Portal do Professor

Início do Conteúdo

Esqueleto: entrevistando quem conhece.

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula:

  • As crianças poderão visualizar e tocar todos os ossos que compõem nossa estrutura física, no tamanho real de um adulto;
  • As crianças irão dispor de informações importantes acerca de hábitos diários de posturas que favorecem e prejudicam a saúde da nossa coluna vertebral;
  • Acima de tudo, elas concientizarão da importância de preservar e cuidar do nosso corpo e o do colega, respeitando suas limitações e habilidades.

Duração das atividades

2 horas e 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necesidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre a estrutura do esqueleto humano, de que ele é formado, que cuidados temos que ter para esse corpo não reclamar de dores e viver melhor na terceira idade. Dessa forma, o professor convidar para uma entrevista algum pai fisioterapeuta ou médico ortopedista. Seria interessante que esse profissional dispusesse de um esqueleto humano compatível ao tamanho de um adulto, para que as crianças manusearem com cuidado e saciassem suas curiosidades.   

2° momento: Em outro momento, o professor discutirá com esse profissional pontos que interessarão a faixa etária da turma, como por exemplo a importância da coluna vertebral na vida do homem, as posições corretas e não adequadas de caminharmos, a melhor forma de levar mochilas nas costas para a escola, os movimentos e posições adequados para dormir, deitar, sentar, caminhar, assistir televisão entre outras, que as crianças fizerem .undefined

3° momento:  Após combinado o conteúdo da entrevista com o esqueleto, o professor preparar as crianças para a grande surpresa, estimulando-as a realizar perguntas sobre a aula e as demais curiosidades que iríamos ter com essa entrevista.

undefined

4° momento: Em seguida, as crianças construirão um desenho relacionado aquele momento da entrevista que mais achou interessante.    

Recursos Complementares

O profissional da área, poderá utilizar recursos como o esqueleto humano, data show ou slides que exemplifiquem cuidados com a nossa estrutura óssea para o nosso cotidiano. Ele também poderá exemplificar as práticas junto às crianças, ou seja, utilizando-as como exemplo ilustrativo.

Avaliação

Espera-se que as crianças:

  • Partipem da entrevista com entusiasmo, realizando perguntas e  vivenciando os questionamentos;
  • Percebam de forma real a estrutura do esqueleto humano e a importância da coluna vertebral e os cuidados associados a ela.