Portal do Professor

Início do Conteúdo

Di?logos contra o racismo: o valor da diferen?a

Autor e Co-autor(es)

SANDRO PRADO SANTOS imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M.G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Desmistificar o mito de democracia racial;
? Identificar a import?ncia da discuss?o e da necessidade de combate do racismo;
? Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a conviv?ncia solid?ria em uma sociedade democr?tica;
? Desenvolver valores b?sicos para o exerc?cio da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo;
? Praticar e valorizar os Direitos Humanos;
? Identificar elementos te?ricos que comprovam que as rela??es ?tnico/raciais s?o hist?ricas e socialmente constru?das.

Duração das atividades

De 2 a 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para a efetua??o destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias utilizadas:

? Aula interativa;
? Utiliza??o de uma sala de aula ampla;
? Uso do laborat?rio de inform?tica ou sala de v?deo.

MOTIVA??O: Hei! Voc? ? racista?

Professor/a, essa atividade tem como objetivo mapear o imagin?rio social dos educandos, qual a localiza??o social ?dada? ao negro e ao branco, bem como quais os estere?tipos associados a ?ra?a? negra.
? ?Din?mica adaptada do trabalho de Figueira (1990) intitulado ?Pesquisa: preconceito racial na escola?. Ver sugest?o nos recursos complementares?.

Procedimentos:

      Educador, para a efetiva??o da atividade ? necess?rio alguns materiais tais como: 4 fotos e/ou imagens, sendo 2 mulheres, uma branca e uma negra, e 2 homens, tamb?m um branco e um negro. Aconselhamos que para cada imagem o professor desse nome fict?cio.

      Para a disponibiliza??o das imagens aos alunos sugerimos que o professor disponibilize as veiculadas, nos livros did?ticos e/ou paradid?ticos, seja de Ci?ncias, Geografia, Hist?ria, L?ngua Portuguesa, Literatura, Matem?tica, etc, ou seja, os livros relacionados com o ano de ensino que os educandos est?o matriculados.
Caso o professor queira disponibilizar algumas imagens eletr?nicas que contemplem a sugest?o da atividade seria prop?cio a utiliza??o do laborat?rio de inform?tica. Para isso, elencamos algumas imagens com seus respectivos links de acesso a t?tulo de ilustra??o.

Imagem 1: Mulher negra - Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_Yzg5l-ZE0zw/Smtl0PeuQ9I/AAAAAAAAAFk/3DpjAa5FrUE/s320/mulher-negra.jpg

Imagem 2: Homem "branco" - Dispon?vel em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_56/1146186031vc591A.jpg

Imagem 3: Homem negro - Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_NNKngNXUhC4/SwaSkIv19nI/AAAAAAAAFQo/-cfkPNmw8rk/s320/consciencia+negra+negro.jpg

Imagem 4: Mulher "branca" - Dispon?vel em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/SBY/SBY088/57435885.jpg

Para o desenvolvimento da atividade ? necess?rio que adote os seguintes passos:


? Dividir a turma em grupos de no m?ximo (6) membros;
? Os/as alunos/as devem ser orientados para que fa?am suas escolhas individualmente, a partir dos questionamentos feitos pelo/a professor/a;
? Pedir que os/as alunos/as elejam duas pessoas ? 1? e 2? lugares ? para cada item;


Para esta din?mica ? fundamental que fa?a as seguintes perguntas:

1. Dentre as pessoas que o grupo v? nas imagens, qual o grupo acredita ser o mais amigo, o mais simp?tico, o mais inteligente e o mais bonito?
2. Qual o grupo considera o menos inteligente, o mais feio, o mais ?sujo? (sem higiene) e o menos honesto?
3. Se o grupo fosse dono de uma empresa quem selecionaria para ser o engenheiro, o m?dio, o faxineiro e o cozinheiro?
4. Para cada imagem exposta o grupo dever? elencar ou atribuir quais caracter?sticas considera negativas e/ou positivas?

? Solicitar que o grupo escolha um representante para fazer a sistematiza??o no caderno das respostas do grupo elegendo o 1? e o 2? lugar para cada um dos itens indicados nas perguntas feitas pelo/a professor/a.
? Informar que cada grupo dever? fazer a socializa??o dos resultados oralmente para toda a turma.


Aten??o professor/a:


Embora as escolhas s?o feitas individualmente a estrat?gia de din?mica de grupo ? essencial. Justamente para permitir que eles/as (os/as alunos/as) troquem id?ias sobre as caracter?sticas f?sicas das pessoas, discutindo entre si, mas que tome a sua decis?o, que foi na verdade constru?da coletivamente.
? medida que a din?mica vai acontecendo os coment?rios, as concep??es, os estere?tipos dos/as alunos/as v?o emergindo e sendo exteriorizados... O/a educador/a atento, apenas observa, e se achar necess?rio fa?a algumas anota??es para discuss?o no fechamento de tal atividade.


De posse dos relatos dos grupos, o/a professor/a deve estimular o m?ximo a an?lise do rico material. Pode-se fazer, para o fechamento, os seguintes questionamentos:
? Existe alguma rela??o preconceituosa associando as pessoas a determinadas profiss?es?
? As profiss?es, os atributos (bonito, feio, inteligente, honesto, amigo, simp?tico etc) s?o exclusivos de brancos ou negros?
? Quais foram os(as) campe?es (?es) em caracter?sticas positivas? Qual a sua cor/ra?a? Por que isto ocorreu?
? Quais foram os(as) campe?es (?es) em caracter?sticas negativas? Qual a sua cor/ra?a? Por que isto ocorreu?
? Qual o grupo (brancos, negros) foi eleito o mais simp?tico, mais amigo, mais inteligente? Por que isto ocorreu?
? Os atributos pejorativos representados em um dos grupos (brancos ou negros) s?o inatos?
? Os atributos apontados s?o naturais ou culturais? Isto ?, as pessoas nascem com elas ou ? a sociedade que constr?i uma cultura no qual esses atributos s?o engendrados?
? Os atributos associados ao negro podem ser alterados? Em quais situa??es?
? Quais as influ?ncias de atributos negativos na vida cotidiana de uma pessoa negra? E de uma pessoa branca?
? Quais as implica??es de atitudes de preconceito em rela??o ? ?tnica/ra?a na vida escolar de um/a aluno/a?
? Exemplifiquem situa??es de exclus?o social vivenciadas pelos/as jovens no que diz respeito aos padr?es ?raciais? hegem?nicos?
? As caracter?sticas associadas ao grupo dos brancos legitimam a ?superioridade? do branco? O grupo dos negros pode manifestar alguns desses atributos e/ou caracter?sticas?
? Qual a leitura que podemos fazer do perfil da turma? Ela ? preconceituosa?
? A sociedade brasileira ? preconceituosa? Voc?s acham que a integram?
? Qual a import?ncia dessa din?mica para voc?s?

ATIVIDADE 1: Explorando os materiais did?ticos: estere?tipos e preconceitos ?tnico-raciais

Professor/a, essa atividade poder? ser realizada e compartilhada com outras ?reas do saber tais como: Ci?ncias, Literatura, Hist?ria, Geografia, L?ngua Portuguesa etc.
Esta atividade tem o objetivo de discutir as quest?es de estere?tipos e preconceitos ?tnico-raciais no contexto escolar, principalmente no que tange a materiais did?ticos e livros de literatura.

Material necess?rio:
? Livros did?ticos utilizados pela turma ou livros da biblioteca escolar;
? Roteiro para avalia??o do livro ou outro material did?tico disponibilizado.

Inicialmente o/a professor/a solicitar? que os/as alunos/as ainda em grupo escolha um dos livros did?ticos que utilizam. Orient?-los na diversifica??o das escolhas, elencando todos os livros utilizados, ou seja, cada grupo escolher um livro diferente (assunto e/ou disciplina). Em seguida, distribuir um roteiro de avalia??o para cada grupo fazer a an?lise da obra.

Exemplo de Roteiro:1. T?tulo da obra:
2. Assunto tratado ou disciplina:
3. Editora e ano de publica??o:
4. No me dos autores/as:
5. Qual o n?mero de ilustra??es apresentadas em rela??o ao branco? E ao negro?
6. Encontre alguns adjetivos utilizados para descrever:
? Negros:
? Brancos:
7. Os negros que aparecem nos textos apresentam contribui??es significativas? Quais?
8. Existem se??es especiais que tratem unicamente de etnias ou ra?as particulares? Caso sim, como s?o abordadas as minorias sociais?
9. Existe alguma profiss?o associado ao negro? E ao branco?
10. Os negros que aparecem no livro apresentam algum nome ou apelido? Este mesmo apresenta uma fam?lia ou esta cuidando da fam?lia dos outros?
11. Na obra, quais os pap?is sociais est?o associados aos negros? E aos brancos?
12. Em alguma passagem da obra, os negros, est?o associados a alguma mazela social, ou seja, protagonizando situa??es de roubos, alertas contra epidemias etc?

Com o t?rmino da realiza??o de todo o roteiro, o/a professor pedir? que cada grupo fa?a a exposi??o dos resultados para os demais. Em seguida, pe?a que no caderno, cada aluno/a, registre a opini?o sobre:

? Diga se a obra analisada deve ou n?o ser adotada e por qu??
? A obra que analisou apresenta linguagem e id?ias preconceituosas e estigmatizantes no que tange as rela??es ?tnico-raciais?
? Quais as sugest?es para os/as autores/as do livro em rela??o a estere?tipos e preconceitos ?tnico-raciais?

Dica importante:Educador/a durante a leitura memorize imagens e palavras do livro adotado para a sua turma e pense nas mensagens que elas veiculam.

ATIVIDADE 2: Di?logos contra o racismo

Professor/a, pe?a que os/as alunos/as fiquem em c?rculo e em seguida apresente algumas quest?es problematizadoras para eles/as discutirem, as quais sugerimos a seguir:

? Entre os 10% mais pobres da popula??o, 65% das pessoas s?o negras (pretas e pardas).
? A expectativa de vida para popula??o branca brasileira ?, em m?dia, seis anos superior ?quela para a popula??o negra.
? Entre as pessoas assalariadas com n?vel superior, negras e negros recebem, em m?dia, 64% do sal?rio recebido por pessoas brancas.
? Entre as pessoas jovens de 18 a 24 anos, 46,4% dos brancos e brancas est?o frequentando curso superior, enquanto somente 14,1% da juventude negra est? na mesma situa??o.
? No Brasil, os riscos de morte por assassinato s?o 86,7% maiores para pessoas negras do que para brancas.
? Percentual de negros sem acesso a saneamento ? quase o dobro do de brancos.
? Mulheres negras s?o mais vulner?veis ao desemprego e a trabalhos prec?rios.
? (...) mais de 15 anos s?o necess?rios para superar desigualdade entre brancos e negros no ensino.
? Pesquisa realizada pela Funda??o Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros - 87% - admite que h? discrimina??o racial no pa?s, mas apenas 4% da popula??o se considera racista.
Essas situa??es e/ou problematiza??es foram retiradas do site: www.dialogoscontraoracismo.org.br
Os/as alunos/as ser?o questionados de quais s?o suas impress?es e/ou opini?es de cada uma das situa??es expostas pelo/a professor/a. Ou melhor, o que essas situa??es expressam? O objetivo ? instigar o debate, a reflex?o, e, sobretudo, fazer alguns apontamentos sobre:
? Diante da desigualdade social e ?tnico-racial, o que pode ser feito em termos de direitos humanos e atitudes solit?rias?


Cabe ao/a professor/a incentivar a discuss?o.
Professor/a, o que n?o pode faltar:

? Reconhecimento das desigualdades ?tnicos-raciais e uma postura cr?tica diante do ?mito da democracia racial?;
? Refletir o que significa ser branco/a no Brasil? Quais os fatores ideol?gicos, pol?ticos, sociais, hist?ricos e culturais que permeiam as rela??es de poder entre a cultura negra e a branca?
? Percep??o do impacto do racismo e suas combina??es com outras formas de discrimina??o no espa?o social e escolar;
? Estrat?gias de combate a ati tudes preconceituosas e discriminat?rias na sociedade no cotidiano escolar.
? Plano de a??o para inclus?o do tema ?tnico-racial no espa?o escolar;
? Di?logos e intera??es com outros/as educadores e com a organiza??o do Movimento Negro.

Recursos Complementares

? FIGUEIRA, V. M. Pesquisa: preconceito racial na escola. Revista Estudos Afro-Asi?ticos, n.18, maio de 1990.

? Di?logos contra o racismo: pela igualdade, impulsionamento e consolida??o racial. Voc? poder? encontrar mais informa??es no site: www.dialogoscontraoracismo.org.br.

Sugest?es de outros materiais:

? Kit educativo: A cor da Cultura. Canal Futura, dispon?vel em:
http://www.acordacultura.org.br


? M?sica: Coisa de pele (Jorge Arag?o): Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=KxUgOEUS5zU

? Curta-metragem: Educa??o e cidadania 9: Racismo - A situa??o do negro hoje. O mito da democracia racial. A necessidade da conscientiza??o de negros e brancos sobre o assunto. Depoimentos: senadora Benedita da Silva, jornalista Fernando Concei??o. Dispon?vel em:
http://www.curtagora.com/filme.asp?Codigo=2680&Ficha=Completa

? EducarRede ? http://www.educarede.org.br. Portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores/as e a alunos/as do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio da rede p?blica e a outras institui??es educativas. A tem?tica pluralidade cultural encontra-se em:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1

Sugest?es de outras aulas do portal:

? Superando o racismo na escola: por uma cidadania multicultural.
? Respeito ?s diferen?as na escola: Diferentes, mas n?o desiguais.
? Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estere?tipos e a??es discriminat?rias.
? Racismo e ensino de Ci?ncias no contexto escolar: implica??es nas rela??es sociais.

Avaliação

A avalia??o dever? ser realizada durante todo o processo, observando a participa??o dos alunos, bem como a realiza??o das atividades. Para isso, indicamos alguns crit?rios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discuss?es sempre que esta solicitar express?o oral;
* Trabalho colaborativo, sugest?o de id?ias, criatividade e integra??o com o grupo;

Lembre-se: O/a professor/a dever? avaliar n?o s? a apropria??o no conte?do, referente ? tem?tica da aula, como tamb?m a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.