio de inform?tica, onde se utilizar? de uma apresenta??o por PowerPoint para introduzir as no??es relativas ? pesquisa sobre a Linha do Tempo que ser? produzida pela turma.
Na falta de um laborat?rio na escola, poder? improvisar essa atividade por meio de cartazes, bunners, pain?is ou de um jornal seriado.
Trabalhar com a introdu??o ao conhecimento hist?rico pode ser algo bastante instigante quanto mon?tono, dependendo da postura adotada pelo professor. Infelizmente, a disciplina ainda carrega muito do ran?o de d?cadas passadas, onde o ensino tradicional tranformou-lhe em algo sem vida, relegada somente ao registro de um passado bem distante da realidade cotidiana dos alunos.
Resgatar a import?ncia do indiv?duo como sujeito e agente hist?rico ? um dos grandes desafios do professor contempor?neo. Contextualizar os acontecimentos do passado, fazendo pontes com o momento presente, demonstra o quanto o estudo e a pesquisa hist?rica s?o dignas de reconhecimento e s?o imprescind?veis para compreendermos o momento em que vivemos.
Trazer o aluno para o centro da discuss?o e tentar mostrar que os feitos hist?ricos e culturais da humanidade s?o frutos do trabalho ?rduo e dedicado de uma coletividade, n?o apenas de atos individuais e "isolados", de seres superiores, "eleitos pelos deuses". Ressaltar que ele tamb?m ? um sujeito de um momento hist?rico e que as suas a??es, tanto individuais, quanto coletivas, podem fazer diferen?a dentro do contexto social em que est? inserido. Reconhecer-se como um agente de transforma??o social, um indiv?duo capaz de moldar o mundo a sua volta e tornar-se o grande protagonista e roteirista do grande espet?culo que ? a sua vida.
Nesse sentido, sugerimos uma atividade em que ele n?o seja um mero expectador, mas um agente ativo durante todo o processo de execu??o e de conclus?o da mesma.
Partindo da premissa de que o seu aluno domine pelo menos no??es b?sicas sobre o conceito de Tempo Hist?rico e consiga distingui-lo do Tempo Cronol?gico, assim como, relacion?-lo com os per?odos de tempo de curta, m?dia e longa dura??o, sugerimos a cria??o individual de uma Linha de Tempo da vida desse aluno. Utilizaremos a inform?tica e o acesso ? internet como nossos aliados principais para alcan?armos esse intento.
No primeiro momento, desloque a turma para o laborat?rio de inform?tica (na falta desse ambiente, improvise por meio de um retroprojetor ou de pain?is), onde o professor dever? apresentar um modelo do que ? uma Linha de Tempo. Veja o exemplo abaixo (Fig.1):
A partir da?, oriente os seus alunos a criarem a pr?pria linha do tempo de sua vida, come?ando pelo seu nascimento ao momento atual, enumerando os acontecimentos que ele considera como relevantes at? aquele dado momento. Por exemplo: data de nascimento, quando come?ou a andar ou falar, o primeiro dia na escola, quando aprendeu a ler e a escrever, a perda de um ente querido, alguma conquista pessoal, enfim, deixe-o livre para criar uma lista de epis?dios que segundo a sua opini?o e grau de maturidade, ele considera como os mais importantes, at? ent?o em sua vida. Apresente a turma o modelo de uma "linha de tempo pessoal" (Fi g.2):
? importante registrar que n?o existe um ?nico padr?o para a representa??o gr?fica de uma linha de tempo. Ela pode ser apresentada horizontalmente, verticalmente, em espiral, ou seja, varia mais de acordo com o estilo est?tico ou de acordo com o espa?o (ou ao p?blico) destinado a produ??o da mesma. Seguem mais exemplos para serem mostrados a turma:
Fig. 3: modelo tradicional:
Fig. 4: modelo horizontal ascendente:
Fig. 5: modelo horizontal decrescente:
Fig. 6: modelo circular:
Fig. 7: modelo vertical:
Fig. 8: modelo icnogr?fico:
Fig. 9: modelo "?rvore geneal?gica":
Fig. 10: modelo com gr?ficos:
Fig. 11: modelo em espiral:
Fig. 12: modelo factual fragmentado:
Fig. 13: modelo em ziguezague:
A escolha do modelo a ser utilizado dever? ser do gosto de cada um, mas deve-se orient?-los para evitarem aqueles mais complexos e os que possam vir a gerar polui??o visual ou uma dif?cil compreens?o.
Em seguida, pe?a para que cada um represente graficamente essa linha de tempo e lance o seguinte desafio: para cada data (m?s ou ano) destacada por voc?, iremos dar in?cio a uma pesquisa on-line sobre que acontecimentos hist?ricos aconteceram em nossa cidade, estado, pa?s ou no mundo, naquele exato per?odo. Que personalidade hist?rica nasceu no dia do seu anivers?rio? O que ? comemorado nesse dia em alguma parte do mundo? Qual ? o significado do seu nome? O que aconteceu no Mundo no m?s em que voc? levou sua primeira queda de bicicleta? E o primeiro beijo, marcou a sua vida? Mas e para o resto do mundo? Recheie a turma com perguntas aleg?ricas como essas e direcione-os para a pesquisa de coleta de dados pela internet. Apresente este outro modelo de como essa nova linha temporal dever? ser produzida (Fig. 14):
A pesquisa ao ser realizada dessa maneira, al?m de adquirir um novo significado para o aluno, tranforma o mesmo em um observador da hist?ria viva, pulsante, tornando essa tarefa muito mais prazerosa, din?mica, instrutiva e divertida. O assunto em pauta refere-se a sua pr?pria vida, ? algo de seu interesse e que ele vai ter curiosidade em descobrir e ao final da atividade ter? orgulho de t?-la produzido. Ele n?o ir? somente "sugar" informa??es da internet, ir? experimentar os passos de um verdadeiro pesquisador, um antrop?logo cultural, um arqueol?go da sua pr?pria vida. N?o s?o as m?mias fara?nicas o seu objeto de estudo e sim algo de grande relev?ncia para ele: o seu passado, que agora passa a dar uma maior import? ncia e a perceber que o conte?do da disciplina de Hist?ria pode ser aplicado as suas viv?ncias contempor?neas e n?o t?o somente a um passado, t?o, t?o, distante.
OBS: uma vez que o levantamento de dados tenha sido realizado (para os locais sem laborat?rio, pode-se recorrer a pesquisa bibliogr?fica na biblioteca ou orintar a turma para realiz?-la fora do ambiente escolar), deve-se posteriormente, socializ?-los com o restante da turma. Sugerimos que a apresenta??o seja feita por meio do PowerPoint ou de outro programa similar, propiciando tamb?m ao aluno o contato com os programas digitais (que anterirormente devem ter sido previamente instrumentalizados) e apropriando-se destes como um recurso para incrementar a sua exposi??o, dando-lhe as cores e a sua marca a esse projeto autoral.
Fig. 1: Engepack
Fig. 2: Cl?udia Costa
Fig. 3: Il?mina Brasil
Fig. 4: Epidemia
Fig. 5: Wikip?dia
Fig. 6: Cinara
Fig. 7: Ferrero do Brasil
Fig. 8: Michelle
Fig. 9: Macmagazine
Fig. 10: MestreSeo
Fig. 11: Blog de Brinquedo
Fig. 12: Prozyn
Fig. 13: Receita Federal
Fig. 14: Espro
Ao final da apresenta??o de toda a turma, pode-se incentivar os alunos a criarem um Blog Memorial para registrar coletivamente os resultados e impress?es obtidas durante cada etapa do processo. O aluno individualmente ou em grupo poder? participar da constru??o do blog da seguinte forma: agregando coment?rios e relatos sobre a execu??o da atividade; descrevendo o que mudou em rela??o a sua concep??o anterior sobre o que seria uma pesquisa e da import?ncia que esse trabalho teve para ele; enumerar pontos positivos e negativos que aconteceram ao longo da sua execu??o e, por fim , definir se agora ele j? consegue se perceber como um sujeito hist?rico e como um agente de transforma??o social. O blog criado coletivamente (e preferencialmente, batizado pela pr?pria turma), pode ser utilizado como uma esp?cie de portf?lio on-line das atividades mais significativas realizadas por aquele grupo de alun os, n?o apenas durantes as aulas de Hist?ria, mas em todas as outras ao longo do ano letivo.
Veja como ? simples a cria??o de um blog e oriente as etapas a serem seguidas por seus alunos:
Indica??o de Sites:
www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
? uma linha do tempo on-line que traz os principais fatos e personagens da Hist?ria da humanidade desde a inven??o da escrita at? os dias atuais.
pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_Hist?ria_do_Mundo
Acervo da Wikip?dia que registra toda a cronologia do planeta desde antes do apareimento do homem. Possui gr?ficos etabelas, sedo bastante completo.
recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/884712
Possui v?rios trabalhos aced?micos sobre temas hist?ricos. O link acima, remete-nos a o trabalho sobre "O tempo hist?tico e o uso das categoria temporais no ensino de hist?ria" de autoria de Maria de Lurdes de Mattos Dantas Barbosa.
O professor dever? avaliar o aluno atrav?s do seu desempenho individual durante o processo de pesquisa e apresenta??o da atividade, analisando quais foram as compet?ncias desenvolvidas por ele e quais foram as suas principais dificuldades, tanto no tocante ao dom?nio do assunto estudado, quanto refente ? instrumentaliza??o digital da tarefa.