Portal do Professor

Início do Conteúdo

Coes?o textual: o pronome na constru??o do texto

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • reconhecer e empregar pronomes como elementos coesivos respons?veis pela reativa??o do referente em um texto;
  • conhecer as diversas formas de refer?ncia pronominal associadas ?s diferentes possibilidades de se dirigir a interlocutores em diferentes contextos de comunica??o;
  • reconhecer diferen?as entre a norma padr?o e o uso n?o- padr?o de pronomes em textos diversos;
  • saber que a escolha pronominal est? condicionada a fatores, tais como: a natureza do texto, o  grau de formalidade ou informalidade, os objetivos da intera??o, a natureza da modalidade, se oral ou escrita.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conhecer pronomes pessoais (pessoais, obl?quos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos;
  • conhecer os termos essenciais da ora??o: sujeito/predicado.

Estratégias e recursos da aula

               
  •  reprodu??o de tirinhas veiculadas na internet;
  •  utiliza??o do laborat?rio de inform?tica.

Aula 1
Atividade

Importante: Professor, Coes?o textual trata-se da liga??o, da conex?o entre as palavras de um texto, por meio de elementos formais, que assinalam o v?nculo entre os seus componentes. A coes?o textual pode se estabelecer por meio de diversos elementos ling??sticos. Dentre esses elementos, os pronomes assumem grande relev?ncia, principalmente, pelo fato de ser por meio deles que se faz a retomada do referente, isto ?, aquilo a que o texto se refere. Todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de refer?ncia a termos ou express?es anteriormente empregados.

Para retomar  o tema a ser estudado com os alunos, o professor dever? lev?-los ao laborat?rio de inform?tica, para que, em dupla, pesquisem sobre pronomes.

Dispon?veis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome

http://www.infoescola.com/portugues/pronomes/

Aula 2

Atividade

O professor dever? reproduzir as tirinhas da Mafalda e do Calvin e entreg?-las aos alunos para, em dupla, realizarem as atividades propostas.


Tirinha 1

Dispon?vel em:

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/enem_02.jpg

1. Sobre a tirinha 1 da Mafalda:

a. Identifique o pronome demonstrativo usado na tirinha.
b. Qual ? o referente desse pronome no texto?
c. O pronome ?esse? pode ser substitu?do por ?este?, sem altera??es de sentido? Explique.
d. De acordo com norma padr?o, como deve ser o emprego dos pronomes demonstrativos em rela??o ao espa?o, isto ?, quando o pronome ? empregado para representar a posi??o do objeto em rela??o ao falante?
e. O pronome demonstrativo na tirinha foi empregado de acordo com a norma padr?o? Explique.

Tirinha 2

Dispon?vel em:

http://apatossauros.files.wordpress.com/2007/10/calvinharodotira354.gif


Sobre a tirinha 2 do Calvin:

a. Identifique os pronomes empregados na tirinha.
b. Observe a fala do Calvin no primeiro quadrinho: a quem se refere o pronome ela?
c. Pronome possessivo ? o tipo de pronome que faz uma refer?ncia ?s pessoas do discurso indicando uma rela??o de posse. Identifique o pronome possessivo empregado na tira.
d. Observe a fala de Harodo no primeiro quadrinho;
?Voc? sabe o que h? de errado com sua m?e??
Quando um pronome possessivo ? empregado, ele pode estar se referindo a um objeto que j? foi citado e que por isso n?o precisa ser repetido, ou a um objeto que sequer foi citado, nesse caso, ele tem fun??o adjetiva.
Qual dessa situa??es ocorre na fala de Haroldo? Explique.
d. Observa a fala do Calvin no ?ltimo quadrinho:
?Por que ela iria querer ter outra crian?a? Ela j? tem a mim!?
Sabendo que, de acordo com a norma padr?o, s? se usa o pronome eu q uando exercer a fun ??o sint?tica de s ujeito de um verbo e o pronome mim quando na fun??o sint?tica de complemento verbal ou nominal, explique o emprego do pronome mim na fala de Calvin.

Tirinha 3

Dispon?vel em:

http://2.bp.blogspot.com/_z1JyBxIESm8/SBBu0CQ3ehI/AAAAAAAACjk/jt_EwEOyG9c/s400/calvin.jpg


Sobre a tirinha 3  do Calvin:

1.Pronome pessoal ? a palavra que substitui o substantivo e indica a pessoa do discurso.
a. Identifique um pronome pessoal empregado na tirinha. A quem ele se refere?
b. Se o Calvin estivesse falando dele e de Haroldo, como ficaria a fala do primeiro quadrinho? Transcreva-a fazendo as altera??es.
c. A mudan?a na fala do Calvin no 1?. Quadrinho, transcrita no item b, diz respeito ? regra geral de concord?ncia verbal. Qual ? essa regra?
d. Explique o emprego do pronome demonstrativo isso na fala da m?e do Calvin, no segundo quadrinho.
2. No terceiro e quarto quadrinhos, identifique:
a. um pronome possessivo adjetivo (1?. pessoa do discurso).
b. um pronome interrogativo.

Tirinha 4

Dispon?vel em:

http://cronicasurbanas.files.wordpress.com/2009/04/calvin-e-a-culpa.jpg

Sobre a tirinha 4 do Calvin:

1. Os pronomes pessoais se dividem em retos, que funcionam como sujeito, e obl?quos que funcionam como objeto, isto ?, complemento de verbos.
a. Identifique um pronome obl?quo na fala de Calvin, no primeiro quadrinho.
b. No segundo quadrinho, h? o emprego de um pronome obl?quo que n?o est? de acordo com a norma padr?o. Identifique-o e reescreva a frase corrigindo-a.
b. Considerando a situa??o comunicativa, pode-se dizer que o emprego do pronome ele no segundo quadrinho est? inadequada? Rescrva a frase, corrigindo -a.

2. Identifique os pronomes demonstrativos usados na fala da m?e de Calvin, no terceiro quadrinho e explique o emprego de cada um deles.
3. Observe a fala de Calvin, no terceiro quadrinho e responda:
a. A quem se refere o pronome voc?? Como esse pronome se classifica?
b. Como se classifica o pronome nenhum? Por qu??
c. A quem se refere o pronome ele?

4. Quando o pronome se refere a um termo j? presente no texto, dizemos que tem fun??o anaf?rica. Exemplifique essa afirma??o com passagens da tirinha.


Aula 3

Atividade

O professor dever? fazer a corre??o oral das atividades, aproveitando o momento para tirar d?vidas dos alunos.

Aula 4

Atividade

O professor dever? reproduzir para os alunos o conto, ?Partilha? , de Rubem Braga e solicitar os alunos que,  ap?s a leitura do texto, respondam ?s quest?es propostas  na sequ?ncia.

Texto:
Partilha

Os irm?os se separam e ent?o um diz assim:
?Voc? fique com o que quiser, eu n?o fa?o quest?o de nada; mas se voc? n?o se incomoda, eu queria levar essa rede. Voc? n?o gosta muito de rede, quem sempre deitava nela era eu.
     O rel?gio da parede eu estou acostumado com ele, mas voc? preci sa mais de rel?gio do que eu. O arm?rio grande do quarto e essa mesa de canela e essa tralha de cozinha, e o guarda-comida tamb?m. Tudo isso ? seu. O retrato de nossa i rm? voc? fica com ele tamb?m: deixa comigo o de m?e, pois foi a mim que ela deu: voc? tinha aquele dela de chap?u, e voc? perdeu. O tinteiro de pai ? seu; voc? escreve mais carta; e at? que escreve bonito, voc? sabe que eu li sua carta para J?lia.
     Essas linhas e chumbadas, o pu?? e a tarrafa, tudo fica sendo seu; voc? n?o nem empatar um anzol, de maneira que para mim ? mais f?cil arrumar outro aparelho no dia que eu quiser pescar.
     Agora, tem uma coisa, o canivete. Pensei que voc? tivesse jogado fora, mas ontem estava na sua gaveta e hoje eu acho que est? no seu bolso, meu irm?o.
     Ah, isso eu fa?o quest?o, me d? esse canivete. O fog?o e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, esse quadro e essa gaiola com a coleira e o al?ap?o, tudo ? seu; mas o canivete ? meu. Ali?s, essa gaiola fui eu que fiz com esse canivete me ajudando. Voc? n?o sabe lidar com canivete, voc? na sua vida inteira nunca soube descascar uma laranja direito, mas para outras coisas voc? ? bom. Eu sei que ele est? no seu bolso.
     Eu estou dizendo a voc? que tudo que tem nesta casa, menos o retrato de m?e ? a rede mesmo eu n?o fa?o quest?o, embora eu goste mais de rede e fui sempre eu que consertei o punho, assim como sempre fui eu que consertei a caixa do banheiro e a pia do tanque, voc? n?o sabe nem mudar um fus?vel, embora voc? ganhar mais dinheiro do que eu; eu vi o presente que voc? deu para J?lia, ela me mostrou, meu irm?o; pois nem a rede eu fa?o quest?o, eu apenas acho direito ficar com o retrato de m?e, porque o outro voc? perdeu.
     Me d? esse canivete, meu irm?o. Eu quero guardar ele como recorda??o. Quem me perguntar por que eu gosto tanto desse canivete, eu vou dizer: ? porque ? lembran?a do meu irm?o. Eu vou dizer que ? lembran?a do meu irm?o que nunca soube lidar com um canivete, assim como de repente n?o soube mais lidar com seu pr?prio irm?o. Ou ent?o me d? vergonha de contar e eu digo assim: esse canivete ? lembran?a de um homem b?bado que antigamente era meu amigo, como se fosse um irm?o. Eu estarei dizendo a verdade, porque eu acho que voc? nunca foi meu irm?o.
    Eu sou mais velho que voc?, sou mais velho pouca coisa, mas sou mais velho, de maneira que posso dar conselho: voc? nunca mais na sua vida, nunca mais puxe canivete para um homem; canivete ? serventia de homem, mas ? arma de menino, meu irm?o. Quando voc? estiver contrariado com um homem, voc? d? tiro nele com sua garrucha; pode at? matar ? trai??o; n?s todos nascemos para morrer. De maneira que, se voc? morresse agora, n?o tinha import?ncia; mas eu n?o estou pensando em matar voc?, n?o. Se eu matasse, estava certo, estava matando um inimigo; n?o seria como voc? que levantou a arma contra seu irm?o.
     Bem, mas veja em que condi??es voc? me d? esse canivete; um homem andar com uma coisa suja dessas no bolso; n?o h? nada, eu vou limpar ele, nem pra isso voc? presta, mas para outras coisas voc? ? bom.
     Agora fique sossegado, tudo que tem a? ? seu. Adeus, e seja feliz, meu irm?o.?

Fonte: BRAGA, Rubem. In Elenco de cronistas modernos. Rio de Janeiro, Jos? Olympio, 1994.

Texto dispon?vel em:

http://meudiarioembranco.blogspot.com/2008/01/all-i-really-want-is-some-patience.html


Sobre o texto:

Com os conhecimentos que voc? adquiriu sobre o emprego dos pronomes, ap?s ler o texto, responda:
1. Em rela??o ? situa??o de comunica??o, ao grau de intimidade entre os falantes , o pronome de tratamento voc? foi adequadamente empregado?

2. Observe esta passagem do texto:

?Ah, isso eu fa?o quest?o, me d? esse canivete. O fog?o e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, esse quadro e essa gaiola com a coleira e o al?ap?o, tudo ? seu; mas o canivete ? meu. Ali?s, essa gaiola fui eu que fiz com esse canivete me ajudando.?
a. Observando os pronomes demonstrativos, pode-se dizer que os objetos mencionados ( canivete, quadro, gaiola, coleira, etc) est?o pr?ximos a quem?
b. Reescreva o trecho acima, considerando que os objetos estejam distantes do falante.

3. Nesse texto, aparecem v?rios pronomes. Escolha dois exemplos de cada tipo e explique o  emprego de cada um deles.

4. O emprego de v?rios tipos de pronomes, principalmente possessivos e demonstrativos relacionam-se com o assunto do conto - partilha familiar de bens? Justifique sua resposta.

Avaliação

Professor, para avalia??o de um t?pico t?o complexo como o emprego dos pronomes na constru??o do texto, n?o se deve levar em conta somente as regras prescritas pela norma padr?o. Faz-se necess?rio apresentar aos alunos diversas situa??es de uso que v?o determinar crit?rios de corre??o que se relacionam com a adequa??o de uma forma a uma dada situa??o. Certamente, o mais importante ? a amplia??o do repert?rio lingu?stico do aluno, apresentando-lhe outros usos  que fogem do seu universo comunicativo, mas que est?o presentes em alguns discursos.