Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogos adaptados

Autor e Co-autor(es)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO J?NIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar atividades de modo a compreender o universo das pessoas com necessidades especiais, deficientes visuais.

Oferecer oportunidades l?dicas, que envolva a forma??o de um senso cr?tico social, reconhecendo limita??es de portadores de defici?ncia visual por meio do jogo.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 2 (duas) aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios para desenvolver esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 4

Dan?a esquisita

Para desenvolver esta atividade o professor necessitar? de um aparelho de som.

Junto com os alunos o professor dever? montar uma coreografia, r?pida e de f?cil fic??o, ex: tipo aer?bica, dois pra direita, dois pra esquerda tr?s para tr?s, tr?s para frente.

Logo ap?s os alunos memorizarem a coreografia, os alunos ser?o todos vendados e com cuidado realizar a coreografia, depois retirar as vendas e ver em que posi??o os alunos se encontram, se foi f?cil ou dif?cil executar a dan?a vendado. O professor poder? criar v?rias coreografias e repetir as atividades mais vezes.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? observar se realmente os alunos viram esta aula como forma de experimentarem as dificuldades vividas pelos portadores de defici?ncia visual.

Verificar se os alunos mostraram sinais de conscientiza??o em rela??o ao assunto.