Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Objetivo geral:
Ler, interpretar e produzir.
Objetivos espec?ficos:
? Observar a obra de C?ndido Portinari;
? Interpretar e expressar sua opini?o sobre a obra;
? Socializar as informa??es, atrav?s da oralidade;
? Trabalhar sobre a fam?lia;
? Ouvir a opini?o dos alunos sobre a obra visando ? socializa??o das ideias;
? Produzir um texto referente ? obra;
? Representar a obra de Portinari atrav?s de desenhos;
? Expor as obras escritas e os desenhos dos alunos;
? Postar as atividades dos alunos no blog.
Metodologias
? Aulas expositivas dial?gicas: com a participa??o, socializa??o e intera??o dos alunos ao decorrer das tarefas com objetividade de forma interdisciplinar;
? Apresenta??o da obra de Portinari atrav?s do data show;
? Fornecer uma c?pia da imagem para aluno;
? Produ??o textual oral, escrita e em desenhos;
? Apresentar e divulgar as atividades dos alunos atrav?s do Blog.
Recursos
Folhas de sulfite;
Caneta;
L?pis de cor;
L?pis preto;
Data show;
Quadro;
Pincel;
Computador.
Desenvolvimento
1? aula ( 55 minutos)
Nesta vamos apresentar a fant?stica obra de Portinari com o data show e para que os alunos se interem mais vamos abrir um espa?o para que cada um possa expressar sobre ?Retirantes?. Sendo que a referida obra est? dispon?vel nos sites abaixo:
www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html. Acesso em: 18 dez. 2009.
www.antoniaevi.blogspot.com. Acesso em : 17 dez. 2009.
? importante o professor ouvir os alunos com muita aten??o, fazer coment?rios sobre a obra, falar sobre as conseq??ncias da seca; poder? abordar tamb?m o tema ?A ?gua? os cuidados e uso com responsabilidade mas tamb?m sobre a fam?lia.
2? e 3? aulas ( 55 minutos cada)
Este ? o momento de produzir os desenhos, deixar o aluno expressar-se com criatividade e poder? escrever um texto.
4? aula ( 55 minutos cada)
Nesta aula os alunos socializar?o os textos e os desenhos com dinamicidade, explicando sobre os desenhos, etc.
Sites:
www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html. Acesso em: 18 dez. 2009.
www.antoniaevi.blogspot.com. Acesso em: 17 dez. 2009.
Avalia??o
A avalia??o ser? atrav?s da participa??o e desempenho nas atividades orais e escritas de forma cont?nua.