Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como forma??es socioespaciais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
O aluno dever? conhecer o processo de urbaniza??o da Am?rica Latina, suas megacidades e analisar os principais problemas urbanos das mesmas.
Mapa pol?tico do continente americano, aspectos demogr?ficas e industrializa??o na Am?rica Latina , o espa?o agr?rio da Am?rica Latina.
Atividade 3 : Discuss?o e Analise
Nesta atividade, os grupos dever?o apresentar suas respostas, que o professor (a) registrar? no quadro-negro.Em seguida, discuta com seus alunos sobre estes problemas, analisando :
1-Quais as megacidades com maior n?mero de problemas?
2- A que se relacionam estes problemas?
3- Quais as cidades brasileiras presentes neste estudo?
4-Quais as cidsdes com menor n?mero de problemas?
5-Em nossa cidade, quais destes problemas analisados est?o presentes?
Atividade 4: Concluindo o estudo
Professor(a), proponha aos grupos que escolham uma das megacidades analisadas, elaborem um texto, simulando ser enviado as autoridades competentes da mesma, propondo solu??es parciais ou totais aos problemas nela existentes. Crie uma oportunidade final, para que cada um dos grupos leia sua carta , socializando os conhecimentos constru?dos.
Os alunos dever?o ser avaliados em suas respostas em todas as atividades propostas, inclusive no texto final da atidade 4, considerando o conhecimento constru?do, ,criatividade e habilidades desenvolvidas.