Portal do Professor

Início do Conteúdo

A DEGRADA??O DOS OCEANOS E MARES

Autor e Co-autor(es)

maria cristina soran?o miranda imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Estudo da natureza e sua import?ncia para o homem
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Moderniza??o de vida e a problem?tica ambiental
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Fundamental Final Geografia Dilemas socioambientais para a seguran?a alimentar
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as quest?es socioambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno dever? conhecer  e refletir sobre a import?ncia dos oceanos e mares para a vida humana e analisar o intenso processo de degrada??o que os mesmos vem sofrendo nos ?ltimos anos.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planisf?rio pol?tico (divis?o geol?gica -continentes e oceanos),Teoria da Deriva dos Continentes, Biosfera e Ecossistema, Escala geol?gica do Tempo(tabela), hidrosfera, Caracter?sticas das ?guas Oce?nicas.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Complementares

Levon, Boligian...[et.al.],AGeografia Espa?o e Viv?ncia, 5?s?rie, 6? ano- S?o Paulo: Atual,2005,pgs.103 e  107

Geoatlas, Simielli, Maria Elena,Editora ?tica, S?o Paulo: 2006, pg. 9.

Revista  Veja, 27 de setembro de 2006.

www.editorasaraiva.com.br

Avaliação

Os alunos dever?o ser avaliados a  todo momento em suas respostas na atividade 1, interesse e participa??o na leitura do texto, participa??o na discuss?o e na confec??o de trabalhos finais, demonstrando a constru??o de novos conhecimentos , vis?o cr?tica e colaborativa a nosso planeta.