CL?UDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Nesta atividade o aluno ter? oportunidade de rever seu aprendizado sobre os conceitos referentes ao estudo de misturas.
PROCESSO USADO PARA SEPARAR ?GUA E SAL | DESTILA??O |
Observa??es:
1.? importante plastificar o material para uma maior durabilidade do material.
2.O professor poder? tornar este material did?tico mais sofisticado, por exemplo: alterando a formata??o da digita??o, colocando moldura nas pedras, escolhendo outro material para construir as pedras, utilizando impress?o colorida, etc.
PEDRAS DO DOMIN?:
MISTURA HOMOG?NEA
SISTEMA FORMADO POR ?GUA E AREIA
PROCESSO USADO PARA SEPARAR ?GUA E SAL
PROCESSO USADO PARA SEPARAR ?GUA E AZEITE
DECANTA??O
PENEIRA??O
MISTURA HETEROG?NEA
UTILIZA-SE A EVAPORA??O PARA SEPARA??O DOS COMPONENTES DA MISTURA
MISTURA HOMOG?NEA | SISTEMA FORMADO POR ?GUA E SAL |
PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HETEROG?NEA | SISTEMA FORMADO POR LIMALHA DE FERRO E SERRAGEM |
SISTEMA FORMADO POR ARROZ E CASCA DO ARROZ | PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HOMOG?NEA |
MISTURA HETEROG?NEA | SISTEMA FORMADO POR OURO E AREIA |
CENTRIFUGA??O | SEPARA??O DOS COMPONENTES POR MEIO DE UMA CORRENTE DE ?GUA |
SEPARA??O DE COMPONENTES CUJAS DENSIDADES S?O DIFERENTES | LEVIGA??O |
PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HOMOG?NEA | PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HOMOG?NEA |
PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HETEROG?NEA | PROCESSO DE SEPARA??O DE MISTURA HETEROG?NEA |
SISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASE | PROCESSO DE SEPARA??O DO FEIJ?O E IMPUREZAS |
SISTEMA COMPOSTO POR UMA ?NICA FASE | PROCESSO UTILIZADO NA SEPARA??O DA ?GUA DO MAR E DO SAL |
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARA??O DOS COMPONENTES DO SANGUE | PROCESSO UTILIZADO NO GARIMPO DO OURO |
PROCESSO UTILIZADO NA SEPARA??O DE AREIA E PEDRAS | SISTEMA COMPOSTO POR MAIS DE UMA FASE |
PROCESSO QUE SEPARA O AMENDOIM DAS SUAS PEL?CULAS | SISTEMA COMPOSTO POR UMA ?NICA FASE |
PROCESSO QUE SEPARA O P? DE CAF? DO CAF? L?QUIDO | MISTURA HOMOG?NEA |
II. INSTRU??ES PARA O JOGO:
1. Cada jogador recebe 7 ou 14 pe?as, dependendo no n?mero de jogadores participantes.
2. Os jogadores dever?o tirar par ou ?mpar para ver quem inicia o jogo.
3. Quem inicia o jogo, coloca sobre a mesa uma de suas pedras.
4. O outro jogador colocar? uma pedra que encaixe em uma das "pontas" da pedra de domin? que foi colocada na mesa.
Estes s?o os encaixes permitidos: (sugest?o)
a. nome do processo e descri??o do processo de separa??o:
leviga??o encaixa com processo de separa??o dos componentes por meio de uma corrente de ?gua.
b. exemplo de mistura e tipo de mistura:
sistema formado por ouro e areia encaixa com mistura heterog?nea.
c. exemplo de mistura e n?mero de fases do sistema:
sistema formado por feij?o e impurezas encaixa com sistema composto por mais de uma fase.
d. tipo de mistura e n?mero de fases do sistema:
mistura homog?nea encaixa com sistema composto por uma ?nica fase.
5. E assim, alternativamente, as pedras s?o colocadas formando um encaixe de informa??es e conceitos.
6. Se o jogador n?o tiver pedra a colocar ele passa permanecendo sem jogar aquela rodada.
7. Vence quem se livrar de todas as suas pe?as ou quem tiver o menor n?mero de pedras na m?o.
INSTRU??ES PARA O PROFESSOR:
1.O professor entrega uma folha em branco aos alunos e solicita-lhes que nela coloquem seus nomes.
2.Na primeira quest?o, o professor escreve no quadro um m?todo de separa??o de misturas e os alunos redigir?o 2 informa??es sobre o mesmo.
3.Na segunda quest?o, o professor escreve no quadro uma informa??o e os alunos ter?o que registrar na folha o nome do m?todo de separa??o ao qual se refere a informa??o.
4.Depois as folhas s?o recolhidas e misturadas. Novamente elas s?o entregues aleatoriamente aos alunos para que, neste momento, fa?am as corre??es. O aluno que far? a corre??o tamb?m se identificar?. Assim, nesta atividade estar?o registrados o nome do aluno que respondeu e o nome do aluno que corrigiu.
5.Uma vez corrigidas as quest?es, as folhas s?o entregues aos alunos que responderam as quest?es para que verifiquem a corre??o.
6.O professor poder? valorizar a resposta ou a resposta e a corre??o.