Dayanna Ara?jo da Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Os alunos exercitar?o o uso do mouse, promovendo o desenvolvimento da percep??o, mem?ria e forma??o de habilidades sens?rio-motoras.
Para melhor fixar a habilidade motora ? necess?rio que a crian?a fa?a os exerc?cios apresentados em sala de aula pelo professor em um momento anterior ao Laborat?rio de Inform?tica Educativa ? (LIE).
A utiliza??o de jogos educacionais em sala de aula pode fazer com que esses exerc?cios se tornem mais prazerosos para o aluno. Com esta perspectiva, o software Vedoques en vacances foi escolhido como esse suporte ao conte?do dado na aula.
? poss?vel que algumas crian?as n?o tenham muita habilidade no uso do mouse, para essas crian?as o professor precisa dar uma aten??o maior, fazendo com que ela repita os exerc?cios mais de uma vez, para assim melhorar sua coordena??o motora.
Contrato did?tico:
O professor poder? estabelecer acordos com a turma, para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa. Ele deve explicar que os alunos trabalhar?o em dupla nos computadores e que cada um ter? que expor as suas poss?veis solu??es. Sugere-se que o professor coloque as duplas com diferentes n?veis cognitivos, para que haja trocas de conhecimentos.
O objeto educacional aqui proposto consiste em uma s?rie de exerc?cios que trabalhar?o sob tr?s perspectivas: notar a seta do mouse, clicar nos objetos e arrastar os objetos contidos no software. O objetivo do jogo ? fazer com que o aluno desenvolva a percep??o, mem?ria e forma??o de habilidades sens?rio-motoras. Para dar um pouco mais de interesse ?s crian?as, a dupla que mais conseguir acertar l?mpadas ir? auxiliar o professor na pr?xima atividade no Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE).
Depois de firmados os acordos o professor poder? iniciar a aula. A partir disso o professor relembrar? com os alunos, as cores e formas, os n?meros de 1 at? 5 e as vogais, pois no software educativo ser?o abordados esses conte?dos.
Ap?s esse momento poder? apresentar o jogo educacional aos alunos, mostrando que ? simples de jogar, bastando utilizar o mouse.
Ao lan?ar a atividade, o professor observar? como os alunos trabalham com as cores e nas formas apresentadas no software. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades t?cnicas, n?o interferindo na procura pelas solu??es.
Ao perceber o encerramento da atividade, o professor far? uma oficina de arte, levando o aluno novamente ? sala de aula para trabalharem com tintas e desenhos do que mais gostariam de fazer nessas f?rias, dividindo a turma em: praia, fazenda ou a pr?pria casa - as crian?as fariam desenhos de acordo com o que elas gostariam de fazer no tempo em que ficar?o de f?rias.
Ap?s a oficina o professor pedir? que os alunos apresentem seus desenhos, mostrando ? turma o que mais gostam de fazer quando est?o de f?rias e o porqu?, assim al?m de trabalhar com a arte visual, o professor estimular? a oralidade e a postura do aluno quando fala em p?blico.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequ?ncia Fedathi
A partir do software, elabore uma reda??o abordando a Europa com suas diversas culturas, e descreva o pa?s que mais lhe chamou a aten??o.