Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dia e noite: literatura infantil

Autor e Co-autor(es)

Miriam Raquel Piazzi Machado imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andrea Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o interesse pela leitura.

Produzir texto, mesmo que de forma não convencional.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

a) A professora iniciará a aula apresentando 2 gravuras retratando o dia e a noite. Em seguida, tecer comentários sobre cada fase e sobre o que as pessoas, geralmente fazem nesses horários.. 

b) Fazer a leitura das imagens do livro "Dia e Noite", de Mary e Eliardo França, pedindo que relatem o que estão vendo em cada página.

Depois, ouvir a história a partir do link:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11845

c) A seguir, fazer a leitura modelar da história.



Capa do livro a partir do link:

http://www.submarino.com.br/#light-Content

undefined

d) Após ouvir a história, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que eles gostam de fazer de dia e o que gostam de fazer à noite. Qual a parte do dia de que mais gostam?

e) A partir desses comentários, propor aos alunos que escrevam, mesmo que de forma não convencional, sobre a parte do dia de que mais gostam, como também o que mais gostam de fazer.

Esses trabalhos serão apresentados para a turma.

Caso o aluno ainda não esteja na fase alfabética, a professora poderá escrever, abaixo do texto do aluno, de forma ortográfica.

Avaliação

Avaliar os textos escritos pelos alunos para detectar em que fase da aquisição da escrita se encontram (pré-silábica, silábica, alfabética ou ortográfica), a fim de propiciar atividades para fazê-los avançar.