Marco Guilherme. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Jogos: Valores culturais |
Possibilidades de deslocamentos
Varia??es das superf?cies de apoio na caminhada e na corrida
Melhorar a coordena??o global
Nenhum conhecimento pr?vio precisar? ser trabalhado.
Professor, coloque a turma em ambiente que seja amplo, de prefer?ncia no p?tio da escola ou em algum gin?sio, desde que se tenha um bom espa?o onde os alunos possam se locomover amplamente sem que se esbarrem.
Motiva??o:
(fonte: Propostas de Atividades Motoras Para a Educa?ao Infantil - Teresa Godall e Anna Hospital)
Cada aluno escolhe uma maneira de se locomover, assim como exemplificado na figura acima.
Os alunos n?o podem se encostar. Primeiramente eles t?m todo o espa?o para eles. A partir de 1 (um) minuto, a cada minuto este espa?o ? reduzido.
Delimitar o espa?o com pedras ou linhas j? demarcadas, no caso de ser uma quadra poliesportiva, s?o maneiras de facilitar a sua diminui??o durante a execu??o da atividade. Quanto maior for o espa?o diminu?do, mais r?pido a atividade ser? trocada, pois os alunos n?o podem se tocar.
A mesma atividade acima s? que agora com dois alunos. Primeiramente, cada dupla fazendo o seu jeito de caminhar.
Depois, dificultando um pouco, cada aluno ter? a sua forma de se locomover, mas ter?o de estar juntos.
A mesma regra deve continuar valendo, ou seja, as duplas n?o poder?o se tocar e o espa?o ser? a cada minuto diminu?do at? que n?o se tenha espa?o suficiente para a locomo??o das duplas.
Colocar todos sentados ? frente e discutir as dificuldades dos exerc?cios feitos. Propor maneira de amenizar as diferen?as como sendo fator limitante. Por exemplo, pedir para que toda a turma pule em uma perna s?. Depois, pe?a para que se juntem em duplas e um dos alunos seja o espelho do outro, ou seja, quem est? pulando com a perna esquerda ter? a companhia de um aluno que est? pulando com a perna direita. Quem est? de joelhos virados para frente, ter? a companhia de um aluno virado de costas.
Neste segundo exemplo, quando um estiver para frente, o outro andar? de costas, por isto mesmo o professor, caso n?o haja volunt?ria participa??o, deve pedir para que os alunos troquem a dire??o do movimento.
Reunir a turma agora em um c?rculo e discutir o aprendizado. Fazer um paralelo aos alunos especiais, inclu?dos, e as dificiuldades que eles encontram por serem diferentes. Dificuldades muitas vezes colocadas por preconceitos e n?o por incapacidade. Cada um tem seu tempo, alguns mais r?pidos e outros menos, mas todos somos capazes de realizar as tarefas, se n?o s?, com ajuda de outros.
A avalia??o deve ser feita a todo momento , desde o in?cio at? o final, medindo-se o interesse dos alunos na desenvolver das aulas.