Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo a água e os seus tipos

Autor e Co-autor(es)

Dominique Cristina Souza de Sena imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os tipos de água existentes e suas qualidades no planeta terra: poluída, contaminada e limpa.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 10 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de água existentes.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Água limpa ou contaminada
1º Momento: O professor deverá questionar com as crianças qual o tipo de água que eles bebem, se é água limpa ou contaminada. Depois deverá mostrar um copo com água e açúcar e perguntar se a água é pura/limpa (potável), solicitando que uma criança experimente e fale sobre o sabor da água. Nesse momento ele deverá questionar sobre a pureza da água, fazendo as crianças refletir sobre a aparência da água, instigando-as a falarem sobre o que eles sabem sobre água limpa, contaminada e poluída. O professor deverá anotar todas as falas das crianças. O professor deverá solicitar uma pesquisa sobre a ação do homem no meio ambiente, em especial, com relação às águas.
2º Momento: De posse do material, o professor deverá fazer a leitura e combinar com as crianças a produção de um painel na sala para expor os tipos de água. Para tanto o professor deverá organizar a turma em pequenos grupos para que todos possam participar da produção. Inicialmente ele deverá levantar o tipo de material que irão utilizar, como cartolina, papel de embrulho, caixa de papelão, bem como as tintas, rolos ou pincéis e a cola. Antes de iniciar o professor poderá questionar com as crianças que cor tem a água potável? Qual a cor que vamos pintar a água contaminada? E a água poluída?

 
                                  

Figura 1 - Pintura de painel

Sugestão: O professor poderá combinar com as crianças de recolher o “lixo” que irá representar a água poluída nos arredores da escola.
Observação: Para realizar essa atividade o professor poderá solicitar o auxílio dos funcionários da escola para conduzir as crianças e observarem a atividade juntos.

                

 Figura 2 - As crianças recolhendo resíduos e materiais para colocar no painel

3º Momento: O professor irá mediar à atividade com as crianças para a produção e conclusão do painel sobre os tipos de água. (límpida, contaminada e poluída). No nosso exemplo a água poluída foi representada por resíduos de lixo e materiais recolhidos na escola; a água contaminada as crianças representaram com pontinhos pretos sinalizando as bactérias e os micróbios. E na água limpa não produziram nada.

Figura 3 – Cartaz produzido pelas crianças sobre os tipos de água.

Recursos Complementares

Materiais:
- 1 Cartolina
- Rolo ou pincel de pintura
- Tinta guache
- Fita adesiva

Avaliação

O professor deve avaliar se as crianças:
- Compreenderam os tipos de água existentes pela ação humana;
- Participaram da produção do cartaz;
- Diferenciaram os tipos de água: suja e limpa.