Portal do Professor

Início do Conteúdo

O nome do aluno no processo de alfabetização

Autor e Co-autor(es)

Miriam Raquel Piazzi Machado imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o próprio nome e o dos colegas.

Identificar a letra inicial de seu próprio nome, assim como a quantidade de letras que o primeiro nome possui.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

1) Iniciar a aula apresentando a música:

Gente Tem Sobrenome

ToquinhoComposição: Toquinho / Elifas Andreato

Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Essa música faz parte do álbum Canção de Todas as Crianças, de Toquinho.

Capa do CD disponível em: 

http://vagalume.uol.com.br/toquinho/discografia/cancao-de-todas-as-criancas.html

ou

http://static4.vagalume.uol.com.br/toquinho/discografia/cancao-de-todas-as-criancas.jpg

undefined

2) Após ouvir a música, a professora perguntará sobre o tema presente na música.

Repetir a música para que os alunos possam aprendê-la.

Refletir sobre a diferença entre os nomes das pessoas e os nomes de outros seres e coisas.

3) Pedir, então, que cada criança fale o seu nome.

À medida que as crianças forem se apresentando, a professora poderá colocar o crachá nela.

Quando todas as crianças estiverem com os crachás, a professora pedirá que cada um leia a letra inicial que estará destacada em outra cor.

Os alunos, então, poderão formar grupos de acordo com a letra inicial de seu nome. Pode-se, também, questionar acerca do número de letras que há no primeiro nome de cada um. Perguntar qual é o nome maior e qual é o nome menor.

Nos grupinhos, os alunos copiarão o seu nome com letra palito e poderão fazer o seu auto-retrato, que será posteriormente apresentado à turma.

Depois de terminada a apresentação dos trabalhos, os alunos deverão pendurar os seus trabalhos no varal, identificando o pregador no qual está escrito o seu próprio nome.

4) Num outro momento entregar um alfabeto móvel e pedir para montarem o seu nome. Quem tiver dificuldade poderá recorrer ao crachá. Após a montagem do nome, realizar um "bingo" com as letras do alfabeto. Vencerá o aluno que preencher as letras de seu nome primeiro.

Sugestão: O professor poderá distribuir fichinhas para as crianças irem marcando as letras. 

Avaliação

Observar como foi a participação dos alunos no decorrer do trabalho, assim como se os alunos foram capazes de colocar seus trabalhos no pregador com seu nome respectivo.

Observar se os alunos foram capazes de identificar a letra inicial de seu nome, bem como a dos colegas que têm o nome iniciado com a mesma letra.

Verificar se os alunos fizeram a contagem correta das letras de seu nome.

Avaliar se foram capazes de reconhecer as letras de seu nome durante a realização do bingo.