Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogando e cooperando...

Autor e Co-autor(es)

Fabíola Pedroza Vieira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a cooperação em alguns jogos; compreender que para alcançar determinados objetivos é preciso que todos se ajudem.

Duração das atividades

1 aula de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra ou pátio grande.

Materiais: vários jornais e giz.

Atividade 1

Escolher dois alunos, um para ser o gato e o outro para ser o rato. Fazer uma grande roda com o restante da turma. O rato ficará dentro da roda, o gato ficará do lado de fora. A roda será como uma cerca que não poderá deixar o gato entrar para devorar o rato. Os alunos que compõem a cerca poderão se movimentar girando para um lado e para o outro não deixando o gato entrar. O gato poderá tentar entrar passando por entre as pernas dos que são a cerca (se o gato passar alguma parte do corpo pelas pernas dos alunos estes deverão permitir que aquele passe o restante do corpo para evitar acidentes), ou nos espaços que aparecerem entre os alunos. Se o gato entrar, a cerca deverá dar passagem para o rato sair, prendendo o gato. O jogo termina quando o gato pegar o rato ou desistir. Pode-se fazer o jogo com mais gatos e mais ratos (dois gatos para cada rato faz com que os alunos que formam a cerca e o rato prestem mais atenção aos seus movimentos). (aprox. 15 min.)

Atividade 2

Delimitar com um giz um grande espaço que simulará um rio. Dividir os alunos em cinco grupos. Entregar a cada um dos alunos uma folha grande de jornal. Pedir a eles que cheguem de uma margem do rio a outra e voltem, sem pisar, diretamente, no espaço que seria o rio. (aproximadamente 5 min.)

Atividade 3

Escolher um aluno para ser o pegador. Fazer um pique em que para escapar, o aluno que estiver sendo perseguido suba no colo de algum colega. ( aprox. 15 min.)

Atividade 4

Reunir a turma e questioná-los: Seria possível alcançar os objetivos das atividades anteriores sem a cooperação dos colegas? Em cada atividade de que forma essa cooperação aconteceu? (aprox. 5 min.)

Avaliação

Pedir aos estudantes que façam uma redação relacionando os objetivos das atividades realizadas com as respectivas formas de cooperação utilizadas para alcançá-los.