Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Os alunos das s?ries iniciais da Educa??o Infantil, na faixa et?ria de 2 a 3 anos, poder?o:
O (a) professor (a) deve estimular as crian?as para que relatem ou que pensam ou j? sabem sobre a tem?tica.
O (a) professor (a) poder? iniciar a discuss?o com as crian?as levantando alguns questionamentos: Quais os sons que elas conhecem? De onde v?m os sons? Ser? que o nosso corpo produz sons, como? A partir das id?ias apresentadas por elas, o (a) professor (a) instiga-os a descobrir alguns sons, pedindo para (bater as m?os, bater os p?s, colocar a m?o na boca, etc.).
Este momento tamb?m possibilitar? ao professor explorar com os alunos diversos sons (naturais - canto dos p?ssaros, latidos de c?es, vozes de pessoas, o vento, a chuva, etc. - ou produzidos pela cultura - sons de m?quinas, instrumentos musicais, objetos diversos), o som que eles mais gostam de ouvir, um som forte e um fraco, dentre outros.
2? Momento - Barbatuques
Depois desse primeiro momento convidar a assistir um v?deo sobre o grupo musical, "Os Barbatuques", esse grupo produz som apenas com o som do corpo. Primeiramente as crian?as ouviram o som desse grupo sem as imagens. Conversar para saber se o som que eles est?o ouvindo vem de instrumento, se sim qual?
Em seguida o V?deo poder? ser apresentado com as imagens e o professor chama a aten??o para as impress?es que tiveram quando somente ouviram e quando virem o v?deo na ?ntegra com as imagens, como tambem sobre alguns dos movimentos que o grupo utiliza para produzir sons. Imagem do grupo Barbatuques.
O v?deo do grupo Barbatuques est? dispon?vel no site -http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw
3? Momento - Ap?s esse v?deo deixar as crian?as produzirem novamente sons utilizando os seus corpos, em seguida pedir que registrem atrav?s do desenho esses momentos.
REFER?NCIA - RCNEI: BRASIL. Minist?rio da Educa??o e Cultura. Secretaria de Educa??o Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil. Bras?lia, 1998. v. 3.
M?sica na Educa??o Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 p?gs., Ed. Peir?polis, 2003.
M?sica: A loja do mestre Andr? - http://letras.terra.com.br/sucessos-da-minha-escolinha/793210/
V?deo: A loja do mestre Andr? - http://www.youtube.com/watch?v=C3_pZhWmEDk
Revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/corpo-musical-429664.shtml
O (a) professor (a) poder? avaliar se o aluno: