Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Produ??o Textual: a import?ncia do olhar, pensar, planejar, fazer e organizar

Autor e Co-autor(es)

Cristiane N?ri Horta imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas que ser?o propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:

Identificar caracter?sticas das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais.

Inferir rela??es entre as palavras do texto.

Desenvolver uma interpreta??o de textos diversos e relacion?-los entre si.

Inferir sobre os prop?sitos do autor ao escolher determinada forma textual para a sua express?o.

Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos est?ticos.

Analisar a estrutura da linguagem de um curta-metragem.

Identificar as estrat?gias de produ??o de um curta-metragem.

Produzir um registro de mem?rias, utilizando o ambiente escolar para afixar tais registros.

Perceber a import?ncia de se estar atento ? situa??o comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunst?ncias de interlocu??o.

Conscientizar-se de que as escolhas que ele faz ao produzir um discurso n?o s?o aleat?rias, mas decorrentes das condi??es em que o discurso ? realizado.

Estimular a exposi??o em p?blico.

Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, atrav?s da pesquisa e da observa??o.

Desenvolver a integra??o e a descontra??o entre os alunos.

Aprender a atuar nas situa??es de escolha em grupos.

Melhorar a comunica??o e a express?o, tanto escrita quanto oral.

Duração das atividades

6 aulas ou encontros de 1 hora e 40 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Dom?nio de habilidades de leitura e de escrita.

. Habilidade de comunicar com concis?o informa??es de seu interesse.

. Dom?nio do registro lingu?stico adequado aos prop?sitos do trabalho proposto.

. Identifica??o, nos suportes, de fontes de informa??o.

. Habilidade de identifica??o de informa??es expl?citas.

Al?m dos conhecimentos pr?vios listados anteriormente, ? preciso que os alunos conhe?am as caracter?sticas b?sicas de um curta-metragem. Para isso, convido voc?, professor, a consultar uma aula que j? publiquei no Portal. Eis o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6704  [Acesso em 12/12/2009]

? necess?rio que os alunos tenham conhecimentos m?nimos de internet e das ferramentas que ela oferece para a sua utiliza??o, bem como conhecer os elementos da narrativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos( 1 hora e 40 minutos)

Professor, inicie suas aulas, perguntando aos alunos se j? fizeram uma filmagem ou j? participaram de alguma.

Seria interessante que mostrasse aos alunos alguns v?deos caseiros: festas de anivers?rio, casamentos, reuni?es em fam?lia, apresenta??es de festivais de dan?a ou de teatro. Se eles tiverem esse material e quiserem socializar com voc?  e a turma, aprosveite isso.  Abaixo alguns exemplos de v?deos caseiros.

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=144917 [Acesso em 10/12/2009]

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=144917 [Acesso em 10/12/2009]

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=303697 [Acesso em 10/12/2009]

http://video.earthvista.com/video/Q19CVBqDfGE/Rose-Ballet-Grupo-Suburbano-Joinville-2009.html [Acesso em 10/12/2009]

Pergunte ? turma sobre os v?deos. Ser? que quem os filmou tinha uma intencionalidade textual impl?cita na filmagem? Como seria se todas as filmagens apresentadas tivessem essa preocupa??o? Isso interferiria no produto final?

Com os v?deos apresentados, pe?a que os alunos escolham um e produzam um texto narrativo a partir dele, contendo os elementos da narrativa.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, aproveite essas aulas para promover a troca de textos j? elaborados entre os alunos. Pe?a que cada um lia o texto do outro e indique as corre??es a serem feitas para que atenda ao registro formal da l?ngua e que seja coerente em seu sentido.

Destroque os textos e pe?a para que cada autor fa?a a reescrita dos pontos apontados para corre??o.

Aproveite esse momento e fa?a interven??es individualizadas para aqueles alunos que demandam um olhar mais minucioso e atento, no sentido de auxili?-lo nas suas conquistas e no seu avan?o no processo de ensino-aprendizagem.

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, retome a conversa inicial com os alunos... E, se antes de uma filmagem, se considerasse as condi??es de produ??o de um texto: o que filmar, quem o veria, por que filmar... entre outras considera??es, a qualidade do filme seria outra?

Seria preciso de um planejamento, de uma organiza??o pr?via das ideias a serem exploradas no v?deo.

Divida a turma em pequenos grupos de, no m?ximo, quatro alunos para fazerem um v?deo, um micro curta-metragem.

Apresente ? turma um v?deo com quatro dicas preciosas de cria??o de um micro curta-metragem:

Acesse os V?deos Educativos e torne seu curta ainda melhor. Neles voc? vai encontrar dicas e truques que podem servir de inspira??o na hora de criar seu filme. Com linguagem simples, divertidos e acess?veis, os V?deos Educativos Cla ro Curtas s?o disparad ores de id?ias. A partir da?, vale o que sua criatividade mandar.

http://www.clarocurtas.com.br/ [Acesso em 08/12/2 009]

Obs: Mostre primeiramente apenas o v?deo PENSAR.

PENSAR - O pensar como ferramenta primordial para planejamento e futura execu??o do processo. Mostrar como valorizar as id?ias e conseguir estrutur?-las de maneira a serem transmitidas de maneira clara e coesa.

http://www.clarocurtas.com.br/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, ap?s a exibi??o do curta, retome a pergunta inicial da primeira parte do v?deo: O QUE VOC?(S) GOSTARIA(M) DE DIZER COM O FILME?

Coloque em fichas e afixe-as no quadro de giz ou no mural da sala o que ? preciso fazer, antes de fazer um v?deo:

QUESTIONAR

COMPREENDER

ENTENDER COMO AS IDEIAS SE TRANSFORMAM EM FILMES

?O QUE TE INSPIRA??

Em cada ponto ressaltado, ou?a o que os alunos t?m para falar. Observe como articulam as ideias, se expressam com clareza e coer?ncia, dentre outros aspectos da linguagem oral.

Realize as ?T?cnicas de Inspira??o? com a turma. Em grupos, pe?a que eles fa?am a ?tempestade de ideias?. Deixem que registrem em folhas de cartolina para que as ideias que aparecerem n?o se percam na oralidade.

Depois, pe?a que fa?am a ?Associa??o Fant?stica?. Com outra cartolina, pe?a que os alunos registrem por escrito que associa??es fizeram.

Por fim, pe?am que pensem em um assunto interessante e fa?am uma lista dos citados pelo grupo em uma outra cartolina.

Coloque os registros feitos todos em exposi??o em sala de aula. Assim, todos os grupos ter?o a oportunidade de verem as produ??es de cada um.


Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, apresente a segunda dica para a cria??o de um micro curta-metragem: COMPARTILHAR.

http://piloto.tv/claro-curtas/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, enfatize e discuta com os alunos o sentido das frases que apareceram no v?deo:

 ?O texto pode ser multiplicado pelo mundo afora.?

 ?? s? escolher uma hist?ria, filmar, publicar e compartilhar em rede.?

Ou?a as considera??es dos alunos sobre as frases acima e, em grupos, pe?a para que criem a hist?ria, cuja ideia j? foi discutida na aula anterior.

Procure fazer a leitura dos textos ? medida que forem sendo criados. Oriente seus alunos nas quest?es de adequa??o vocabular, na coer?ncia e tamb?m em rela??o ? ortografia, pontua??o e coes?o textual.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, ? o momento de mostrar o v?deo FAZER para os alunos, no mesmo site www.clarocurtas.com.br .

http://www.flickr.com/photos/tom-b/3663921298/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, pergunte aos alunos:

O que ? preciso para fazer um v?deo?

Retome o passo a passo de produ??o de um v?deo j? apresentado.

Voc? tamb?m pode mostrar para os alunos um outro v?deo de anima??o, que tamb?m explica este processo de produ??o de um v?deo.

http://www.youtube.com/watch?v=xw-_2S-_nFI [Acesso em 08/12/2009]

Aproveite e mostre pa ra a turma o ?ltimo v?deo ORGANIZAR do mesmo site j? utilizado: www.clarocurtas.com.br

http://www.flickr.com/photos/tom-b/3663118499/in/photostream/ [Acesso em 08/12/2009]

Professor, ap?s assistirem ao v?deo, deixe que os grupos organizem a melhor maneira de se fazer o micro curta-metragem: com celular, com filamdora ou m?quina fotogr?fica digital.

OBS: Atualmente, grande parte das pessoas j? possuem celulares que filmam. Caso n?o tenham esses recursos, tente viabiliz?-los, emprestando para os alunos tais recursos.

Deixe um tempo entre essa aula e a pr?xima para os grupos criarem e produzirem seu micro curta-metragem. Uma boa ideia seria a grava??o de um micro sobre esse processo de cria??o. Um curta que mostra o pr?prio processo de cria??o de um curta. Ver uma aula no portal sobre a metalinguagem (a linguagem que fala sobre ela mesma) em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13755 [Acesso em 13/12/2009].

Aula 6: quatro aulas de 50 minutos ( 3 horas e 20 minutos)

Professor,

Promova um festival de Micro Curtas-metragens na escola, com sess?es para os alunos e comunidade escolar. Seria um momento perfeito para divulga??o dos trabalhos realizados pelos grupos e ainda uma maneira de mostrar o que o aluno pensa, como faz e organiza, compartilhando suas ideias com o p?blico.

Uma sugest?o: Como esse projeto teve in?cio em um Festival de Micro Curtas, onde haveria a escolha do melhor trabalho, que tal fazer o mesmo em sua escola?

Ao t?rmino da exibi??o, cada expectador, escolheria o melhor micro curta-metragem, atrav?s de voto secreto. No final do dia, a urna com os votos seria aberta e todos conheceriam o melhor v?deo.

Voc? pode verificar junto ? dire??o da sua escola a possibilidade de uma premia??o. ? preciso saber valorizar a produ??o do nosso aluno.

Recursos Complementares

Para enriquecer o seu trabalho e ampliar seus conhecimentos, acesse os endere?os eletr?nicos a seguir:

http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm  - T?cnica do Stop Motion [Acesso em 10/12/2009]

http://www.grupopspbrasil.hpg.com.br/sobreposicao.htm - Sobreposi??o de imagens [Acesso em 10/12/2009]

http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/magia.htm - Anima??o [Acesso em 10/12/2009]

http://www.montafoto.com/ - Montagem de fotos [Acesso em 10/12/2009]

Avaliação

Durante todo o processo desenvolvido nestas aulas, ? importante que os alunos sejam observados e avaliados nos seguintes aspectos: 

.A capacidade de produ??o escrita, bem como sua intera??o com o grupo e contribui??o em rela??o ? aula; 
.A capacidade de planejamento de a??es durante a elabora??o textual; 
.Sua habilidade em reconhecer a diferencia??o (aspecto formal e conceitual dos textos) entre distintas propostas textuais; 
.A capacidade de fazer infer?ncias pertinentes ao texto e que extrapola??es ele consegue fazer em rela??o ao tema e a sua realidade imediata; 
.Em termos atitudinais, avalia-se a maturidade do aluno acerca da aceita??o do papel designado a ele e desempenhado por ele na cria??o do micro curta-metragem.