Portal do Professor

Início do Conteúdo

JOGO: amarradinho na base 3

Autor e Co-autor(es)

Maria Jos? Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porf?rio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o princ?pio do agrupamento na base 3.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Contagem;
  • Relacionar a quantidade da face do dado com a quantidade de palitos.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE: Trabalhar agrupamentos utilizando o jogo de Amarradinho

1? Momento: Conhecendo o jogo de Amarradinho

O professor dever? apresentar ao grupo o jogo do amarradinho e os materiais necess?rios para ser realizada a brincadeira. Logo ap?s, o professor dever? discutir o jogo com o grupo e construir coletivamente as regras de forma que fique exposta na sala enquanto ? realizada a brincadeira.

Regras do jogo:
? Cada palito vale 1 unidade.
? Cada grupo de 3 palitos equivale a 1 amarradinho.

2? Momento: Realizando o jogo

Primeiro o professor ir? dividir a sala em pequenos grupos

  • O grupo decide quem inicia o jogo que pode ser por "sorte";
  • Cada aluno na sua vez de jogar lan?a os dados e retira a quantidade de palitos correspondente ao n?mero sorteado no dado; cada ponto equivale a troca por 1 palito.
  • Quando conseguir tr?s palitos a crian?a faz uma amarra (amarrar 3 palitos e formar um amarradinho); os palitos que sobrarem ficam guardados para serem usados na pr?xima jogada.
  • Quando acabam as rodadas, cada participante do grupo faz a contagem dos seus pontos e registra a quantidade de amarradinho e a quantidade de pontos obtidos ao final do jogo.

Por exemplo:

undefined

undefined

Realizando o jogo

undefined

Realizando os agrupamentos e trocas

3? Momento: Registrando o jogo

Ap?s terminado o jogo cada crian?a ir? realizar a contagem de amarradinhos e registrar os pontos obtidos atrav?s da escrita.

undefined

Registro do jogo

Ao final da atividade, o professor senta com cada grupo e realiza alguns questionamentos como:

  • Quem fez mais pontos no jogo? Por qu??
  • Se Pedro conseguiu formar 4 amarradinhos e sobrou mais um palito, quantos palitos ele tem no total? Por qu??

Obs.: ? importante que o professor durante o jogo realize interven??es quando houver necessidade e observe as estrat?gias de jogo de cada crian?a.

Recursos Complementares

  • Palitos;
  • Dado;
  • El?stico.

Avaliação

  • O envolvimento das crian?as no jogo;
  • Realizou agrupamentos na base 3;
  • Realizou contagem a partir dos agrupamentos (amarradinhos)