Portal do Professor

Início do Conteúdo

Competindo e cooperando?

Autor e Co-autor(es)

Fabíola Pedroza Vieira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender que mesmo na competição deve haver cooperação.

Duração das atividades

1 aula de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula “Contextualizando a competição”

Estratégias e recursos da aula

Espaço: uma quadra ou pátio grande fechado.

Materiais: balões de assoprar cheios, vendas e bolão de plástico.

Atividade 1

Reunir a turma e perguntá-los: É possível existir cooperação dentro de uma competição? Por quê? (aprox. 5 min.)

Atividade 2

Espalhar os balões pelo espaço disponível. Formar com os alunos equipes de 6 a 8 integrantes, dentre estes escolher um que será o capitão. As equipes ficarão em fila indiana (um atrás do outro), o capitão ficará no final da fila. Cada grupo deverá pegar o maior número de balões possível. A equipe será dirigida pelo capitão que orientará os companheiros, que estarão com os olhos vendados. Só o primeiro da fila poderá recolher os balões. Ao final de cada rodada trocar o capitão e o primeiro da fila, para que o maior número de alunos vivencie o papel. ( aprox. 15 min.)

Atividade 3

Vivenciar o jogo dos 10 passes com o bolão de plástico.

- Dinâmica do jogo dos 10 passes:

Objetivo do jogo: fazer com que a equipe dê dez passes consecutivos (sem que a outra equipe encoste na bola). A equipe que não estiver com a posse de bola tem que tentar tomá-la e impedir os dez passes do outro grupo. Feito os dez passes é dada a posse da bola para a outra equipe. Para cada dez passes feitos marca-se um ponto.

Dividir a turma­ em duas equipes de igual número. Fazer um sorteio para se saber qual equipe iniciará o jogo com a bola.

Pode-se realizar este jogo colocando como uma regra a passagem obrigatória do bolão por todos os integrantes da equipe. (aprox. 15 min.)

Atividade 4

Dividir o espaço de aula ao meio e a turma em dois grupos. Separar um aluno de cada grupo. O restante deverá formar uma barreira com um ao lado do outro com os braços entrelaçados. Cada barreira deverá se posicionar de um lado do pátio ou quadra. O aluno separado da equipe A deverá ficar de frente para a barreira da equipe B (no campo desta), o aluno separado da equipe B deverá ficar de frente para a barreira da equipe A (no campo desta). O objetivo do jogo é o aluno chegar ao lado da sua equipe, a barreira deverá impedir a passagem deste. Se ficar muito difícil a ultrapassagem colocar mais um aluno de cada equipe para tentar passar. Ao final de cada rodada trocar os alunos que tentam a ultrapassagem. (aprox. 15 min.)

Atividade 5

Reunir a turma e questioná-los: Seria possível ganhar a competição sem a cooperação dos colegas da equipe? De que maneira todos os integrantes da equipe se ajudaram? Então a competição exclui necessariamente a cooperação?

Avaliação

Pedir aos alunos que façam uma redação relacionando competição e cooperação.