Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida |
O QUE É UMA CÉLULA?
SUGESTÃO: Faça essa pergunta a seus alunos e aproveite as respostas deles para ir montando o conceito e corrigindo erros, se existentes.
Definição: célula é a unidade funcional e estrutural viva.
Entendendo o conceito
Para que os alunos possam entender melhor o conceito, questione os termos chaves da definição:
CÉLULAS PROCARIÓTICAS x EUCARIÓTICAS
Esse é o momento para comparar as características de células eucarióticas com as de células procarióticas. Para isso é interessante utilizar a animação a seguir.
Diferença entre procariotos e eucariotos
A origem do núcleo
Existem várias hipóteses para a origem do núcleo eucariótico, porém duas delas são mais conhecidas:
- Teoria Autogênica: diz que o núcleo é resultado da fusão de invaginações da membrana plasmática que isolaram uma porção de citoplasma.
- Teoria Endossimbiótica: diz que uma bactéria foi invadida por outra (uma arqueobactéria), sem que esta fosse fagocitada. Dessa forma, elas estabeleceram uma relação de dependência mútua. Dessa forma, a bactéria invasora originou o núcleo. Essa teoria ainda diz que a célula eucariótica foi originada por relações endossimbióticas sucessivas. As mitocôndrias originaram-se de bactérias aeróbicas, os plastos de cianobactérias, e estruturas tubulares (como centríolos, cílios e flagelos) formaram-se a partir de bactérias espiroquetas.
## Para os alunos conhecerem mais sobre o assunto, distribua-lhes o artigo "O centro de comando" da revista "Ciência Hoje Online", disponível no link abaixo ##
http://cienciahoje.uol.com.br/122998
A importância da membrana nuclear
## Tente levantar as seguintes questões aos seus alunos: (1) qual a importância da membrana nuclear? (2) o que podemos observar em relação à diversidade dos eucariotos e dos procariotos? Depois de considerar as respostas, conclua a explicação para que todos os alunos possam compreender ##
A membrana nuclear permitiu separar a célula em compartimentos, sendo que a transcrição (produção de RNA que ocorre dentro do núcleo) não ocorre simultaneamente com a tradução (produção de proteínas no citoplasma, a partir da "leitura" do mRNA) - veja a explicação abaixo. Esse evento possibilitou que surgisse uma grande diversidade de células e consequentemente de seres vivos. Isso porque pode haver um controle sobre a transcrição, sobre a tradução ou mesmo pós-tradução. Dessa forma, os genes podem se expressar de formas diferentes ou em tempos distintos, dependendo de quais fatores controladores estão presentes. Pode-se notar, então, que o citoplasma e as proteínas nele contidas têm um importante papel no controle da expressão gênica, sendo também importantes como causa da diversidade biológica.
Explicação: Tanto em procariotos como em eucariotos, o DNA é transcrito por enzimas chamadas RNA polimerases, com a finalidade de formar RNA. Quando o mRNA é produzido nos procariotos, ele é imediatamente traduzido em uma proteína. Assim, nos procariotos a transcrição e a tradução constituem eventos simultâneos e coordenados. Mas a existência de um envoltório nuclear nos eucariotos fornece a oportunidade para um tipo completamente novo de regulação celular. Os ribossomos, que são responsáveis pela tradução, estão de um lado do envoltório nuclear, enquanto que o DNA e as RNA polimerases, necessárias para a transcrição, estão no outro lado. Entre a transcrição e a tradução, o RNA transcrito precisa ser processado de modo que possa passar através do envoltório nuclear. Regulando quais mRNAs podem passar para o citoplasma, a célula é capaz de selecionar as mensagens recém sintetizadas que serão traduzidas.
DIVERSIDADE DE CÉLULAS
Nesse tópico pode-se mostrar a relação existente entre a diversidade de células e suas funções específicas, o que levou ao surgimento de tecidos específicos possibilitando a maior diversidade de seres vivos.
Algumas vantagens da diversidade: a grande diversidade de formas que surgiu permitiu a adaptação a diferentes ambientes, e com a especialização foi possível aumentar a eficácia na utilização da energia.
Fonte: http://www.teachersdomain.org/resource/tdc02.sci.life.cell.cellgallery/
Nome | Tipo |
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Diferença entre procariotos e eucariotos | Animação/simulação |