Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo um pouco sobre Literatura

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poder?o aprender o que ? literatura. Espera-se que, atrav?s destas aulas, os alunos possam perceber o quanto a leitura ? importante para o crescimento cultural e at? mesmo pessoal. Nessas aulas ser? feita uma visita (virtual) ? biblioteca digital do Governo Federal, onde os alunos ser?o motivados a fazerem visitas a outras bibliotecas ? tanto da pr?pria escola, como do munic?pio etc. Observamos ainda que estas aulas podem ser utilizadas com alunos que tenham Necessidade Educacional Especial (NEE) do tipo Auditiva, mas que j? estejam alfabetizados na linguagem escrita. No entanto, se os alunos com NEE do tipo Auditiva utilizar tamb?m a L?ngua Brasileira de Sinais ser? preciso que haja um int?rprete ou que o professor saiba se comunicar com o aluno nesta linguagem.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para a efetua??o da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre Literatura. Isto é importante para que o professor possa perceber se os alunos já sabem algo sobre o assunto e o que conhecem, uma vez que é fundamental partir sempre do conhecimento prévio dos alunos.
 

data/img-1

Figura 1 - Imagem de uma criança lendo um dicionário
Disponível em: http://www.gandaiabr.net/search/label/Estudo  Acesso em: 28. Jan. 2009.

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir que eles se organizem em duplas ou trios e procurem no dicionário (Fig. 1) o que significa a palavra “Literatura”. Em seguida, deverão dizer  ao professor o que entenderam sobre o significado da palavra.
 

Atividade 1

Após os alunos conhecerem o significado da palavra Literatura, o professor deverá apresentar o Recurso postado abaixo e dizer aos alunos que eles conhecerão  um pouco sobre uma das mais famosas obras da Literatura mundial.

Recurso:

 


 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/mec_3796/VideoMaiseducacaoRomeuJulieta.mpg  

O recurso é um vídeo do Programa “Mais Educação” que tem o objetivo de apresentar o que é a Literatura. O vídeo utiliza como exemplo uma das obras mais conhecidas do autor William Shakespeare, “Romeu e Julieta”, para abordar o assunto.

data/img-3

Figura 2 – Imagem de uma das cenas do Livro Romeu e Julieta
Disponível em: http://www.starnews2001.com.br/shakespeare/romeo_and_juliet_.jpg  Acesso em: 28. Jan. 2009.

Após assistirem o vídeo, o professor poderá contar aos alunos que esta obra de William Shakespeare foi tão conhecida e admirada pelas pessoas que tem sido tema de vários filmes (tanto de antigos quanto de modernos) e peças de teatro que contam a história de Romeu e Julieta (protagonistas da obra), inspirando novelistas, dramaturgos etc. Dessa forma, apesar de ter sido escrita há muito tempo, a obra continua sendo atual e tem atravessado gerações, que provavelmente os avós e pais deles conhecem tal história.

Atividade 2

Como o recurso traz apenas o exemplo de uma obra da Literatura, os alunos deverão visitar a biblioteca on-line do Governo Federal e acessar o link de “literatura Infantil em Português” para terem contato com outras obras literárias (Fig. 3).

  data/img-4

 

Figura 3 – Tela do site
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp Acesso em: 28. Jan. 2009.

Cada dupla ou trio deverá escolher uma obra da Literatura Infantil e fazer:
a) A leitura da obra escolhida;
b) Uma ficha catalográfica (que são os dados principais da obra e serve, por exemplo, para auxiliar a localizar dos livros em uma biblioteca) da obra escolhida contendo: Título da Obra, Autor, Ano de Publicação. Estas informações deverão ser entregues ao professor que fará um índice de todas as obras lidas pelos alunos.

Modelo para a Ficha Catalográfica:
 

Título da Obra                                      
Autor  
Ano de Publicação  
Número de Páginas  

 

Com as fichas catalográficas, o professor poderá construir um índice e deixar a disposição dos alunos para que eles possam ter as informações dos livros que leram. Poderão ainda levar o índice à visita que farão à biblioteca do município e da escola (conforme atividade proposta abaixo), para que procurem os livros que leram, uma vez que fizeram a leitura na internet e não com os livros nas mãos!

Atividade 3

Após a leitura, cada dupla ou trio deverá contar do que falava a história que leram, o que acharam etc. Isto é importante para que haja uma troca de conhecimentos, já que os alunos lerão obras diferentes. O professor deverá organizá-los em círculos e deixar que cada dupla ou trio apresente a história lida.  O professor deverá instigá-los perguntando sobre alguns aspectos da obra lida, tais como:
- Além de conhecer uma história que você ainda não conhecia, o que mais você aprendeu? Por exemplo, você aprendeu um nome que não conhecia ou o nome de uma cidade e etc.
- Você se imaginou como um personagem da história?
- Em algum momento você sentiu vontade de sorrir ou de chorar, ou então ficou com medo, raiva ou preocupação?
- Você teve alguma dúvida?
 

data/img-5

Figura 4 – Descrição de como a pessoa pode se sentir ao ler uma obra literária
Disponível em: http://www.eb1-brejos.rcts.pt/biblioteca_brejos2/images/literatura_infantil.jpg  Acesso em: 26. Jan. 2009.  

Enfim, o professor deverá fazer com que os alunos cheguem a conclusão de que por meio da leitura as pessoas podem: aprender muitas coisas; se sentir felizes; se imaginar na história; “viajar na imaginação” (Fig. 4); conhecer fatos históricos; conhecer a história de pessoas que viveram há muito tempo e ou em outro país, como no caso da história de “Romeu e Julieta” etc. 


Sugestão de Atividade Para a Próxima Aula:

Depois que todos fizerem a apresentação da obra que leram, o professor deverá levá-los à biblioteca da escola para que cada um possa escolher um livro de Literatura Infantil para lerem em suas casas. Caso seja possível, sugerimos que o professor agende com os alunos uma visita na biblioteca do município (Fig. 5).
Estas ações têm o intuito de incentivar os alunos a utilizarem (ainda mais) a biblioteca da escola e a se acostumarem a fazer leituras. 
 

data/img-6

 

Figura 5 -  Imagem de crianças em uma biblioteca.  
Disponível em: http://ccmi-m.ccems.pt/file.php/1/actividades/Biblioteca_14.JPG  Acesso em: 15. Fev. 2009.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Romeu e Julieta V?deo

Recursos Complementares

Internet, Dicion?rio, Visita a biblioteca.

Avaliação

Os alunos poder?o ser avaliados em todos os momentos da aula, sobretudo no momento em que dever?o discorrer sobre a obra de literatura infantil que escolheram.