Portal do Professor

Início do Conteúdo

A LINGUAGEM VERBAL E N?O -VERBAL

Autor e Co-autor(es)

ANTONIA ALVES FERREIRA imagem do usuário

SANTA CARMEM - MT ESCOLA MUNICIPAL SELVINO DAMIAN PREVE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivo geral:

 Ler, interpretar e produzir.

Objetivos espec?ficos:
? Observar a obra de C?ndido Portinari;
? Interpretar e expressar sua opini?o sobre a obra;
? Socializar as informa??es, atrav?s da oralidade;
? Trabalhar sobre a fam?lia;
? Ouvir a opini?o dos alunos sobre a obra visando ? socializa??o das ideias;
? Produzir um texto referente ? obra;
? Representar a obra de Portinari atrav?s de desenhos;
? Expor as obras escritas e os desenhos dos alunos;
? Postar as atividades dos alunos no blog.

Duração das atividades

04 AULAS (55 MINUTOS)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A leitura de mundo que cada um faz sobre determinado  texto,  levantamento de dados sobre a obra e a fam?lia.

Estratégias e recursos da aula

Metodologias
? Aulas expositivas dial?gicas: com a participa??o, socializa??o e intera??o dos alunos ao decorrer das tarefas com objetividade de forma interdisciplinar;
? Apresenta??o da obra de Portinari atrav?s do data show;
? Fornecer uma c?pia da imagem para aluno;
? Produ??o textual oral, escrita e em desenhos;
? Apresentar e divulgar as atividades dos alunos atrav?s do Blog.

Recursos
Folhas de sulfite;
Caneta;
L?pis de cor;
L?pis preto;
Data show;
Quadro;
Pincel;
Computador.

Desenvolvimento
1? aula ( 55 minutos)

Nesta vamos apresentar a fant?stica obra de Portinari com o data show e para que os alunos se interem mais vamos abrir um espa?o para que cada um possa expressar sobre ?Retirantes?. Sendo que a referida obra est? dispon?vel nos sites abaixo:
www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html. Acesso em: 18 dez. 2009.


www.antoniaevi.blogspot.com. Acesso em : 17 dez. 2009.


? importante o professor ouvir os alunos com muita aten??o, fazer coment?rios sobre a obra, falar sobre as conseq??ncias da seca; poder? abordar tamb?m o tema ?A ?gua? os cuidados e uso com responsabilidade mas tamb?m sobre a fam?lia.

2? e 3? aulas ( 55 minutos cada)
Este ? o momento de produzir os desenhos, deixar o aluno expressar-se com criatividade e poder? escrever um texto.


4? aula ( 55 minutos cada)
Nesta aula os alunos socializar?o os textos e os desenhos com dinamicidade, explicando sobre os desenhos, etc.

Recursos Complementares

Sites:

www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html. Acesso em: 18 dez. 2009.


www.antoniaevi.blogspot.com. Acesso em: 17 dez. 2009.

Avaliação

Avalia??o

A avalia??o ser? atrav?s da participa??o e desempenho nas atividades orais e escritas de forma cont?nua.