Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que serei quando crescer?: conhecendo as profiss?es

Autor e Co-autor(es)

N?bia Silvia Guimaraes Paiva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita de C?ssia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Compreender as diferentes atividades que os adultos desenvolvem;
? Inteirar-se da profiss?o dos pais;
? Conhecer outras profiss?es;
? Perceber as fun??es de algumas profiss?es na sociedade;

Duração das atividades

4 horas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Professor precisa conhecer as profiss?es dos pais das crian?as antes de realizar essa aula a fim de auxiliar as crian?as no come?o do trabalho.

Estratégias e recursos da aula

Objetivos da aula: despertar o interesse e a curiosidade das crian?as para as diferentes profiss?es existentes na sociedade. A aula destina-se a crian?as de 5 anos.

Primeiro Momento:
Com o objetivo de iniciar o tema, o professor leva para a sala de aula a poesia ?O QUE ? QUE EU VOU SER?? de Pedro Bandeira.


O QUE ? QUE EU VOU SER?

Bete quer ser Bailarina
Z? quer ser aviador
Carlos vai plantar batatas
Juca quer ser um ator

Camila gosta de m?sica
Patr?cia quer desenhar
Uma vai pegando o l?pis
E a outra p?e-se a cantar.

Mas eu n?o sei se vou ser
Poeta, doutora ou atriz
Hoje eu s? sei de uma coisa:
Quero ser muito FELIZ!

A forma de explorar a poesia deve ser bem l?dica, com uma leitura pausada levando as crian?as a ouvirem com aten??o. Pode-se deixar um peda?o de papel Kraft ou sulfit?o j? colado no quadro ou em uma parede da sala para ir colando aos poucos as estrofes da poesia. Por?m, depois da leitura e antes de colar as partes da poesia para formar o cartaz, deixe que as crian?as ilustrem cada estrofe. A ilustra??o pode ser feita por meio de desenho com canetinhas e em duplas. Depois que todos terminarem monte o cartaz que ficar? completo com a escrita e a ilustra??o feita pelas crian?as. Afixe o cartaz na sala para aprecia??o da turma.

Segundo Momento:

Com o objetivo de que cada crian?a fale sobre a profiss?o de seus pais, em outra aula, coloque as crian?as em roda e fa?a a brincadeira da Batata Quente. A crian?a que ?queimar? conta para o grupo em que ou onde seu pai e sua m?e trabalham. Nesse momento nem todas as crian?as se lembrar?o do trabalho dos pais, por isso voc? professor, poder? ajudar completando a fala da crian?a.

Terceiro Momento:

Converse sobre a import?ncia de cada profiss?o para a vida em sociedade e retome a poesia da primeira aula. Pe?a que as crian?as imaginem que j? cresceram e que precisam escolher uma profiss?o. D? uma atividade de registro em que as crian?as ir?o tentar fazer a escrita da profiss?o desejada e depois o desenho.


Com o objetivo de levar as crian?as a avan?arem em sua compreens?o sobre a escrita, enquanto as crian?as v?o fazendo a escrita e o desenho, o professor pode ir passando de carteira em carteira fazendo a reescrita da palavra, assim a crian?a ir? comparar a sua escrita com a escrita convencional e ir? avan?ar em sua compreens?o acerca da escrita

Quarto Momento:

Envie para casa uma atividade em que cada crian?a dever? pesquisar sobre a profiss?o escolhida, trazendo as caracter?sticas e fun??es, bem como uma gravura ilustrativa.


Quinto Momento:

No retorno da atividade socialize em roda com as crian?as a profiss?o escolhida por cada um e oportunize as falas sobre as profiss?es que apareceram.

Avaliação

Professor/a observe o que aparece nas falas das crian?as com rela??o ?s profiss?es. As crian?as ampliaram seu conhecimento de mundo. Quais s?o as profiss?es que mais aparecem na turma? As crian?as demonstraram interesse pelas atividades?