Portal do Professor

Início do Conteúdo

Com que roupa eu vou - Ética - Ed. Física

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ética

Melhorar as noções dos valores sociais e pessoais

Melhorar a tomada de decisões

Duração das atividades

1 aula (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisará ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Primeiramente, propor uma rápida discussão sobre ética. Como ela é encontrada? Onde ela é encontrada? O que envolve o conceito sobre a ética? Sua utilização? O que ela determinha. depois da discussão, dar continuidade a aula passando o seguinte  video:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=bAWwgjazCrY

A partir deste video, propor as seguintes brincadeiras:

ATV1

Professor, crair um concurso de moda para saber qual a melhor roupa usar para colocar o máximo de dinheiro suficiente. Fazer um desfile na turma com esta proposta. Como a atividade não durará mais que uma aula, ao invés de se ter confecção das roupas, desenha-se modelitos em papel com as explicações do porquê ele deveria ser usado para estas ocasiões. Assim os alunos podem começar a trabalhar, em coletivo, a auto-crítica e a crítica rm comum.Fazer uma pequena votação e o melhor modelo, ou a melhor explicação, é escolhido.

ATV1

Passar o video:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=03qln0920mk

Propor uma atividade baseada agora no estilo de roupa que se faria para os que tem este tipo de conduta levarem a ética consigo.

ATV3

Agora elabora o tipo de roupa que se teria para levar o próprio dinheiro e a própria ética, para o trabalho de percepções de soluções encontradas para a falta de ética.

Chamar a atenção sobre o paralelo entre a vida dos envolvidos e as próprias condutas que se refletem na sociedade é um momento de reflexão importante no que se refere às condutas dos alunos dentro e fora da escola.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será medida pelo interesse dos alunos na aula, bem como a criatividade e o empenho na demonstração do  objetivo final