Portal do Professor

Início do Conteúdo

O uso do imperativo nas receitas

Autor e Co-autor(es)

Júlia Maria Cerqueira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

O uso do imperativo nas receitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: processos de construção de significação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender qual a função dos verbos no modo imperativo nas receitas.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura.

Estratégias e recursos da aula

Preparação para a leitura (ANTES DE ENTREGAR O TEXTO)

  • Você gosta de comer chocolate?
  • Quais as receitas que você conhece que são feitas com esse ingrediente?
  • Que tal aprender a fazer um delicioso bolo de chocolate?


Observe o texto e responda oralmente: (APÓS ENTREGAR O TEXTO)

Agora, leia o texto e, em seguida, responda as questões:

Bolo de chocolate

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

Massa
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água quente
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de margarina
1 colheres (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Massa
Bata as claras em neve. Junte as gemas, o açúcar, a farinha, o óleo e o chocolate em pó. Bata bem e adicione a água quente. Junte, por último, o fermento. Coloque numa forma untada e polvilhada e leve para assar em forno pré-aquecido até que espetando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar.

Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, até engrossar levemente. Coloque sobre o bolo ainda quente, decore com morangos ou a fruta de sua preferência.


EXERCÍCIOS:

1) Observe o texto e complete:

a) O texto está dividido em duas partes:
_____________________________ e __________________________

b) A primeira parte do texto, “Ingredientes” está dividida em:

___________________________ e ________________________

c) A segunda parte, “Modo de preparo” está dividida em:
________________________ e ________________________


2) Por que há essa divisão entre “massa” e “cobertura”?

3) No texto 2, a parte “Ingredientes”, que informa quais são os ingredientes necessários para a receita, tem um outro nome no texto 1. Qual é? ___________________________________

4) E a parte “Modo de preparo”, no texto 2, como é escrita no texto 1?


5) Ao lermos o texto 2, logo abaixo do título temos: “ Rendimento: 8 porções”. Você saberia dizer o que isso significa?

6) Há essa informação no texto no texto 1?

7) Observe os ingredientes que devem ser usados na “massa” e na “cobertura”. Quais os ingredientes que estão presentes em ambas as partes?

8) Releia o trecho abaixo, retirado do “Modo de preparo” da “Massa”e circule as palavras que transmitem uma orientação clara (uma ordem) ao leitor:

“Bata as claras em neve. Junte as gemas, o açúcar, a farinha, o óleo e o chocolate em pó. Bata bem e adicione a água quente. Junte, por último, o fermento. Coloque numa forma untada e polvilhada e leve para assar em forno pré-aquecido até que espetando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar.”

Avaliação

PROFESSOR: Peça aos alunos que pesquisem na internet ou com familiares e amigos a receita de um prato de que eles gostam de comer. Peça a eles que apresentem para a turma, de modo que todos possam, juntos, identificar os verbos no imperativo, além de aprender uma receita. Depois de apresentadas as receitas, pode-se confeccionar um “livro de receitas da turma”, que deve ser disponibilizado na Biblioteca para outros alunos.