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V?rus - seres vivos ou n?o?

Autor e Co-autor(es)

Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Iv? de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Terra e universo
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprender? a distinguir o que s?o os v?rus, suas estruturas, como se reproduzem, caracter?sticas do genoma, intera??o com os seres vivos, e no caso do homem, as principais patologias de origem viral. Na aula tamb?m dever? ser abordado a discuss?o sobre a controv?rsia de os v?rus serem ou n?o vivos.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos de: - Gen?tica molelular: o que s?o DNA e RNA, suas caracter?sticas e fun??es; - Citologia: morfologia e funcionamento das c?lulas e suas organelas; - Organiza??o dos seres vivos: tipos de c?lulas e diferen?as na organiza??o de c?lulas eucariontes e procariontes; - Microbiologia: no??es sobre microrganismos (em especial bact?rias), formas de estudo e onde se encontram.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

Esta aula será essencialmente expositiva, dividida em dois momentos. Utilizará  também recursos educacionais como apoio.

A abordagem inicial sobre o tema poderá se desenvolver através de questionamentos aos alunos como:

  • O que são os vírus? Onde eles se encontram?
  • Eles se reproduzem? 
  • Como "pegamos" vírus? 

 
A partir das respostas será possível iniciar a exposição dos primeiros conceitos, como definição geral e estutura dos vírus, a ser feita com a ajuda de imagens e recursos educacionais para facilitar a visualização dos alunos. O professor deve procurar usar uma abordagem comparativa, lembrando quais as semelhanças e diferenças existentes entre os vírus e outros microrganismos (Para ajudar, pesquise sobre bactérias  na aula "A importância das bactérias para a vida", disponível no Portal). Nesta primeira parte da aula também devem ser apresentados os tópicos reprodução e origem dos vírus, encerrando com a interação dos mesmos com os seres vivos. 

 

Terminada a exposição dos principais conceitos, inicia-se a segunda parte da aula, em que os alunos participarão através de uma atividade, que consistirá em um breve debate sobre o dilema se os vírus são seres vivos ou não. Para tanto, os alunos serão divididos em alguns grupos e receberão uma folha, previamente preparada pelo professor, com as características básicas de todos os seres considerados vivos. Os alunos terão um tempo para ler, comparar tais características com as apresentadas para os vírus e discutir se devemos ou não considerar que os vírus são seres vivos. Este tempo não deve ser muito longo, para que depois os alunos possam expor suas opiniões e debater entre os grupos.

 

Por fim, com os alunos ainda em grupo, o professor pode entregar uma segunda atividade, em que os alunos receberão uma tabela com diversos tipos de patologias que ocorrem nos seres vivos e são causadas por microrganismos, para que pesquisem em casa quais delas são causadas por vírus e como ocorre o contágio. Cabe ao professor decidir se será uma atividade avaliativa, o que é sugerido e melhor desenvolvido no espaço "Avaliação" desta aula. 

 

Recursos de conteúdo expositivo:
  • Definição geral

Os vírus são seres diminutos, medindo cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. Basicamente são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo, que além de proteger o material genético, combina-se quimicamente com receptores membranares das células parasitadas. Mais em: Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Um vírus é um pequeno aglomerado de moléculas e macromoléculas, de composição relativamente simples, que é capaz de se multiplicar (reproduzir) somente no interior de células vivas de animais, plantas ou bactérias. O nome vem do Latin e significa "veneno". Poucos anos antes de 1900, dois cientistas (o russo D.I. Ivanovsky e o alemão Beijerink) descobriram que uma doença comum às folhas do tabaco era transmitida por um "agente de infecção", hoje conhecido como "vírus mosaico do tabaco". Mais em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/virus.htm

  • Estrutura viral

Vírus tipicamente consistem de uma cápsula de proteína chamada capsídeo, que armazena e protege o material genético viral. O envelope, normalmente derivado da membrana celular do hospedeiro anterior, envolve o capsídeo em alguns vírus, enquanto noutros não existe, sendo o capsídeo a estrutura mais externa. Ele protege o genoma viral contido nele e também provém o mecanismo pelo qual o vírus invade seu próximo hospedeiro. Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus

  •  Reprodução

Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus. Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus

A reprodução envolve dois aspectos: a duplicação do material genético viral e a síntese das proteínas do capsídio. O vírus entra na célula hospedeira, inibe o funcionamento do material genético da célula infectada e passa a comandar as sínteses de proteína. Mais em: WebCiencia.comhttp://www.webciencia.com/11_34virus.htm

  • Origem

A origem dos vírus não é inteiramente clara, porém a explicação atualmente favorecida é que eles sejam derivados de seus próprios hospedeiros, originando-se de elementos transferíveis como plasmídeos ou transposons (elementos transponíveis, são segmentos de DNA que têm a capacidade de mover-se e replicar-se dentro de um determinado genoma). Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus

  • Vírus e doenças

 O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem). Mais em: WebCiencia.com - http://www.webciencia.com/11_34virus.htm

Recursos educacionais:

 1 - Apresenta os passos do processo de infecção de uma célula bacteriana por bacteriófagos


2 - Dependendo do nível de detalhamento a que se pretende chegar, pode ser utilizada  a animação disponível no site http://www.johnkyrk.com/virus.pt.html, que aborda brevemente o processo de infecção de célula pelos vírus, e em especial, o mecanismo do vírus do HIV. A animação é simples, porém exige o conhecimento prévio de alguns conceitos mais complexos de biologia molecular.


Imagens:

 

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Tipos de vírus. Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/virus/virus-1.php

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Esquema do vírus HIV. Fonte: http://www.geocities.com/mpennafort/hiv_ciclo.html

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Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

 

 data/img-5

Como o HIV se reproduz. Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1357_biologia_aids/page2.shtml

 

 

 

 

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Ciclo l?tico Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

* Bibliografia recomendada: 1) Livros de microbiologia; 2) A Hist?ria da Humanidade Contada Pelo V?rus - 1 grau - Stefan Cunha Ujvari. *Sites recomendados: Revista Super Interessante - http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111486.shtml; Revista Scientific American - http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/desaparecimento_misterioso_de_abelhas_esta_ligado_a_virus_raro.html. *Caso os alunos precisem de uma revis?o sobre conceitos de gen?tica ou citologia, o site http://www.johnkyrk.com/index.pt.html tem conte?do em portugu?s sobre estes assuntos, trazendo anima??es simples para facilitar a compreens?o e visualiza??o. *Dependendo da disponibilidade de uso de computador fora do per?odo escolar, podem ser recomendados aos alunos alguns v?deos encontrados facilmente no site You tube. Deve-se, no entanto, tomar cuidado com a qualidade e conte?do dos v?deos, fazendo uma triagem pr?via. A maioria dos v?deos trata do v?rus do HIV, como este http://br.youtube.com/watch?v=ZeyEYymuacg, que traz uma bela anima??o, por?m n?o ? t?o auto-explicativo, sendo bom talvez para uma aula em sala.

Avaliação

A avalia??o deste tema pode ser feita atrav?s de um trabalho em grupo que envolva a pesquisa dos principais tipos de v?rus que infectam os seres vivos, caracter?sticas da patologia, forma de cont?gio, etc. Dependendo da disponibilidade de tempo e do cronograma da escola, sugiro que a atividade seja ainda mais elaborada e envolva a cria??o de projetos que sejam apresentados em um ciclo de semin?rios para diversas turmas da escola, como uma campanha de conscientiza??o, abordando os principais v?rus prejudiciais para o ser humano e as doen?as desenvolvidas, como dengue, AIDS, hepatite, etc. O projeto deve incluir a pesquisa te?rica sobre o v?rus e as estrat?gias que o grupo ir? utilizar como o uso de cartazes, panfletos ou materiais diversos. A nota poder? ser dada a crit?rio do professor, apenas avaliando a pesquisa e o projeto, ou todo o resultado final.