Portal do Professor

Início do Conteúdo

A urbaniza??o na Am?rica Latina

Autor e Co-autor(es)

maria cristina soran?o miranda imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como forma??es socioespaciais
Ensino Fundamental Final Geografia Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O  aluno dever? conhecer o processo de urbaniza??o da Am?rica Latina, suas megacidades e analisar  os principais problemas urbanos das mesmas.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Mapa pol?tico do continente americano, aspectos demogr?ficas e industrializa??o na Am?rica Latina , o espa?o agr?rio da Am?rica Latina.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 3 : Discuss?o e Analise undefined

Nesta atividade, os  grupos dever?o apresentar suas respostas, que o professor (a) registrar? no quadro-negro.Em seguida, discuta com seus alunos sobre estes problemas, analisando :

1-Quais as megacidades com maior n?mero de problemas?

2- A que se relacionam estes problemas?

3- Quais as cidades brasileiras presentes neste estudo?

4-Quais as cidsdes  com menor n?mero de problemas?

5-Em nossa cidade, quais destes problemas analisados est?o presentes?

Atividade 4: Concluindo o estudo

Professor(a), proponha aos grupos que escolham uma das megacidades analisadas, elaborem um texto, simulando ser enviado as autoridades competentes da mesma, propondo solu??es parciais ou totais aos problemas nela existentes. Crie uma oportunidade final, para que cada um dos grupos leia sua carta , socializando  os conhecimentos constru?dos.  

Recursos Complementares

Livros e sites variados

Avaliação

Os alunos dever?o ser avaliados em suas respostas em todas as atividades propostas, inclusive no texto final da atidade 4, considerando o conhecimento constru?do, ,criatividade e habilidades desenvolvidas.