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Caminhando diferente - Educa??o F?sica

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino M?dio Educa??o F?sica Jogos: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Possibilidades de deslocamentos

Varia??es das superf?cies de apoio na caminhada e na corrida

Melhorar a coordena??o global

Duração das atividades

50 minutos (1 aula)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento pr?vio precisar? ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Professor, coloque a turma em ambiente que seja amplo, de prefer?ncia no p?tio da escola ou em algum gin?sio, desde que se tenha um bom espa?o onde os alunos possam se locomover amplamente sem que se esbarrem.

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(fonte: Propostas de Atividades Motoras Para a Educa?ao Infantil - Teresa Godall e Anna Hospital)

Cada aluno escolhe uma maneira de se locomover, assim como exemplificado na figura acima.

ATV1

Os alunos n?o podem se encostar. Primeiramente eles t?m todo o espa?o para eles. A partir de 1 (um) minuto, a cada minuto este espa?o ? reduzido.

Dica 2Delimitar o espa?o  com pedras ou linhas j? demarcadas, no caso de ser uma quadra poliesportiva, s?o maneiras de facilitar a sua diminui??o durante a execu??o da atividade. Quanto maior for o espa?o diminu?do, mais r?pido a atividade ser? trocada, pois os alunos n?o podem se tocar.

ATV1

A mesma atividade acima s? que agora com dois alunos. Primeiramente, cada dupla fazendo o seu jeito de caminhar.undefined

ATV3 Depois, dificultando um pouco, cada aluno ter? a sua forma de se locomover, mas ter?o de estar juntos.

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A mesma regra deve continuar valendo, ou seja,  as duplas n?o poder?o se tocar e o espa?o ser? a cada minuto diminu?do at? que n?o se tenha espa?o suficiente para a locomo??o das duplas.

ATV4Colocar todos sentados ? frente e discutir as dificuldades dos exerc?cios feitos. Propor maneira de amenizar as diferen?as como sendo fator limitante. Por exemplo, pedir para que toda a turma pule em uma perna s?. Depois, pe?a para que se juntem em duplas e um dos alunos seja o espelho do outro, ou seja, quem est? pulando com a perna esquerda ter? a companhia de um aluno que est? pulando com a perna direita.  Quem est? de joelhos virados para frente, ter? a companhia de um aluno virado de costas.

Neste segundo exemplo, quando um estiver para frente, o outro andar? de costas, por isto mesmo o professor, caso n?o haja volunt?ria participa??o, deve pedir para que os alunos troquem a dire??o do movimento.

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atv5 Reunir a turma agora em um c?rculo e discutir o aprendizado. Fazer um paralelo aos alunos especiais, inclu?dos, e as dificiuldades que eles encontram por serem diferentes. Dificuldades muitas vezes colocadas por preconceitos e n?o por incapacidade. Cada um tem seu tempo, alguns mais r?pidos e outros menos, mas todos somos capazes de realizar as tarefas, se n?o s?, com ajuda de outros.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o deve ser feita a todo momento , desde o in?cio at? o final, medindo-se o interesse dos alunos na desenvolver das aulas.