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Os esportes de forma cooperativa.

Autor e Co-autor(es)

Fabíola Pedroza Vieira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar regras que favoreçam a cooperação em esportes como futebol, voleibol, handebol e basquetebol; compreender a cooperação como uma forma de favorecer a participação.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aulas: "Contextualizando a competição"; "Para cooperar é preciso se aproximar!"; "Jogando e cooperando..."; "Competindo e cooperando?"; "Voleibol: um esporte cooperativo."

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra ou pátio grande.

Materiais: bola de futebol, basquete, handebol e voleibol, lápis ou caneta e papel.

Atividade 1

Criar vários espaços em que se vivenciem, simultaneamente, em rodízio os esportes futebol, voleibol, handebol e basquetebol, adaptando as regras oficiais ao grupo.

http://www.cbf.com.br/regras/livroderegras_2008_2009_v2.pdf

http://www.fpvoleibol.pt/regras_indoor/2005-2008.pdf

http://www.fphand.com.br/fphand/texto.asp?id=1268

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp

(aprox. 40 min.)

Atividade 2

Reunir a turma e questioná-los: Nos esportes vivenciados anteriormente houve necessidade que todos se ajudassem o tempo todo? Levar a turma a compreender que não, pois existem momentos em que o participante pode atingir o objetivo sozinho sem a cooperação dos outros. Quais regras podemos criar para garantir a cooperação total nestes esportes? Listar juntamente com os alunos as novas regras sugeridas por eles. (aprox. 15 min.)

Atividade 3

Vivenciar, novamente, os esportes (futebol, basquete, handebol e voleibol) com as regras adaptadas pela turma(listadas na atividade anterior, essas adaptações dependerão do contexto de cada escola e da experiência pessoal dos alunos).

(aprox. 40 min.)

Atividade 4

Reunir novamente a turma e perguntá-los: As novas regras garantiram a cooperação? De alguma maneira as novas regras ampliaram as possibilidades de participação? Como?

(aprox. 5 min.)

Avaliação

Dividir os alunos em quatro grupos (uma para cada esporte) e pedir para que cada grupo faça um cartaz com o paralelo entre as regras oficiais dos esportes e as regras criadas, destacando os pontos que favorecem a cooperação, relacionando também esta com a inclusão.