Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Os alunos das s?ries iniciais da Educa??o Infantil, na faixa et?ria de 2 a 3 anos, poder?o:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam j? ter presenciado discuss?es iniciais sobre o tema m?sica. Esses conhecimentos poder?o ser trabalhados por interm?dio da aula, apresentada neste portal, intitulada: "Descobrindo os sons do corpo", que possibilita uma introdu??o sobre esta tem?tica.
1? Atividade - Sensibiliza??o sobre os instrumentos musicais
Para iniciar esta atividade o (a) professor (a) poder? ouvir junto com a turma a m?sica "A loja do Mestre Andr?" . Essa m?sica fala dos instrumentos musicais e do som que eles produzem, e ? uma m?sica que sempre desperta o interesse e a curiosidade dos alunos. O (a) professor (a) e alunos tamb?m podem cantar essa m?sica citando outros instrumentos que n?o estejam presentes na letra.
A loja do Mestre Andr?
Foi na loja do mestre andr?
Que eu comprei um pianinho
Plim,plim,plim
Um pianinho
Plim,plim,plim
Um pianinho
Foi na loja do mestre andr?
Que eu comprei uma guitarrinha
Plim,plim,plim
Uma guitarrinha
Plim,plim,plim
Uma guitarrinha
Ai,ol?,ai ol? foi na loja
Do mestre andr?
Ai,ol?,ai ol? foi na loja
Do mestre andr?
Foi na loja do mestre andr?
Que eu comprei um tamborzinho
Tum,tum,tum
Um tamborzinho
Tum,tum,tum
Um tamborzinho
Foi na loja do mestre andr?
Que eu comprei uma cornetinha
T?,t?,t?
Uma cornetinha
T?,t?,t?
Uma cornetinha
Ai,ol?,ai ol? foi na loja
Do mestre andr?
Ai,ol?,ai ol? foi na loja
Do mestre andr?
Ai,ol?,ai ol? foi na loja
Do mestre andr?
Ai,ol?,ai ol? foi na loja
Do mestre andr?
2? Atividade - Apresentando a Bandinha
Reunir o grupo de alunos e apresentar os instrumentos da bandinha. Nesse momento, apresentar instrumento por instrumento, se poss?vel dentro de um saco surpresa, nomeando-os e mostrando o som que cada um emite. ? uma ?tima oportunidade para mostrar alguns elementos do som, como intensidade, por exemplo. O (a) professor (a) poder? mostrar imagens de instrumentos musicais que n?o tenham na escola. Durante esta atividade cada crian?a poder? tocar um ou mais instrumento e depois mostrar para o grande grupo o que ela aprendeu tocando o instrumento desejado.
As imagens abaixo mostram as crian?as explorando os instrumentos.
3? Atividade - socializando saberes
Ap?s essas atividades o (a) professor (a) poder? combinar com as crian?as em fazem uma apresenta??o para outras crian?as e familiares da escola. Desta forma, ? preciso escolherem uma m?sica e pesquisar o instrumento musical adequado para sonoriza??o da mesma. Abaixo imagem de crian?as apresentando para o grande grupo, a m?sica "Bate o Sino" e utilizando sinos para sonorizar.
A m?sica na Educa??o Infantil se constr?i com base em viv?ncias e reflex?es orientadas. Todas as crian?as devem ter o direito de cantar e tocar um instrumento mesmo que ainda n?o tenham um senso r?tmico fluente e equilibrado, para tanto, ? preciso que a escola crie oportunidades para que elas vivenciem momentos musicais.
V?deo: A loja do mestre Andr? - http://www.youtube.com/watch?v=C3_pZhWmEDk
Zorelha: Identifica??es dos instrumentos - http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html
Com esta aula o (a) professor (a) poder? avaliar se o aluno: