Portal do Professor

Início do Conteúdo

Literatura Infantil: O rato roeu a roupa

Autor e Co-autor(es)

Miriam Raquel Piazzi Machado imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andr?a Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto pela leitura.

Brincar com rimas para perceber as similaridades dos sons da fala.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetiza??o e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

a) Perguntar se os alunos sabem o que ? um trava-l?ngua.

Explicar que os trava-l?nguas pertencem ao nosso folclore, ou seja, s?o passados de gera??o a gera??o. S?o frases  que tem palavras com sons repetidos para dificultar a pron?ncia.

Perguntar quem conhece um trava-l?ngua e pedir que os alunos falem os que conhecerem.

Brincar de telefone sem fio (falar no ouvido de uma crian?a uma frase que passar? para a outra, e assim sucessivamente). Exemplo de um  trava-l?ngua para essa aula: "O rato roeu a roupa do rico rei de Roma".

b) Convidar os alunos a ouvir a hist?ria: O rato roeu a roupa, de Ana Maria Machado e Claudius, da Editora Salamandra, a partir do link:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-rato-roeu-a-roupa

Imagem da capa do livro a partir do link:

http://www.bondfaro.com.br/fotos--o-rato-roeu-a-roupa-machado-ana-maria-8528101592.html

undefined

c) Fazer uma listagem no quadro de giz de todas as palavras que come?am com "R" presentes no livro.

Propor a brincadeira do bingo. Os alunos escolher?o 6 palavras escritas no quadro e copiar?o numa cartela quadriculada. A professora ir? sortear as palavras. O aluno que tiver a palavra sorteada marcar? na cartela.

Aula 2:

a) Relembrar a hist?ria da aula anterior, pedindo que recontem oralmente. Complementar as informa??es fazendo a leitura das imagens.

b) Ao terminar, propor aos alunos que registrem a parte da hist?ria mais divertida. Poder?o escrever uma frase sobre essa parte. (Caso os alunos ainda n?o estejam na fase alfab?tica, a professora poder? escrever a frase de maneira ortogr?fica abaixo da frase escrita pelo aluno).

c) Pedir que apresentem ? frente sua produ??o, mostrando o desenho e lendo a frase. Posteriormente montar um mural na sala com os trabalhos expostos. 

Avaliação

Observar se os alunos fizeram os registros das palavras do bingo de forma correta e se conseguiram identificar as palavras sorteadas.

Verificar o interesse dos alunos em ouvir a hist?ria e em brincar com os trava-l?nguas.

Avaliar o desempenho em retratar, atrav?s de desenho, uma parte da hist?ria e a escrita respectiva.