Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ORIGEM DA CÉLULA EUCARIÓTICA

Autor e Co-autor(es)

Alline Braga Silva imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar a célula e entender esse conceito; diferenciar uma célula procarionte de uma eucarionte; entender a hipótese da origem do núcleo e, principalmente, compreender qual a importância evolutiva do surgimento da membrana nuclear.

Duração das atividades

1 aula de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

 

O QUE É UMA CÉLULA?

SUGESTÃO: Faça essa pergunta a seus alunos e aproveite as respostas deles para ir montando o conceito e corrigindo erros, se existentes.

Definição: célula é a unidade funcional e estrutural viva.

 

Entendendo o conceito

Para que os alunos possam entender melhor o conceito, questione os termos chaves da definição:

  1. Sendo a célula uma unidade viva, quais as características ela deve apresentar?(Com o auxílio dos alunos, pode-se listar as características dos seres vivos. Posteriormente, pode-se evidenciar que a célula possui todas essas características, com o exemplo de um ser unicelular).
  2. O que quer dizer unidade estrutural? (É a morfologia, forma que a célula possui, sendo capaz de exercer suas funções vitais por meio dessa).
  3. O que quer dizer unidade funcional? (Uma célula é capaz de exercer todas as atividades funcionais necessárias à vida, como pode ser notado em seres unicelulares, por exemplo, bactérias e amebas. Esses organismos (UNICELULARES) são capazes de respirar, excretar, reproduzir, etc. Quando a célula faz parte de um organismo multicelular, ela exerce as atividades funcionais que, em conjunto, compõem aquelas que os organismos exercem. Ex: A respiração pulmonar é um reflexo da respiração celular, que para produzir energia, utiliza glicose e oxigênio liberando gás carbônico e água. Esses gases são trocados no pulmão - hematose. Outros exemplos também podem ser acrescentados, como a excreção, a digestão, etc).

 

CÉLULAS PROCARIÓTICAS x EUCARIÓTICAS

Esse é o momento para comparar as características de células eucarióticas com as de células procarióticas. Para isso é interessante utilizar a animação a seguir.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1524/imagens/animacao-proc-euc.jpg

Diferença entre procariotos e eucariotos

 

A origem do núcleo

Existem várias hipóteses para a origem do núcleo eucariótico, porém duas delas são mais conhecidas:

 - Teoria Autogênica: diz que o núcleo é resultado da fusão de invaginações da membrana plasmática que isolaram uma porção de citoplasma.

- Teoria Endossimbiótica: diz que uma bactéria foi invadida por outra (uma arqueobactéria), sem que esta fosse fagocitada. Dessa forma, elas estabeleceram uma relação de dependência mútua. Dessa forma, a bactéria invasora originou o núcleo. Essa  teoria ainda diz que a célula eucariótica foi originada por relações endossimbióticas sucessivas. As mitocôndrias originaram-se de bactérias aeróbicas, os plastos de cianobactérias, e estruturas tubulares (como centríolos, cílios e flagelos) formaram-se a partir de bactérias espiroquetas.

## Para os alunos conhecerem mais sobre o assunto, distribua-lhes o artigo "O centro de comando" da revista "Ciência Hoje Online", disponível  no link abaixo ##

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1524/imagens/noticia-nucleo.jpg

http://cienciahoje.uol.com.br/122998

 

A importância da membrana nuclear

## Tente levantar as seguintes questões aos seus alunos: (1) qual a importância da membrana nuclear? (2) o que podemos observar em relação à diversidade  dos eucariotos e dos procariotos? Depois de considerar as respostas, conclua a explicação para que todos os alunos possam compreender ##

A membrana nuclear permitiu separar a célula em compartimentos, sendo que a transcrição (produção de RNA que ocorre dentro do núcleo) não ocorre simultaneamente com a tradução (produção de proteínas no citoplasma, a partir da "leitura" do mRNA) - veja a explicação abaixo. Esse evento possibilitou que surgisse uma grande diversidade de células e consequentemente de seres vivos. Isso porque pode haver um controle sobre a transcrição, sobre a tradução ou mesmo pós-tradução. Dessa forma, os genes podem se expressar de formas diferentes ou em tempos distintos, dependendo de quais fatores controladores estão presentes. Pode-se notar, então, que o citoplasma e as proteínas nele contidas têm um importante papel no controle da expressão gênica, sendo também importantes como causa da diversidade biológica.

Explicação: Tanto em procariotos como em eucariotos, o DNA é transcrito por enzimas chamadas RNA polimerases, com a finalidade de formar RNA. Quando o mRNA é produzido nos procariotos, ele é imediatamente traduzido em uma proteína. Assim, nos procariotos a transcrição e a tradução constituem eventos simultâneos e coordenados. Mas a existência de um envoltório nuclear nos eucariotos fornece a oportunidade para um tipo completamente novo de regulação celular. Os ribossomos, que são responsáveis pela tradução, estão de um lado do envoltório nuclear, enquanto que o DNA e as RNA polimerases, necessárias para a transcrição, estão no outro lado. Entre a transcrição e a tradução, o RNA transcrito precisa ser processado de modo que possa passar através do envoltório nuclear. Regulando  quais mRNAs podem passar para o citoplasma, a célula é capaz de selecionar as mensagens recém sintetizadas que serão traduzidas.

 

DIVERSIDADE DE CÉLULAS

 Nesse tópico pode-se mostrar a relação existente entre a diversidade de células e suas funções específicas, o que levou ao surgimento de tecidos específicos possibilitando a maior diversidade de seres vivos.

Algumas vantagens da diversidade: a grande diversidade de formas que surgiu permitiu a adaptação a diferentes ambientes, e com a especialização foi possível aumentar a eficácia na utilização da energia.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1524/imagens/celulas.jpg

 Fonte: http://www.teachersdomain.org/resource/tdc02.sci.life.cell.cellgallery/ 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Diferença entre procariotos e eucariotos Animação/simulação

Avaliação

A avaliação da sala como um todo pode ser realizada observando como se dá a participação dos alunos durante os questionamentos. Se eles se mostram interessados, se são sempre os mesmos que participam, como estão sendo as respostas obtidas, etc. Individualmente, pode-se fazer questões escritas, sendo que é importante perguntar determinados temas: explicar o conceito de célula; dizer qual a importância do núcleo e o que isso possibilitou em relação à diversidade.