Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porf?rio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
ATIVIDADE: Trabalhar agrupamentos utilizando o jogo de Amarradinho
1? Momento: Conhecendo o jogo de Amarradinho
O professor dever? apresentar ao grupo o jogo do amarradinho e os materiais necess?rios para ser realizada a brincadeira. Logo ap?s, o professor dever? discutir o jogo com o grupo e construir coletivamente as regras de forma que fique exposta na sala enquanto ? realizada a brincadeira.
Regras do jogo:
? Cada palito vale 1 unidade.
? Cada grupo de 3 palitos equivale a 1 amarradinho.
2? Momento: Realizando o jogo
Primeiro o professor ir? dividir a sala em pequenos grupos
Por exemplo:
Realizando o jogo
Realizando os agrupamentos e trocas
3? Momento: Registrando o jogo
Ap?s terminado o jogo cada crian?a ir? realizar a contagem de amarradinhos e registrar os pontos obtidos atrav?s da escrita.
Registro do jogo
Ao final da atividade, o professor senta com cada grupo e realiza alguns questionamentos como:
Obs.: ? importante que o professor durante o jogo realize interven??es quando houver necessidade e observe as estrat?gias de jogo de cada crian?a.