BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalh?es
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poder?:
- conhecer um formato de texto persuasivo, o an?ncio publicit?rio;
- aprender a competir de forma sadia, atrav?s de uma elei??o da melhor pe?a publicit?ria produzida;
- conhecer diferentes formas de argumenta??o e convencimento;
- aprender a adequar a linguagem de seu texto a um p?blico alvo.
Desej?vel que os alunos tenham uma boa no??o sobre argumenta??o. Para fundamentar essa discuss?o, recomenda-se o link da aula ?Construindo a argumenta??o: falar, ler, viver e escrever da realidade para a fic??o?.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6166 ? [acesso em 11/12/09].
Professor, esta proposta se dedica a aproximar os alunos da estrutura de uma pe?a publicit?ria. Certamente eles s?o bombardeados por mensagens de marketing diariamente e, justamente por isso, ? que se julga importante dar a eles um ponto de vista mais cr?tico em rela??o ? estrutura de cria??o desse formato de texto argumentativo.
Inicie explicando aos alunos que a pe?a publicit?ria, genericamente conhecido como an?ncio , tem o objetivo de comunicar informa??es referentes a interesses comerciais, institucionais, pol?ticos, educacionais, governamentais, art?sticos etc, para a promo??o de uma ideia ou venda de um produto, marca, empresa, servi?o.
Isso se faz para persuadir algu?m a adquirir um produto, tomar uma atitude, fazer uma escolha e para criar ou consolidar uma imagem favor?vel de algo.
Mostre aos alunos alguns exemplos de texto publicit?rio, para que eles percebam que esse ? um texto que alia argumentos ? imagens. Chame a aten??o deles para a exist?ncia, em quase todos os modelos de pe?a, de um slogan chamativo, em que sempre est? impl?cita a recomenda??o do produto, uma imagem a ele associada e, por vezes, um texto mais extenso contendo informa??es mais detalhadas sobre o produto, tema ou servi?o. ? importante que eles notem a exist?ncia de jogos de palavras que s?o imprescind?veis a esse tipo de texto.
Veja os casos abaixo:
http://imagenes.acambiode.com/img-bbdd/CITROEN-PICASSO.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3espanhol/9fumarteenvejeceantes.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://farm3.static.flickr.com/2399/2065898109_68967c4819_o.gif - [acesso em 11/12/09].
http://www.santander.com.br/portal/gsb/gcm/package/campanhas/CSL0406_44044.zip/_img/img_campanhas00-g.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://www.photoshopcreative.com.br/trabalhos/full/3159.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://3.bp.blogspot.com/_HhhQnvqcgYQ/Sfi_3A30sgI/AAAAAAAAACM/ljl9FWhHoZQ/S1600-R/cartaz+USV_2_50.jpg ? [acesso em 11/12/09].
http://mansurhlf.files.wordpress.com/2008/09/bicicleta-thumb.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://o.castelo.vai.nu/archives/2007/04/16/Dia-Mundial-do-Livro.jpg - [acesso em 14/12/09].
Agora que os alunos j? conhecem a estrutura de uma pe?a publicit?ria, cada um far? a sua pr?pria pe?a. Voc? pode dividir a turma em equipes de tr?s ou quarto alunos. Os temas podem ser variados: incentivo ao n?o uso de bebidas alco?licas ou cigarro; incentivo ? leitura; campanha em favor da preserva??o do meio ambiente. Os alunos podem tamb?m escolher um produto que queiram divulgar.
1) Entregue a cada grupo uma folha de papel cart?o A3 branca e algumas folhas de papel A4 para rascunho.
2) Tendo por base os an?ncios analisados, os alunos ter?o que pensar em argumentos em favor do produto ou tema que ir?o anunciar.
3) Agora eles ir?o escolher uma gravura de revista ou fazer um desenho que ilustre a pe?a publicit?ria. Ressalte a import?ncia de que a pe?a n?o fique muito carregada de informa??es e imagens. Eles devem, tamb?m, tomar cuidado com o equil?brio de distribui??o dos elementos que v?o compor a pe?a no papel cart?o. Uma boa no??o de perspectiva, linearidade e est?tica ? muito importante. Se for poss?vel, nesta etapa do trabalho, convide o professor de Artes da escola para discutir com a turma os conceitos art?sticos que comp?em uma pe?a publicit?ria. A intera??o com professores de outras ?reas ? importante para que os alunos percebam que habilidades de leitura e de escrita abrangem outros campos do conhecimento, se conscientizem de que a escrita deve ser cuidadosa para todos os professores e, n?o apenas, para o professor de portugu?s. Ler e escrever s?o habilidades requeridas em todos as ?reas e contextos sociais e, portanto, extrapolam o espa?o da sala de aula de portugu?s e da escola.
4) Agora o grupo deve produzir um slogan. Devem primar por algo de f?cil memoriza??o, que seja facilmente associado ? imagem e a ideia que se quer transmitir, de forma que seja formado um s? texto.
Ap?s seguir esses passos, cada grupo deve mostrar ao professor o rascunho de seu trabalho. S? ent?o, ap?s as devidas corre??es, modifica??es, o trabalho deve ser definitivamente feito no papel cart?o, com o m?ximo de capricho.
Agora que todas as pe?as est?o prontas, v? ao p?tio da escola com os alunos, levando-as. Tenha em m?os uma tesoura e um rolo de barbante. Leve tamb?m uma caixa de papel?o.
Com a ajuda dos alunos, voc? far? um cord?o com as pe?as publicit?rias que eles produziram. Elas ser?o expostas no p?tio, no formato de bandeirolas de festa junina. Cada pe?a dever? receber um n?mero, para poder participar do processo de vota??o que ser? proposto.
Depois disso, oriente os alunos a pegarem a caixa e enfeit?-la, ou com papel de presente, ou com folhas de revista. Eles devem fazer uma urna com a caixa de papel?o. Ela servir? para que a comunidade escolar vote na melhor pe?a publicit?ria produzida. Enquanto alguns alunos produzir?o a urna, outros podem se encarregar dos cartazes de divulga??o da campanha, em que ser? escrito o convite para que todos ajudem a eleger a melhor pe?a. Esse ? outro momento em que o professor de Artes poder? ser parceiro.
A apura??o dos votos deve ser feita na sala de aula, na presen?a de todos os alunos. Os votos podem ser contabilizados pelo professor, que ir? escrever os resultados no quadro, no decorrer da apura??o. Aqui, o professor de matem?tica pode ser seu parceiro para o desenvolvimento de instrumentos de leitura e de escrita para demonstrar os resultados obtidos (g?ficos, tabelas, mapas conceituais..) e sistematizar conhecimentos de proporcionalidade, percentagem, regras de tr?s .
? importante valorizar os trabal hos vencedores. Recomenda-se que a escola premie os tr?s primeiros colocado s. Os seus trabalhos podem ser reproduzidos em tamanho maior e expostos na escola, ou em um blog. O importante ? que sejam divulgados, para que pare?a que o trabalho foi feito em v?o. N?o se esque?a de convidar os professores envolvidos (Artes. matem?tica) para participar dessa atividade. Interessante se os processos de constru??o das pe?as publicit?rias e dos intrumentos de leitura e de comunica??o de resultados forem registrados em imagens ou video e expostos juntos com os trabalhos premiados ou durante o per?odo da vota??o. Defina como isso poderia ser feito.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6166 ? Aula "Construindo a argumenta??o: falar, ler, viver e escrever da realidade para a fic??o?. - [acesso em 11/12/09].
Exemplos de pe?a pubicit?ria:
http://imagenes.acambiode.com/img-bbdd/CITROEN-PICASSO.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3espanhol/9fumarteenvejeceantes.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://farm3.static.flickr.com/2399/2065898109_68967c4819_o.gif - [acesso em 11/12/09].
http://www.santander.com.br/portal/gsb/gcm/package/campanhas/CSL0406_44044.zip/_img/img_campanhas00-g.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://www.photoshopcreative.com.br/trabalhos/full/3159.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://3.bp.blogspot.com/_HhhQnvqcgYQ/Sfi_3A30sgI/AAAAAAAAACM/ljl9FWhHoZQ/S1600-R/cartaz+USV_2_50.jpg ? [acesso em 11/12/09].
http://mansurhlf.files.wordpress.com/2008/09/bicicleta-thumb.jpg - [acesso em 11/12/09].
http://www.apimprensa.pt/cache/get_bin.aspx?404;http://www.apimprensa.pt/cache/bin/XPQ4wXwXX320pPjjs8mG4nZKU.jpeg - [acesso em 11/12/09].
Professor, esta proposta oferece base para que voc? avalie a capacidade de manifesta??o escrita dos alunos, a partir do slogan e da descri??o do objeto (caso haja). Observe desde quest?es referentes ? ortografia, at? ? escolha tem?tica, a adequa??o da linguagem ao p?blico que se interessar? pelo objeto anunciado e a est?tica da pe?a num todo.
? pertinente que ao final da proposta voc? fa?a um question?rio para que os alunos demonstrem se realmente internalizaram algumas no??es trabalhadas. Deixe espa?o para que eles se manifestem dizendo o que aprenderam com as aulas, para que deem sugest?es ou fa?am cr?ticas. Dar voz aos seus alunos ? muito importante, pois s?o eles os piv?s centrais do processo de aprendizagem.