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Natureza e intera??o: rela??es ecol?gicas

Autor e Co-autor(es)

Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Iv? de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Terra e universo
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Identificar o que s?o intera??es ecol?gicas, os tipos, e como podem ocorrer

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos b?sicos de ecologia: ecossistemas, fatores bi?tico e abi?ticos, ciclos biogequ?micos; Conceitos b?sicos de zoologia, microbiologia e bot?nica.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

O tema será dividido em duas aulas de 50 minutos, sendo que ambas contarão com partes expositiva e interativas.

Aula 1:

Para iniciar a abordagem do tema, sugiro a utilização de diversas imagens aleatórias de interação ecológicas que não estejam identificadas, o que pode ser feito via projeção em data-show, ou mesmo impressos e recortes. Os alunos podem ser apresentados às imagens e questionados da seguinte forma:

  • o que estas imagens estão representando?
  • o que há de comum entre elas?
  • podemos identificá-las facilmente ao nosso redor?
  • as interações que estão ocorrendo são sempre benéficas? 

A partir destas indagações iniciais é possível introduzir o conceito do que é interação ecológica e quais os tipos que podemos encontrar. Deve-se então explicar as diferenças de relações intraespecíficas, interespecíficas, harmônicas e desarmônicas. É desejável que, na abordagem de tais conceitos, os exemplos de cada interação não sejam meramente expostos, mas sim que os alunos sejam instigados a associá-los com as imagens previamente mostradas. Seguindo a aula, é possível iniciar o detalhamento de cada tipo de relação ecológica, sendo que para a primeira aula devem ser expostas somente as relações intraespecíficas, deixando o restante para a aula 2. Dessa forma deverão ser expostos os conceitos de sociedades, colônias e canibalismo. Por fim é interessante passar um vídeo ou fazer uma atividade de fixação sobre o tema.

Esboço da Aula 1:

1) Atividade interativa para introdução ao tema

2) Definição do que é interação ecológica

3) Explicação dos tipos de interações: interespecíficas, intraespecíficas, harmônicas e desamônicas.

4) Detalhamento das relações intraespecificas: 

     - Intraespecificas Harmônicas: sociedade e colônia

     - Intraespecífica Desarmônica: canibalismo 

5) Vídeo ou atividade

 

Aula 2:

 Para iniciar a segunda aula é interessante relembrar os conceitos anteriores vistos na primeira aula em uma breve revisão (no máximo 5 minutos), a partir do mesmo procedimento empregado na aula 1, com a utilização de imagens temáticas. Em seguida, pode-se iniciar a exposição das relações ecológicas interespecíficas e das que podem ser intra e interespecíficas, conceituando cada uma e novamente deixando que os alunos atribuam os exemplos a partir de um quadro de imagens projetadas. Terminada a parte expositiva, dependendo da disponibilidade de microcomputadores para os alunos sugiro a utilização de um recurso multimídia interativo para a fixação do tema

Esboço da aula 2:

1) Breve revisão da aula 1

2) Detalhamento das relações interespecíficas:

     - Interespecíficas harmônicas: simbiose ou mutualismo, protocooperação, inquilinismo, comensalismo

     - Interespecíficas desarmônicas: amensalismo, sinfilia, predatismo, herbivoria, parasitismo

3) Relações intra e intespecíficas: competição

4) Abordar algo sobre interações ecológicas e evolução. Exemplo: Teoria endossimbionte.

 

Recursos de conteúdo expositivo **:

Definição:

"As relações ecológicas são aquelas que se manifestam em diferentes populações de um ecossistema que pode ocorrer em indivíduos de uma mesma espécie ou não. Quando esta relação acontece em indivíduos da mesma espécie denomina-se relação específica e quando ocorre em indivíduos de espécies diferentes dá-se o nome de relação interespecífica." (Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm)

 

Tipos de interação: 

" Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intra-específicas, que ocorrem entre seres da mesma espécie, e as interespecíficas, entre seres de espécies distintas. É comum diferenciar-se as relações em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há. Antes de tratarmos de cada tipo de relação entre os seres vivos, iremos esclarecer o significado de dois termos: habitat e nicho ecológico. "  (Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/relacoes.htm)

 

Interação ecológica e evolução: Teoria endossimbionte

"E tudo começou assim...
Colunista discute teorias que explicam a origem das células eucarióticas há 3,5 bilhões de anos

 


A vida na Terra surgiu há cerca de 5 bilhões de anos, em um local mais inóspito que Marte atualmente: uma poça d’água em um oceano primitivo cercado por muito pouco oxigênio e rico em gases tóxicos. Nos 2 bilhões de anos que se seguiram, nosso planeta foi habitado apenas por bactérias. Porém, um fato extraordinário ocorreu nesse período: algumas delas passaram a explorar o hidrogênio – um recurso abundante por aqui – e a combiná-lo com oxigênio para obter a energia de uma forma muito mais eficiente que a usada pelos outros seres da época. Estavam inventadas a fotossíntese e a respiração celular! " (
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/50384)

  ** Os textos aqui disponíveis são apenas trechos do conteúdo completo, que devem ser acessados pelos links.


 Recursos educacionais:
Jogo extra-classe:

Dependendo da disponinilidade de ser realizada uma atividade extra-classe em uma terceira aula, ou em outro horário disponível, é possível realizar uma atividade nas dependências da escola, uma brincadeira interativa que exemplifique o tema. O nome da atividade é "Corrida ecológica" e a idéia central é reproduzir um ecossistema e as relações entre os seres vivos que os compõem.

Para tanto, os alunos deverão ser divididos em grupos e serão atribuídas nomes e funções ecológicas a cada grupo. Este procedimento pode ser feito através da manufatura e sorteio de cartões simples que contenham nomes e características de alguns grupos, como por exemplo, "Grupo 1 - Produtores - Leguminosas" e "Grupo 2 - Consumidores primários - Herbívoros". Cada grupo deverá conter um número coerente de alunos, de forma que o grupo de produtores tenha mais alunos do que o grupo de predadores, reproduzindo o que é esperado em condições naturais. Determinados os grupos, a atividade em si consistirá de séries de corridas de 10 segundos em que cada aluno deverá cumprir sua função dentro das relações da cadeia ecológica e "caçar" o seu objetivo, como um jogo de pega-pega. De acordo com os grupos definidos pelo educador deve-se demilitar algumas regras para ajudar na compreensão da atividade. Por exemplo, grupos cujo obetivo seja representar o mutualismo deverão começar a correr de mãos dadas a partir do momento em que se alcançarem e só poderão ser elimidados caso o predador consiga pegar os dois aluno simultaneamente. Terminado o tempo , aqueles que não conseguirem alcançar seu objetivo por mais de uma rodada serão retirados do jogo e irão para o "espaço dos decompositores". Nas relações de predatismo, aquele que for predado se transformará em predador assim que for pego.

A cada bateria de corrida os alunos observarão que será necesário traçar uma estratégia para se manter no jogo. O aluno que estiver em um grupo de leguminosas, por exemplo, deverá lembrar que a associação com bactérias Rhizobium é benéfica. Em outras situações se alguém for muito mais rápido, ou muito devagar, vai acabar gerando um desequilíbrio no ecossistema, fornecendo um cenário para que sejam feitas as associações com a teoria vista em aula, abordando predação, competição, etc... Os tipos de grupos e de interação escolhidos para a brincadeira serão definidos de acordo com a criatividade do educador, uma vez que o número de alunos e espaço disponível para a atividade é variável de escola pra a escola.

Animações e vídeos:

1) Animação em flash representando relações ecológicas entre seres vivos da Grande Barreria de Corais australiana. Os alunos exploram o ambiente e descobrem as interações. Em inglês.

http://www.pbs.org/wgbh/evolution/survival/coral/index.html

 2) Breve vídeo mostrando o peixe-palhaço em uma anêmona.

http://www.youtube.com/watch?v=D6WfjoEZWFM&NR=1

3) Vídeo falando sobre predação

http://www.youtube.com/watch?v=uy9QLkPdPoc

4) Vídeo com belas imagens mostrando a interação entre anemônas e o bernardo-eremita

http://www.youtube.com/watch?v=IdaQBFujG7k

 

Fotos:

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Imagem 1: Ilustração representando as vantagens/desvantagens nas interações ecológicas

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Imagem 2: Exemplo de mutualismo - Rhizobium e leguminosas. Fonte: http://professoracaroline.blogspot.com/2007_08_01_archive.html

 

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 Imagem 3: Exemplo de comensalismo: tubarão e rêmora

 Fonte: http://www.geocities.com/pavolo_74/simbiosis.html

 

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Imagem 4: Exemplo de colônia: caravela portuguesa. Fonte: http://desambientado.blogspot.com/2008_06_01_archive.html

 

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Imagem 5: Exemplo de sociedade: abelhas. Fonte: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u25.jhtm

 

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Imagem 6: Exemplo de protocooperação - bernardo-eremita e anêmona. Fonte: http://professoracaroline.blogspot.com/2007_08_01_archive.html
 

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Imagem 7: Exemplo de predatismo. Fonte: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1698u25.jhtm.

 

 

Recursos Complementares

** Uma atividade simples e interativa que pode ser realizada caso haja disponibilidade de tempo ? a manufatura de um jogo da mem?ria em que os alunos dever?o combinar seres vivos com os tipo de intera??o ecol?gica. O material utilizado ? b?sico, apenas com cartolina, tesouras e caneta, j? ? poss?vel produzir um jogo simples mas divertido. ** Para complementar o estudo do tema, de acordo com as possibilidade da escola, ? interessante fazer uma aula de campo, uma vez que algumas intera??es podem ser facilmente encontradas em parques ecol?gicos ou ambientes naturais de f?cil acesso. Cabe ao professor conhecer previamente o lugar e avaliar se o lugar ? adequado e fornece recursos interessantes para abordar o tema, como trilhas que contenham ep?fitas para abordar o inquilinismo, ?rvores com l?quens (bom inclusive para abordar a utiliza??o como indicador ambiental), formigueiros para exemplificar sociedades, e assim por diante.

Avaliação

Uma sugest?o para refor?ar os tipos de intera??es ? a utiliza??o do cl?ssico quadro que usa os sinais + e - para indicar a influ?ncia (ben?fica ou prejudicial) da rela??o ecol?gica sobre as esp?cias envolvidas. Este quadro pode ser utilizado em forma de avalia??o, de modo que os alunos atribuam os valores ao quadro, deduzindo a partir do que foi exposto teoricamente.