Marcos Vinicios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Refletir sobre o papel do indiv?duo e da coletividade, na incita??o a viol?ncia nos jogos de Futebol:
Expressar sua posi??o com rela??o a atos de viol?ncia quer tenham origem dentro do campo, que venham das arquibancadas;
Considerar a necessidade de mudan?as individuais e coletivas para que se combata a viol?ncia no futebol.
Refletir sobre princ?pios de solidariedade que devem estar presentes mo futebol.
Os conhecimentos pr?vios necess?rios para essa aula ser?o v?deos que tratam da viol?ncia no futebol e que ser?o mostrados no item referente aos recursos complementares.
Prezado(a) Professor(a) o Futebol ? tratado como uma paix?o nacional e porque n?o dizer mundial, uma vez que a entidade que administra esse esporte em n?vel mundial possui um n?mero maior de pa?ses filiados do que a pr?pria Organiza??o das Na??es Unidas (ONU). Ao longo dos tempos o esporte futebol se transformou em um produto, como ? tratado pelos especialistas em marketing, ou em neg?cios e essa ind?stria movimenta milh?es e milh?es de d?lares ou euros ?ltimos anos, e a cada dia essas cifras estimulam um verdadeiro vale tudo em busca do sucesso.
Nessa aula estaremos estimulando um debate sobre a viol?ncia desmedida presente nas partidas de futebol:
Atividade I - na primeira parte da aula ser?o exibidos os v?deos indicados abaixo na ?rea de Recursos Complementares, tais v?deos dizem respeito a brigas entre jogadores, de jogadores com ?rbitros e ?rbitros com jogadores, entre torcedores de uma mesma equipe ou entre torcedores e a pol?cia, no Brasil e no Mundo. Ou seja, a viol?ncia nos gramados reflete um momento de especial viol?ncia no mundo.
Atividade II - Ap?s a apresenta??o dos v?deos o(a)s aluno(a)s dever?o ser instados a opinar sobre o tema da viol?ncia, para dinamizar o trabalho poder? ser montado um j?ri simulado e para tal a turma dever? ser dividida em 1 juiz, 7 jurados, 4 advogados de defesa, 4 promotores, testemunhas de acusa??o e de defesa, p?blico e se houver interesse jornalistas, que ter?o a responsabilidade de informar ao p?blico sobre o ocorrido no julgamento.
Dica - Para a atividade do juri simulado a turma dever? ser previamente dividida nos grupos (juiz, jurados, defesa, promotores, testemunhas) de modo que no decorrer das atividades de aprfesenta??o dos v?deos e nos debates o grupos ocorra uma sensibiliza??o para com o tema.
http://www.youtube.com/watch?v=u9yMph6xXrA
http://www.youtube.com/watch?v=jGUBcl8K-5E
http://www.youtube.com/watch?v=uuaIQAgjwyI
http://www.youtube.com/watch?v=QNmWKXzE86E
http://www.youtube.com/watch?v=LcrSm_u5jIw
http://www.youtube.com/watch?v=_4x_1hFx9Nw
http://www.youtube.com/watch?v=gauavSovs5o
http://www.youtube.com/watch?v=6cvxxH_ASjk
http://www.youtube.com/watch?v=MQAaw1gwW1Q
O trabalho ser? avaliado a partir da participa??o e o envolvimento de cada aluno(a) nas atividades propostas. Poder? ser solicitado que cada participante apresente um relato por escrito na aula seguinte.