Portal do Professor

Início do Conteúdo

1.1 Posição Relativa entre Ângulos e Circunferência

Autor e Co-autor(es)

Thais de Oliveira imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O Aluno irá explorar as diversas posições relativas entre Ângulo e Circunferência. E, ainda, se familiarizar com alguns tipos específicos de ângulos, como por exemplo: Ângulo Inscrito, Ângulo Central, Ângulo do Segmento, Ângulo Excêntrico.

O Objetivo desta aula é necessariamente a exploração geométrica destes ângulos sem se preocupar, necessariamente, com a relação de suas medidas. 

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ângulo.

Circunferência.

Retas Tangentes.

Retas Secantes.

Estratégias e recursos da aula

A Proposta inicial é levar os alunos para o laboratório de informática munidos de papel, lápis, compasso e régua. Para a atividade os alunos podem estar sentados em duplas.

Em todos os computadores deverá ser instalado o programa GEOGEBRA. Este é um software livre que pode ser baixado no site do MEC:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538

Então, o professor deve baixar seguinte o objeto:

ecbhwbgbu

Então, o professor deve pedir para que os alunos movimentem os pontos A, O e B para modificarem o ângulo. Os alunos devem desenhar no caderno as diferentes figuras formadas, tomando como referência a manipulação do objeto.

Observe que no próprio Aplet temos as possibilidades para o Vértice e as Semi-retas que determinam o ângulo.

Exemplos de figuras esperadas:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1547/imagens/imagemi.JPG

Observe, professor, que estes desenhos foram feitos no software chamado Cabri. Porém existem outros softwares gratuitos que permitem a construção de figuras geométricas e auxiliam muito os professores nas preparação de suas aulas, listas e provas. Um desses programas é o próprio Geogebra citado acima.

O professor deve então colocar as diferentes figuras encontradas pelos alunos na lousa e discutir a possibilidade de existência de mais alguma.

Desta forma, os alunos estarão preparados para relacionar as medidas destes ângulos com a circunferência numa próxima aula.

Avaliação

Deve ser avaliada a própria produção feita pelos alunos.