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Descobrindo os sons do corpo.

Autor e Co-autor(es)

Solange K?tia Epif?nio Soares imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das s?ries iniciais da Educa??o Infantil, na faixa et?ria de 2 a 3 anos, poder?o:

  • Familiariza-se com alguns sons naturais e/ou produzidos pela cultura,
  • Expressar-se utilizando a linguagem corporal;
  • Reconhecer  diferentes sensa??es e ritmos que o corpo produz;
  • Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro.

Duração das atividades

Cada atividade ser? desenvolvida em diferentes momentos com dura??o aproximada a 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O (a) professor (a) deve estimular as crian?as para que relatem ou que pensam ou j? sabem sobre a tem?tica.

Estratégias e recursos da aula


1? Momento
? Id?ias iniciais

O (a) professor (a) poder? iniciar a discuss?o com as crian?as levantando alguns questionamentos: Quais os sons que elas conhecem? De onde v?m os sons? Ser? que o nosso corpo produz sons, como? A partir das id?ias apresentadas por elas, o (a) professor (a) instiga-os a descobrir alguns sons, pedindo para (bater as m?os, bater os p?s, colocar a m?o na boca, etc.).

Este momento tamb?m possibilitar? ao professor explorar com os alunos diversos sons (naturais - canto dos p?ssaros, latidos de c?es, vozes de pessoas, o vento, a chuva, etc. - ou produzidos pela cultura - sons de m?quinas, instrumentos musicais, objetos diversos), o som que eles mais gostam de ouvir, um som forte e um fraco, dentre outros.

2? Momento - Barbatuques

Depois desse primeiro momento convidar a assistir um v?deo sobre o grupo musical, "Os Barbatuques", esse grupo produz som apenas com o som do corpo. Primeiramente as crian?as ouviram o som desse grupo sem as imagens. Conversar para saber se o som que eles est?o ouvindo vem de instrumento, se sim qual?

Em seguida o V?deo poder? ser apresentado com as imagens e o professor chama a aten??o para as impress?es que tiveram quando somente ouviram e quando virem o v?deo na ?ntegra com as imagens, como tambem sobre alguns dos movimentos que o grupo utiliza para produzir sons.
Cr?dito: Grupo Barbatuques Imagem do grupo Barbatuques.

O v?deo do grupo Barbatuques est? dispon?vel no site -http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw

3? Momento - Ap?s esse v?deo deixar as crian?as produzirem novamente sons utilizando os seus corpos, em seguida pedir que registrem atrav?s do desenho esses momentos.

Recursos Complementares

REFER?NCIA - RCNEI: BRASIL. Minist?rio da Educa??o e Cultura. Secretaria de Educa??o Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil. Bras?lia, 1998. v. 3.

M?sica na Educa??o Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 p?gs., Ed. Peir?polis, 2003.

Avaliação

O (a) professor (a) poder? avaliar se o aluno:

  • Expressa de forma oral suas id?ias e opini?es;
  • Explora o seu corpo para produzir sons;
  • Apresenta formas em seus desenhos.