Alana Souza de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matem?tica | ?lgebra |
Esta aula utilizar? um recurso em flash que propiciar? a visualiza??o da fatora??o de um polin?mio de segundo grau. Objetiva-se que o aluno compreenda a decomposi??o de um polin?mio como o produto entre dois ou mais polin?mios.
O aluno dever? saber identificar fun??es, saber gerar e identificar um produto not?vel, ter conhecimentos de fatora??o de n?meros e polin?mios e dos processos para fatora??o de um polin?mio, entre eles: fatora??o por agrupamento, fatora??o completa, fatora??o da diferen?a de dois quadrados, fatora??o pelo fator comum em evid?ncia, fatora??o do trin?mio quadrado perfeito, fatora??o do trin?mio do segundo grau, fatora??o da soma ou diferen?a de dois cubos, fatora??o por artif?cio.
Recomenda-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a constru??o dos saberes seja desenvolvida a partir da intera??o entre os alunos.Ser? utilizado nesta aula o recurso MATH1_POLYNOMES_03_03.
No laborat?rio de inform?tica, recomenda-se que o professor oriente seus alunos a se dividirem em duplas. Em seguida ele poder? levantar as seguintes quest?es: O que ? um mon?mio? E polin?mio? Como representar o produtos not?veis ?produto da soma pela diferen?a? e ?quadrado de uma soma (ou diferen?a)? ? Como fatorar a seguintes express?es: 4x +3x e qual o tipo de fatora??o est? sendo utilizada em cada caso? Quais os outros tipos de fatora??o voc?s conhecem?
Ap?s ouvir as poss?veis respostas dos alunos, sugere-se que o professor proponha a seguinte situa??o problema: Como podemos transformar polin?mio ? 2x? + 2x ? 4 no produto de dois fatores?
O problema ? apresentado aos alunos, na lousa, e primeiramente, eles dever?o tentar resolv?-lo individualmente. Nesta fase, o professor ? apenas um mero observador, analisando como seus alunos desenvolvem suas estrat?gias individuais e coletivas de resolu??o de problemas. ? importante tamb?m que haja a intera??o entre os alunos, que eles discutam entre si o maior n?mero de possibilidades existentes para a resolu??o do problema proposto.
O professor poder? pedir para alguns alunos, de prefer?ncia alunos que tenham resolvido o problema de formas diferentes, que resolvam a fatora??o para que todos possam ver as solu??es encontradas por eles. Pode ser solicitado, tamb?m, que os alunos apontem as d?vidas e dificuldades que ocorreram durante a execu??o da situa??o problema. Estes aspectos s?o importantes, pois permitem que o professor analise as solu??es de cada aluno e os entraves que ocorreram ao longo da aprendizagem.
O professor pedir? a os alunos que executem o MATH1_POLYNOMES_03_03 que dever? estar instalado e salvo na ?rea de tr abalho do computador. Este flash apre senta a solu??o do problema proposto.
Com base na solu??o apresentada pelo flash o professor poder? discutir c om seus aluno s o desenvo lvimento do rac ioc?ni o utilizado. Ele poder? abordar cada etapa da solu??o apresentada pela anima??o de modo que os conhecimentos trabalhados sejam sistematizados e formalizados, enfatizando, sempre, a linguagem matem?tica. Al?m disso, o professor pode propor um problema similar com n?vel de dificuldade maior e desenvolver coletivamente com os alunos, de forma que a solu??o desse novo problema seja totalmente norteada pelos discentes.
Leitura complementar sobre a metodologiade ensino: Sequ?ncia Fedathi
A avalia??o dever? ocorrer durante a aula, observando a participa??o dos alunos nas discuss?es e na atividade proposta. O professor deve, ao longo da aula, observar e avaliar as explora??es e envolvimento dos alunos.