Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
sAtividade 1 - Construir linha numérica com cartelas.
1º Momento: O professor orienta as crianças a construir uma linha numérica com fichas numeradas. Elas recebem fichas contendo números de 0 a 12 (por exemplo) de forma desordenada e com a tarefa de organizá-las na ordem crescente. As crianças depois que ordenam as fichas fazem a leitura da sequência.
2º Momento: Brincadeira das cadeiras a partir da seqüência numérica.
O professor propõe um jogo no qual as crianças também se organizam em seqüência. Para isso, é necessário que o professor construa junto com as crianças as regras do jogo. À medida que vão ditando o professor assume o papel de escriba e registra em um cartaz para ser afixado durante a realização do jogo.
Exemplo de um jogo organizado por crianças na faixa etária de 5 anos:
Regras do jogo:
Crianças numeradas fora da ordem
Dançando a música
Quando a música parar as crianças se organizam em uma sequência.
Avaliar se as crianças conseguiram: