Andr?a Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Desenvolver o gosto pela leitura.
Brincar com rimas para perceber as similaridades dos sons da fala.
Estar inserido no processo de alfabetiza??o e letramento.
a) Perguntar se os alunos sabem o que ? um trava-l?ngua.
Explicar que os trava-l?nguas pertencem ao nosso folclore, ou seja, s?o passados de gera??o a gera??o. S?o frases que tem palavras com sons repetidos para dificultar a pron?ncia.
Perguntar quem conhece um trava-l?ngua e pedir que os alunos falem os que conhecerem.
Brincar de telefone sem fio (falar no ouvido de uma crian?a uma frase que passar? para a outra, e assim sucessivamente). Exemplo de um trava-l?ngua para essa aula: "O rato roeu a roupa do rico rei de Roma".
b) Convidar os alunos a ouvir a hist?ria: O rato roeu a roupa, de Ana Maria Machado e Claudius, da Editora Salamandra, a partir do link:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-rato-roeu-a-roupa
Imagem da capa do livro a partir do link:
http://www.bondfaro.com.br/fotos--o-rato-roeu-a-roupa-machado-ana-maria-8528101592.html
c) Fazer uma listagem no quadro de giz de todas as palavras que come?am com "R" presentes no livro.
Propor a brincadeira do bingo. Os alunos escolher?o 6 palavras escritas no quadro e copiar?o numa cartela quadriculada. A professora ir? sortear as palavras. O aluno que tiver a palavra sorteada marcar? na cartela.
Aula 2:
a) Relembrar a hist?ria da aula anterior, pedindo que recontem oralmente. Complementar as informa??es fazendo a leitura das imagens.
b) Ao terminar, propor aos alunos que registrem a parte da hist?ria mais divertida. Poder?o escrever uma frase sobre essa parte. (Caso os alunos ainda n?o estejam na fase alfab?tica, a professora poder? escrever a frase de maneira ortogr?fica abaixo da frase escrita pelo aluno).
c) Pedir que apresentem ? frente sua produ??o, mostrando o desenho e lendo a frase. Posteriormente montar um mural na sala com os trabalhos expostos.
Observar se os alunos fizeram os registros das palavras do bingo de forma correta e se conseguiram identificar as palavras sorteadas.
Verificar o interesse dos alunos em ouvir a hist?ria e em brincar com os trava-l?nguas.
Avaliar o desempenho em retratar, atrav?s de desenho, uma parte da hist?ria e a escrita respectiva.