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MISTURAS: DOMINANDO OS CONCEITOS

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CL?UDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta atividade o aluno ter? oportunidade de rever seu aprendizado sobre os conceitos referentes ao estudo de misturas.

Duração das atividades

01 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre misturas homog?nea e heterog?nea.

Estratégias e recursos da aula

INSTRU??ES PARA O PROFESSOR:

I.Instru??es para a confec??o das pedras do domin?:

1. O professor inicialmente define a dimens?o das pedras: (sugest?o: 8 cm x 4 cm) e quantos jogos ser?o confeccionados. Cada jogo permite a participa??o de 2 ou 4 jogadores.
2. ? necess?rio colar c?pias das pedras do domin? (sugeridas abaixo) numa folha de papel cart?o.
3. Em seguida, as pedras ser?o recortadas constituindo um total de 28 pedras. Por exemplo: o modelo abaixo representa uma pedra do jogo.

PROCESSO USADO PARA SEPARAR ?GUA E SALDESTILA??O

Observa??es:

1.? importante plastificar o material para uma maior durabilidade do material.
2.O professor poder? tornar este material did?tico mais sofisticado, por exemplo: alterando a formata??o da digita??o, colocando moldura nas pedras, escolhendo outro material para construir as pedras, utilizando impress?o colorida, etc.

PEDRAS DO DOMIN?:

UTILIZA-SE UM JATO DE AR PARA A SEPARA??O

MISTURA HOMOG?NEA

SISTEMA FORMADO POR ?GUA E AREIA

SEPARA??O MAGN?TICA

PROCESSO USADO PARA SEPARAR ?GUA E SAL

DESTILA??O

PROCESSO USADO PARA SEPARAR ?GUA E AZEITE

EVAPORA??O
 UTILIZA-SE UMA PENEIRA PARA A SEPARA??O DOS COMPONENTES DA MISTURAPROCESSO USADO PARA SEPARAR AREIA E LIMALHA DE FERRO

DECANTA??O

CATA??O
UTILIZA-SE UM IM? PARA SEPARAR OS COMPONENTES DA MISTURASEPARA??O DOS COMPONENTES DO PETR?LEO
UTILIZA-SE UM FILTRO PARA SEPARAR OS COMPONENTES DA MISTURAPROCESSO USADO PARA SEPARAR SERRAGEM E AREIA
UTILIZAM-SE A EBULI??O E A CONDENSA??O PARA A SEPARA??O DOS COMPONENTES DA MISTURASISTEMA COM MAIS DE UMA FASE

PENEIRA??O

VENTILA??O

MISTURA HETEROG?NEA

MISTURA HETEROG?NEA
POR MEIO DO REPOUSO DA MISTURA SEPARAM-SE OS COMPONENTESSISTEMA FORMADO POR FEIJ?O E IMPUREZAS
UTILIZA-SE A PIN?A OU A M?O PARA SEPARAR OS COMPONENTESFILTRA??O

UTILIZA-SE A EVAPORA??O PARA SEPARA??O DOS COMPONENTES DA MISTURA

MISTURA HOMOG?NEA

MISTURA HOMOG?NEASISTEMA FORMADO POR ?GUA E SAL
PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HETEROG?NEASISTEMA FORMADO POR LIMALHA DE FERRO E SERRAGEM
SISTEMA FORMADO POR ARROZ E CASCA DO ARROZPROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HOMOG?NEA
MISTURA HETEROG?NEASISTEMA FORMADO POR OURO E AREIA
CENTRIFUGA??OSEPARA??O DOS COMPONENTES POR MEIO DE UMA CORRENTE DE ?GUA
SEPARA??O DE COMPONENTES CUJAS DENSIDADES S?O DIFERENTESLEVIGA??O
PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HOMOG?NEAPROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HOMOG?NEA
PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HETEROG?NEAPROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HETEROG?NEA
SISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASEPROCESSO DE SEPARA??O DO FEIJ?O E IMPUREZAS
SISTEMA COMPOSTO POR UMA ?NICA FASEPROCESSO UTILIZADO NA SEPARA??O DA ?GUA DO MAR E DO SAL
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARA??O DOS COMPONENTES DO SANGUEPROCESSO UTILIZADO NO GARIMPO DO OURO
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARA??O DE AREIA E PEDRASSISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASE
PROCESSO QUE SEPARA O AMENDOIM DAS SUAS PEL?CULASSISTEMA COMPOSTO POR UMA ?NICA FASE
PROCESSO QUE SEPARA O P? DE CAF? DO CAF? L?QUIDOMISTURA HOMOG?NEA

II. INSTRU??ES PARA O JOGO:

1. Cada jogador recebe 7 ou 14 pe?as, dependendo no n?mero de jogadores participantes.

2. Os jogadores dever?o tirar par ou ?mpar para ver quem inicia o jogo.

3. Quem inicia o jogo, coloca sobre a mesa uma de suas pedras.

4. O outro jogador colocar? uma pedra que encaixe em uma das "pontas" da pedra de domin? que foi colocada na mesa.

Estes s?o os encaixes permitidos: (sugest?o)
a. nome do processo e descri??o do processo de separa??o:
    leviga??o encaixa com processo de separa??o dos componentes por meio de uma corrente de ?gua.

b. exemplo de mistura e tipo de mistura:
    sistema formado por ouro e areia encaixa com mistura heterog?nea.

c.  exemplo de mistura e n?mero de fases do sistema:
    sistema formado por feij?o e impurezas encaixa com sistema composto por mais de uma fase.

d.  tipo de mistura e n?mero de fases do sistema:
    mistura homog?nea encaixa com sistema composto por uma ?nica fase.

5. E assim, alternativamente, as pedras s?o colocadas formando um encaixe de informa??es e conceitos.

6. Se o jogador n?o tiver pedra a colocar ele passa permanecendo sem jogar aquela rodada.

7. Vence quem se livrar de todas as suas pe?as ou quem tiver o menor n?mero de pedras na m?o.

Avaliação

INSTRU??ES PARA O PROFESSOR:

1.O professor entrega uma folha em branco aos alunos e solicita-lhes que nela coloquem seus nomes.
2.Na primeira quest?o, o professor escreve no quadro um m?todo de separa??o de misturas e os alunos redigir?o 2 informa??es sobre o mesmo.
3.Na segunda quest?o, o professor escreve no quadro uma informa??o e os alunos ter?o que registrar na folha o nome do m?todo de separa??o ao qual se refere a informa??o.
4.Depois as folhas s?o recolhidas e misturadas. Novamente elas s?o entregues aleatoriamente aos alunos para que, neste momento, fa?am as corre??es. O aluno que far? a corre??o tamb?m se identificar?. Assim, nesta atividade estar?o registrados o nome do aluno que respondeu e o nome do aluno que corrigiu.
5.Uma vez corrigidas as quest?es, as folhas s?o entregues aos alunos que responderam as quest?es para que verifiquem a corre??o.
6.O professor poder? valorizar a resposta ou a resposta e a corre??o.