Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 3)

Autor e Co-autor(es)

Tiago Lisboa Bartholo imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vin?cios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as rela??es sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participa??o
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de viv?ncia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as principais regras, o hist?rico e o funcionamento geral da modalidade Corrida de Orienta??o;

Compreender a import?ncia das atividades de lazer para a integra??o da comunidade escolar.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o conceito de lazer e atividades f?sicas.

Estratégias e recursos da aula

                                       

O est?mulo ? pr?tica de atividades f?sicas, de forma saud?vel nos momentos de lazer, ? um dos objetivos das aulas de educa??o f?sica. Apresento as etapas de constru??o de um projeto que objetiva: 1) mapear o entorno da escola para a sele??o de espa?os adequados para a pr?tica de atividade f?sica, 2) selecionar, ap?s o mapeamento, a atividade f?sica que ser? realizada; 3) organizar um evento esportivo ou recreativo com toda a comunidade escolar.

Dica: Nesse plano de aula, apresento uma proposta de evento para a comunidade escolar com o tema "corrida de orienta??o". ? importante que cada professor escolha, juntamente com seus alunos, atividades que motivem e ao mesmo tempo integrem a comunidade escolar. ? importante ficar claro que a corrida de orienta??o ? apenas um exemplo de atividade e n?o o prop?sito final desse plano de unidade. O mais importante ? despertar nos alunos a import?ncia da pr?tica de atividades f?sicas no tempo do lazer e a possibilidade de expandir os espa?os educativos da escola para al?m dos muros escolares.

At? esse momento, os alunos j? realizaram os objetivos supracitados (1 e 2): mapearam os espa?os f?sicos dispon?veis para a pr?tica de atividades f?sicas no entorno da escola e selecionaram a pr?tica da corrida de orienta??o para ser apresentada como pr?tica de lazer para a comunidade escolar. Por se tratar de uma modalidade pouco divulgada nos meios de comunica??o, ? poss?vel que grande parte dos alunos desconhe?a as regras, o hist?rico e o funcionamento geral da modalidade.
Dessa forma, a primeira atividade da aula ser? a realiza??o de uma pesquisa no laborat?rio de inform?tica com a supervis?o do professor sobre a modalidade corrida de orienta??o.

Divididos em grupos, os alunos dever?o apresentar os seguintes produtos:
1) as regras da corrida de orienta??o pedestre;
2) as regras da corrida de orienta??o em bicicleta;
3) hist?rico da modalidade "corrida de orienta??o";
4) os equipamentos necess?rios para a pr?tica da modalidade "corrida de orienta??o";
5) v?deos ilustrativos de competi??es e outros eventos de orienta??o.

Dica: Em vez de apresentar os endere?os eletr?nicos para os alunos, o professor poder? ensin?-los a realizar pesquisas em grandes sites de busca como, por exemplo, o ?Google?. Apresente a t?cnica de pesquisa com palavras chaves. No caso dessa pesquisa poderemos utilizar: 1) Orienta??o; 2) Corrida de Orienta??o; 3) Competi??es de Orienta??o. O professor poder? socializar t?cnicas simples de pesquisa na rede, como por exemplo, o uso de aspas quando optar pela busca de express?es ou termos com mais de uma palavra (exemplo: ?competi??es de corrida de orienta??o em bicicleta?). O dom?nio de tais ferramentas e habilidades certamente ser? uma exig?ncia da vida moderna. Sugest?es de sites para a pesquisa dos alunos:

http://www.rumoverde.esp.br/noticias/2007/2007-08-28b.pdf

http://www.orientacao.net

http://www.cbo.org.br/site/regras/index.ph

http://www.youtube.com/watch?v=yAV_bMl8tMo&feature=fvw

A coleta de dados ter? dura??o de 30 minutos. Na segunda parte da aula, os alunos dever?o fazer uma breve apresenta??o das informa??es coletadas para seus c olegas de classe. A principal tarefa ser? apresentar, de forma resumida, as regras e o hist?rico, destacando as informa??es mais relevantes para o grupo. N?o percamos de vista que o grupo dever? organizar um evento de Orienta??o para a comunidade escolar; dessa forma, devem compreender, de forma geral, o funcionamento de uma corrida de orienta??o.

Recursos Complementares

Indico, como leitura complementar para o professor, o artigo ?A Corrida de Orienta??o enquanto Conte?do da Educa??o F?sica Escolar? dos autores F?bio Souza de Oliveira; Johelio Santana Barroso; Osvaldo Moura Costa Junior.
http://www.efdeportes.com/efd119/corrida-de-orientacion-conteudo-da-educacao-fisica-escolar.htm


Destaco alguns sites para auxiliar a pesquisa dos alunos e do professor:
- Regras para Orienta??o pedestre; Regras para Orienta??o em bicicleta; Equipamento para a Orienta??o:
http://www.cbo.org.br/site/regras/index.php


- Hist?rico da modalidade e suas aplica??es para a escola:
http://www.rumoverde.esp.br/noticias/2007/2007-08-28b.pdf
http://www.orientacao.net


- V?deos sobre a corrida de orienta??o:
http://www.youtube.com/watch?v=yAV_bMl8tMo&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=Vek-tkRfvUA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EDjUdZWAM9s

Avaliação

A apresenta??o dos grupos, realizada na segunda parte da aula, ser? uma das formas de avalia??o. O professor dever? observar a capacidade de concis?o e clareza dos alunos, e identificar se os grupos conseguiram destacar as informa??es mais relevantes em cada um dos t?picos pesquisados.

Ao final da aula, o professor poder? realizar um grande debate com perguntas norteadoras:
1) O que ? a modalidade de Orienta??o? Qual o objetivo da modalidade?
2) Como funciona uma competi??o de orienta??o?
3) Quais os equipamentos necess?rios para a pr?tica da orienta??o?
4) Como poderemos adaptar alguns dos materiais como a b?ssola, o prisma ou o picotador do cart?o de controle para a realidade do evento escolar?