Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Corpo Humano

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poder?o aprender um pouco sobre o corpo humano; sua forma??o e funcionamento.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos, 02 (Duas) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados, por?m ? importante que os alunos j? estejam em processo de alfabetiza??o.

Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá pedir para que cada aluno faça um desenho de si próprio - como se fosse uma fotografia (Fig. 1), mas que não coloquem seus nomes.  

data/img-1

Figura 1 - Desenho de uma criança.

Disponível em: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2007/Marco/desenhos_infantis.gif  Acesso em: 26. Jan. 2009.

Atividade 1

Após a confecção dos desenhos, o professor deverá colocá-los na parede ou na lousa, isto é, em algum lugar que fique bem visível.
No momento em que todos os desenhos já estiverem expostos o professor deverá fazer algumas discussões e questionamentos aos alunos, como por exemplo:
- Todas as pessoas são iguais?
- As pessoas têm entre si características semelhantes? Quais são estas características?
- Em quais características as pessoas podem ser diferentes?
 

 

data/img-2

Figura 2 - Imagem do corpo humano.

Disponível em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-corpo-humano/imagens/corpo-humano-1.gif  

Acesso em: 24. Jan. 2009.

É importante que o professor favoreça que os alunos cheguem à conclusão, por meio das discussões feitas entre eles e o professor, de que as pessoas podem ser parecidas na cor da pele, no formato dos olhos, nariz, na altura, no tipo dos cabelos (escuros, claros, lisos, enrolados). Estas são as características físicas dos seres humanos. Existem também outras características que todos têm em comum, como por exemplo, a formação do corpo humano (Fig. 2). E são estas características que os alunos devem chegar por meio das discussões e da observação de todos os desenhos expostos na sala de aula.

Atividade 2

Sugerimos nesta atividade, que cada aluno marque em seu desenho (da primeira atividade) a digital de seu polegar, com tinta para carimbo, e depois a compare com as demais (as de outros alunos). Assim, poderão perceber que apesar dos seres humanos terem a mesma constituição física (cabeça, tronco e membros), existem outras características que nos diferenciam dos outros e a impressão digital é uma delas (Fig. 3)!

data/img-3

Figura 3 - Imagem de uma impressão digital

Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_187/11902508732A9kAv.jpg  Acesso em: 12. Fev. 2009.

Esta atividade tem o objetivo de apresentar aos alunos o conhecimento de que cada pessoa apesar de ter as mesmas características físicas que as outras, possuem ao mesmo, tempo características individuais, como por exemplo, a impressão digital além de outras como a personalidade – preferências, maneiras de enfrentar desafios e etc. Sendo assim, é preciso que o professor dialogue com os alunos sobre este assunto.


Atividade 3

Após as discussões e questionamentos feitos nas atividades 1 e 2, sugerimos que o professor apresente aos alunos os recursos postados abaixo.

Recursos: 

Corpo humano masculino

 

 Corpo humano feminino

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/10533/homem.swf  

Link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/10163/mulher.swf  

Estes recursos (Figs. 4 e 5) são do tipo animação/simulação sobre o corpo humano. O objetivo destes recursos é apresentar as partes do corpo humano - cabeça, tronco e membros.
O primeiro recurso tem a imagem do corpo humano masculino, já o segundo tem a imagem, com os mesmos objetivos e conteúdos, sobre o corpo humano feminino. Há uma seta em que os alunos poderão clicar para girar o corpo e ver suas imagens de todos os ângulos possíveis.

data/img-6

 Figura 4 - Imagem do Recurso sobre o Corpo Humano Feminino 

data/img-7

  Figura 5 - Imagem do Recurso sobre o Corpo Humano Masculino


Atividade 4

Para dar continuidade ao assunto abordado, o professor deverá disponibilizar aos alunos jornais e revistas para que possam retirar figuras sobre as atividades que o ser humano pode realizar com cada parte do seu corpo. Por exemplo, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa cozinhando, tal figura deverá ser inserida no quadro b (abaixo) – “atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores". Da mesma forma, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa chutando uma bola, esta deverá ser  inserir no quadro c (abaixo).

 

a) Neste quadro os alunos deverão inserir imagens de atividades que o ser humano pode realizar com a cabeça.

  

b) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores.

  

c) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros inferiores.


Sugestões:

As atividades a seguir não fazem parte destas aulas, porém  são sugestões caso o professor deseja efetuá-las para enriquecimento do conteúdo até agora abordado.
 

1) Os alunos poderão aprender mais sobre o corpo humano, explorando o site (Fig. 6):

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/jogos.htm  

 

data/img-8

Figura 6 - Imagem o site

Ao clicar em cada figura (como, por exemplo, no menino deitado no chão comendo uma maçã), abrirá um texto explicativo sobre o sistema digestivo. Por exemplo, ao clicar no esqueleto, aparecerá um texto que explica sobre os ossos do corpo humano.

2) Com o objetivo de “testar” os conhecimentos aprendidos durante as aulas os alunos poderão fazer a cruzadinha sobre o corpo humano. Para tanto, é necessário estar conectado à internet!

http://www.maristas.org.br/colegios/assuncao/pags/site_colegio/espaco/2007_ciencias/cruzadinhas_7serie/cruzadinha_172_

5marco/carolina_vitoria.htm  

3) Caso o professor deseje aprofundar seus conhecimentos sobre o Corpo Humano, poderá visitar o site abaixo:

http://www.discoverybrasil.com/corpo_humano/_home/  
  

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Corpo humano feminino Anima??o/simula??o
Corpo humano masculino Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Materiais para a confec??o dos desenhos. Revistas, jornais

Avaliação

A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos das atividades propostas. ? importante que em todos os momentos o professor converse com os alunos para saber se est?o tendo dificuldades ou d?vidas sobre o tema da aula.