Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Antes da efetuação da aula:
O professor deverá, no dia que antecede estas aulas, pedir aos alunos que verifiquem o lixo de suas casas e que façam uma lista dos componentes que lá estão. Ressaltamos que, neste momento o professor estará trabalhando com a escrita de palavras (língua portuguesa), adotando assim um tipo de metodologia interdisciplinar.
Motivação:
Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, o professor deverá passar o vídeo (Fig.1), postado abaixo. Observamos que este vídeo é lúdico e divertido, tem duração de 0'30 segundos e versa sobre a vida dos animais marinhos que está ameaçada pelo fato de que muitas pessoas jogam lixos em lugares inapropriados (como o mar, por exemplo).
Depois de apresentar o vídeo, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entenderam sobre o mesmo.
http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/index02.shtml
Figura 1 – Imagem do vídeo "Alga Marinha"
É importante que, após a apresentação do vídeo acima, o professor converse com os alunos sobre o assunto que ele aborda, isto é, a atitude do ser humano em jogar sacolas plásticas, resto de alimentos, garrafas entre outros materiais em ambientes inadequados como, no exemplo do vídeo, nos mares e rios. O professor deverá ressaltar que tais atitudes, como a mostrada no vídeo, causam danos aos animais, e de certa forma, a todos nós que precisamos do meio ambiente para sobreviver.
Atividade 1
Feito isto, o professor deverá apresentar aos alunos o recurso (Fig. 2) postado abaixo. Observamos que o recurso é uma animação/simulação em que os alunos podem aprender brincando quanto tempo os materiais que utlizamos costumeiramente demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados no lixo correto. Poderão aprender também sobre a importância da reciclagem.
Recurso:
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
Link do Recurso no Site do Portal do Professor: recursos/mec_2989/QuantoTempoViveUmLixo.swf
Figura 2- Imagem do Recurso
Ao apresentar o recurso aos alunos, sugerimos que o professor diga que eles aprenderão qual é o tempo que cada material demora a se decompor na natureza. É importante que conheçam tal assunto para que possam ser cidadãos conscientes em relação às questões da natureza.
Atividade 2
Depois de terem estudado quanto tempo perdura na natureza (se decompõe) diversos materiais utilizados pelo ser humano, o professor deverá pedir para que os alunos peguem suas listas (do que havia nas lixeiras de suas casas) e façam a relação do tempo de vida de cada componente levará para se decompor, usando para isto as informações do recurso anteriormente apresentado (Fig. 2).
Sugere-se que cada aluno leve suas listas, já com os cálculos do tempo de decomposição de cada material (neste momento trabalharão com a matemática), para suas casas, visando com isso apresentá-las aos seus pais e divulgar o que aprenderam sobre a importância de não jogar materiais já utilizados na natureza (Fig. 3).
Figura 3 – Imagem de uma pessoa jogando lixo na lixeira correta.
Disponível em: http://www.buenaonda.com.br/falandonisso/assets/images/lixo.jpg Acesso em: 02. Fev. 2009.
Com o objetivo de finalizar a aula, o professor deverá conversar com os alunos e os fazer refletir sobre suas atitudes em relação à maneira como lidam com o lixo, se jogam, por exemplo, latinhas de vidro, metal ou plástico na natureza (parque, praias, rios e etc.) ou se os colocam no lixo (seco) sempre . Será importante que os alunos adotem uma postura responsável e consciente sobre a natureza e sua importância para nossas vidas e, que divulguem estes fatos em suas casas.
Outra atitude muito importante é separar o lixo para a reciclagem. Existem aulas no Portal do Professor que versam sobre este tema, como abaixo apresentamos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1200
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=251
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1040
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=905
Sugestões:
1) O texto “Lixo e Meio Ambiente”, apresentado abaixo, poderá ser trabalhado com os alunos pelo professor:
Figura 4 – Imagem de um lixo sem coleta seletiva
Disponível em: http://www.norterecicla.com.br/lixo/pilhas_e_lixo_comum.jpg Acesso em: 19. Dez. 2008.
Texto: Lixo e Meio Ambiente
No mundo contemporâneo as pessoas produzem toneladas de Lixo diariamente, é o lixo doméstico (de nossas casas), produzido por nós diariamente em nossas tarefas cotidianas, no trabalho, em casa, ao preparar as refeições, ao ir ao mercado, ao ir ao banheiro, parece que estamos sempre a produzir mais e mais lixo, e esse lixo muitas vezes é jogado sem qualquer tratamento no meio ambiente, causando um grande impacto ambiental.
Os governos do mundo inteiro têm se reunido para discutir e buscar soluções em conjunto para os problemas ambientais que afligem o planeta e, entre eles, o efeito do lixo sobre o ambiente é um dos assuntos mais discutidos, suas causas e seus efeitos. A sociedade civil também tem se organizado na busca de soluções e alternativas para minimizar esses problemas e muito já se evoluiu na ultima década, e hoje já existe uma consciência coletiva da nossa co-responsabilidade com a produção de lixo e o ambiente em que vivemos.
Com a redução do volume de lixo e o reaproveitamento do lixo não só o volume de lixo diminui e a reciclagem do que pode ser aproveitado poupa energia e recursos naturais, retornando ao ciclo produtivo algo antes considerado “lixo”. Como exemplos podem falar do vidro que é 100% reciclável, sendo incorporado como matéria prima na fabricação de novos produtos. Porém para produzir 1 Kg de vidro, são necessários 1,4 Kg de areia, calcário, barrilha e feldspato, além da energia elétrica, água e mão-de-obra. Já na reciclagem, substitui-se a areia, barrilha e minerais por vidro. Economiza-se energia, devido à baixa temperatura na fundição do caco de vidro, diminui-se a poluição e faz-se a Conservação da Natureza e do solo.
Esse é um pequeno exemplo da importância da reciclagem e de evitar jogar Lixo No Ambiente, pois esse mesmo 1kg de vidro jogado ao meio ambiente levaria milhares de anos para se decompor. No mundo contemporâneo, reciclar é uma questão de sobrevivência, faz-se necessária a Preservação da Natureza.
Referência:
Disponível em: http://www.meioambiente1.com/lixo-ambiente.php Acesso em 03. Nov.2008.
2) Os alunos poderão participar de um jogo virtual (Fig. 5) em que ajudarão a recolher lixos que estão poluindo os rios.
O objetivo do jogo, que é lúdico e interativo, é favorecer que as crianças possam aprender sobre a importância de não se jogar lixo na natureza. Eles terão a missão de limpar toda a sujeira que há no rio e com a ajuda dos personagens do jogo vão separar os componentes jogados no rio para a reciclagem.
http://www.gripmania.com.br/pop_watergrip.htm
Figura 5 - Imagem do jogo virtual
Dicas:
Conforme foi possível perceber com estas aulas, as sacolas de plástico podem fazer “mal” à natureza, por isso algumas campanhas têm sido feitas para que seja feita a substituição, nos supermercados, por exemplo, das sacolas plásticas por sacolas de pano.
Se o professor achar interessante poderá apresentá-la aos alunos e poderá incentivá-los a adotar esta idéia, já que na maioria dos supermercados há destas sacolas para vender!
Nome | Tipo |
---|---|
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo | Anima??o/simula??o |