Portal do Professor

Início do Conteúdo

How do you feel?

Autor e Co-autor(es)

FERNANDA LANZA DE SOUZA imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adjectives

If or When and the present simple

Duração das atividades

5 horas / aula de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Present Simple Tense

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e est? dispon?vel em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/how-do-you-feel (acesso 10/12/09)

Ele dever? ser fotocopiado e distribu?do para os alunos ou duplas de alunos. 

1? aula

Atividade 1: V? ao quadro e desenhe duas carinhas como as do handout, uma com calor e a outra com frio. Escreva as palavras ?hot? e ?cold? debaixo das respectivas carinhas e pergunte aos alunos: ?How do you feel today?? Explique aos alunos que usamos o verbo feel para falar de sensa??es f?sicas e tamb?m de sentimentos.  Distribua o handout, leia o vocabul?rio da atividade 1 em voz alta e pe?a que os alunos repitam. Pe?a, ent?o, que os alunos fa?am a associa??o. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que j? sabem, ou seja, os mais f?ceis. Antes de corrigir com toda a turma pe?a que comparem suas respostas com o colega ao lado. Confira as respostas dos alunos.

Respostas:

a)      bored

b)      happy

c)      ill

d)      sad

e)      hot

f)        cold

g)      thirsty

h)      angry

i)        worried

j)        sleepy

k)      hungry

l)        calm

m)    ashamed

n)       tired

Atividade 2a: Leia a dica de uso de when / if (quadro) e pe?a a duas alunas que leiam os bal?es com os exemplos. Escreva no quadro outras senten?as exemplificando este uso e sublinhando os verbos, deixando claro o tempo verbal usado (present simple). Pergunte aos alunos se algum deles pode contribuir criando uma senten?a tamb?m.

Atividade 2b: Diga aos alunos que eles far?o uma pequena pesquisa na sala de aula sobre como seus colegas se sentem em determinadas situa??es. Eles dever?o entrevistar quatro colegas e anotar na tabela (segunda p?gina do handout). Chame dois alunos ? frente da sala para uma demonstra??o e pe?a que um pergunte ao outro sobre o primeiro t?pico. Eles devem anotar as respostas na tabela e ent?o iniciar a pesquisa, entrevistando uns aos outros. Ap?s tempo h?bil, verifique com a turma perguntado: How do most students feel when they watch the news on TV or are invited for a wedding? Alguns provavelmente ter?o respostas diferentes.

Atividade 3: Leia o enunciado com os alunos e pe?a que fa?am a correspond?ncia, completando o texto dos bal?es.  Confira as respostas, pedindo que alguns alunos leiam o conte?do que completaram.

Respostas: 1) e, 2) f, 3) a, 4) c.

2? aula

Atividade 4: Pe?a aos alunos que formem duplas para ler a letra da can??o e escolher, na coluna ao lado,  palavras que poderiam completar os espa?os em branco. Permita o uso de dicion?rios durante a realiza??o da tarefa, mas diga aos alunos que eles n?o devem fazer a tradu??o de toda a letra. Ap?s o tempo necess?rio, toque a m?sica duas vezes para que eles confiram suas respostas. Caso voc? n?o consiga o CD com a can??o, acesse o link http://letras.terra.com.br/jewel/958287/ ( acesso 10/12/09) e toque diretamente pelo computador. Toque mais uma vez para que os alunos possam canta r tamb?m.

Every time I see you Falling (New Order - cantada por Jewel)

Every time I think of you,
I get shocked right through into a bolt of blue,
It's no problem of mine but it's a problem I find,
Living a life that I can't leave behind.

There's no sense in telling me. The wisdom of the fool won't set you free,
But that's the way that it goes and it's what nobody knows,
And everyday my confusion grows.

CHORUS
Every time I see you falling,
I g et down on my knees and pray,
I'm waiting for that final moment,
You say the words that I can't say.

I feel fine and I feel good,
I feel like I never should,
Whenever I get this way I just don't know what to say,
Why can't we be ourselves like we were yesterday.

I'm not sure what this could mean,
I don't think sure what you see,
I do admit to myself that if I hurt someone else,
Then I'll never see just what we're meant to be.

CHORUS (2x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/jewel/958287/ (acesso 10/12/09)

Atividade 5: Pe?a aos alunos que encontrem, na can??o, sin?nimos das palavras dadas. Confira as respostas:

a)      trouble :   problem

b)      judgement : wisdom

c)      increase:   grow

d)      injure:  hurt

Atividade 6: Re?na a turma ( em c?rculo, se preferir) para discutir a quest?o proposta. Pe?a que citem trechos da can??o que justifiquem suas respostas.

3? aula

Atividade 7: Imprima ou escreva as senten?as abaixo em pedacinhos de papel que dever?o ser dobrados e colocados em uma sacola n?o transparente.

  • I feel bored when I watch the news on TV.
  • I feel happy when I am invited for a wedding.
  • I feel angry when I lose some money.
  • I feel ashamed when I fall in the street.
  • I feel sad when I stay in on Sundays.
  •  I feel nervous when I listen to my telephone ringing at 1:00 am.
  • I feel tired if I don?t sleep for eight hours.
  • I feel nervous when I have a test.
  • I feel hungry when I get home after school.
  • I feel hot when I walk in the sun.
  • I feel thirsty if I eat fish for lunch.
  • I feel calm if I don?t have any problems.
  • I feel cold if I don?t have a hot shower.
  • I feel sad if I see a child crying.

Diga aos alunos que eles v?o brincar de m?mica. Divida a turma em dois grupos. Escolha um aluno do grupo A e pe?a que sorteie uma senten?a da sacola. Ele(a) dever? fazer m?micas em frente a seu grupo at? que eles digam a senten?a correta em um minuto para marcar um ponto. Se eles n?o adivinharem a senten?a corretamente, o ponto vai para o grupo B. Os grupos devem se revezar at? que as senten?as da sacola se esgotem. O grupo com mais pontos vence a brincadeira.

Atividade 8: Esta atividade dever? ser iniciada nesta aula . Os grupos formados dever?o eleger a can??o a ser trabalhada. Dever?o tamb?m estabelecer as tarefas que cada um dever? cumprir. De posse do material necess?rio (papel para o p?ster, ilustra??es, cola, tesoura, etc.) e da letra da can??o, a atividade poder? ser concretizada na pr?xima aula e a apresenta??o dos p?steres na aula seguinte ou a confec??o dos cartazes pode ser feito como tarefa para casa e a apresenta??o dos p?steres na pr?xima aula.

Leia o enunciado e explique as etapas da atividade para os alunos. Pe?a que sejam bem criativos na confec??o dos p?steres e que se preparem para cantar um trecho da can??o ao menos.

4? aula

Confec??o dos p?steres e prepara??o para a apresenta??o da can??o.

5? aula

Apresenta??o dos p?steres e das can??es trabalhadas.

Avaliação

A atividade 7 permitir? a voc?, professor, avaliar o aprendizado da estrutura e do vocabul?rio trabalhados, enquanto a atividade 8 proporcionar? uma maior pr?tica da l?ngua de maneira geral atrav?s de uma tarefa bem "real" e de grande interesse dos alunos.