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Diferentes formas de jogar Queimada

Autor e Co-autor(es)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO J?NIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a queimada enquanto categoria dos jogos e brincadeiras populares.

Reconhecer o jogo do queimado como meio de transmiss?o de valores sociais, como: respeito, amizade, companheirismo e coopera??o, por meio das regras e da cria??o de estrat?gias durante o jogo.

Conhecer novas possibilidades de brincar com o mesmo jogo, e ampliando a capacidade criativa de interpreta??o no jogo.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 2 (duas) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ser? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

Espa?o para aulas da Educa??o F?sica.

Atividade 1

Perguntar se os alunos conhecem o jogo do queimado (ou da queimada), quais suas regras e forma de brincar. Onde brincam?

O jogo: queimada

Para jogar a queimada voc? precisa dividir duas equipes com mesmo n?mero de pessoas. Tra?a-se dois campos, ficando cada equipe com em lado do campo. A linha de fundo de cada lado ? chamado de cemit?rio ou po?o. O objetivo ? jogar a bola nos advers?rio para queim?-los (acertar um arremesso no advers?rio sem que ele segure a bola), at? todos os integrantes do time advers?rio estarem no cemit?rio. A equipe que conseguir isso primeiro vence.

? importante saber que a pessoa que for queimada e estiver no cemit?rio pode pegar a bola quando ela passar para a ?rea do cemit?rio, e queimar uma pessoa do outro time, com isso, ela retorna ao seu campo.

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Atividade 2

Queimada maluca:

continuar?o divididas em duas equipes, s? que agora n?o existir? mais o cemit?rio no fundo dos campos, ser? colocado um cone ou um objeto para marcar o lugar onde os queimados dever?o ficar. Este ponto dever? ser marcado logo ao lado do pr?prio campo.

Para essa queimada funcionar bem o professor dever? ter pelo menos cinco bolas. 

As cinco bolas estar?o no jogo ao mesmo tempo, quando um aluno for queimado ele ir? para o ponto marcado anteriormente, ao lado do seu campo.

Para uma pessoa retornar ao jogo ela dever? esperar um jogador do seu time agarrar a bola (encaixar) sem deixar cair. Ent?o cada bola agarrada d? o direito de uma pessoa queimada voltar ao jogo.

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Atividade 3

A terceira atividade se chama queimada de quatro lados. A din?mica do jogo ? bem parecida com a primeira atividade, a queimada normal.

As pessoas que estar?o no cemit?rio ou fosso poder?o circular em torno do campo do advers?rio e queimar normalmente os seus advers?rios.

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Avaliação

Avaliar com a turma aspectos relacionados ?s atividades vivenciadas. Como:

Reconhecem a queimada enquanto categoria dos jogos populares? Qual equipe melhor desenvolveu o jogo? Por qu?? ? necess?rio estrat?gia para jogar a queimada?

O professor dever? em uma conversa ao final da aula discutir se quest?es como respeito, amizade, companheirismo e coopera??o foram aplicados no jogo, e se realmente foram importantes no seu desenvolvimento, de modo a gerar planejamento para as estrat?gias do jogo.

Verificar junto a turma qual a queimada ficou mais interessante?