Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Vivenciar o salto com vara adaptado.
Vivenciar a possibilidade de transposi??o do corpo a um obst?culo com aux?lio de um implemento.
Conhecer o salto com vara como uma das modalidades do atletismo.
Atividade 3
Propor varia??es da atividade pedindo que realizem a atividade dando impulso com a perna direita e com a esquerda..
Apontar os alunos que est?o realizando com melhor facilidade e pedir a turma que observem eles saltarem e apontar o motivo do que v?em no movimento que gera um melhor desenvolvimento do salto
Aparecer? a eleva??o do quadril (centro de gravidade) e eleva??o dos p?s. Realizar novamente a atividade, pedindo que tentem fazer do mesmo modo e se com isso, conseguem melhorar o salto.
Atividade 4
Introduzir uma pequena corrida com a vara na m?o, apoiar no ponto pr?-marcado e lan?ar o corpo para frente, sem tocar os p?s no ch?o e aterrizar um pouco mais al?m do que a aterrizagem na atividade anterior.
Se n?o estiverem conseguindo alcan?ar estes objetivos, o professor dever? orientar os alunos que mudem o local de onde iniciaram a corrida;
Atividade 5
Nesta atividade o professor dever? ter um colch?o para amortecer o impacto dos alunos com o ch?o.
O professor dever? posicionar os alunos em um ponto mais alto que o solo (aproximadamente 1 metro a 1 metro e trinta cent?metros) ex: em um plinto ou na encosta de um barranco.
Os alunos dever?o se lan?ar segurando a vara, fazendo um p?ndulo at? aterrizar no colch?o.
Atividade 6
Experimentar esse movimento com uma pequena corrida, introduzindo um obst?culo (el?stico) para que seja ultrapassado, devendo ir aumentando sua altura.
O professor dever? verificar se os alunos conseguiram entender sobre os principais elementos necess?rios para que se realize um bom salto com vara.
Pedir ao melhor saltador que realize um salto com vara para observa??es da turma sobre a utiliza??o dos conceitos empregados na aula, como. aproxima??o, velocidade do local do salto; deslocamento do quadril e eleva??o das pernas; transposi??o da for?a e impulso para a vara objetivando alcan?ar uma maior altura.