Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
considerando a situa??o comunicativa e o g?nero do texto.
Aula 1
Atividade
A tem?tica a ser abordada nessa aula trata-se da concord?ncia verbal. A norma padr?o da l?ngua ensinada nas escolas ? a variante de prest?gio na sociedade, o que significa dizer que o dom?nio dessa variante possibilita ao aprendiz ser inclu?do socialmente.
Importante: Professor, ? preciso conhecer o portugu?s-padr?o, sobretudo, para se fazer um estudo cr?tico, que possibilite perceber n?o s? as inadequa??es da pr?pria norma, mas tamb?m suas contradi??es. ? um estudo relevante, posto que possibilita compreender as demais varia??es lingu?sticas do idioma, o que ? importante para uma comunica??o eficaz com qualquer falante da nossa l?ngua.
Como ponto de partida para o estudo da concord?ncia verbal, o professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para assistirem ao v?deo sobre concord?ncia verbal (v?deos 1 e 2) e tamb?m pesquisarem sobre a regra geral de concord?ncia verbal e casos especiais.V?deos dispon?veis no site:
http://www.youtube.com/watch?v=TM3iv1ASik8
Sites para pesquisa:
http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal.htm
http://www.pucrs.br/manualred/verbal.php
Aula 2
Atividade
Em sala de aula, o professor dever? reproduzir c?pias e entregar aos alunos o poema ?N?o h? vagas? de Ferreira Gullar. Em seguida, o professor dever? proceder ? an?lise do poema, juntamente com os alunos, enfatizando os casos espec?ficos de concord?ncia verbal, os quais j? foram pesquisados.
Importante: Professor, a an?lise do poema poder? se feita por meio do datashow. Esse recurso ? bastante eficiente, principalmente no que diz respeito ? participa??o dos alunos.
Texto:
N?o h? vagas
O pre?o do feij?o
n?o cabe no poema. O pre?o
do arroz
n?o cabe no poema.
N?o cabem no poema o g?s
a luz o telefone
a sonega??o
do leite
da carne
do a??car
do p?o.
O funcion?rio p?blico
n?o cabe no poema
com seu sal?rio de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como n?o cabe no poema
o oper?rio
que esmerila seu dia de a?o
e carv?o
nas oficinas escuras
? porque o poema, senhores,
est? fechado: ?n?o h? vagas?
S? cabe no poema
o homem sem est?mago
a mulher de nuvens
a fruta sem pre?o
O poema, senhores,
n?o fede
nem cheira.
Dispon?vel no site:
http://www.espacoacademico.com.br/035/35cult_poesia.htm
Ferreira Gullar, pseud?nimo de Jos? Ribamar Ferreira (S?o Lu?s, 10 de setembro de 1930) ? um poeta, cr?tico de arte, bi?grafo, tradutor, memorialista e ensa?sta brasileiro.
Dispon?vel no site:
http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2007/09/ferreira-gullar.jpg
Quest?es para direcionar a an?lise proposta:
1. Identifique na primeira estrofe do poema, uma ora??o que sirva para exemplific ar a regr a geral de concord?ncia verb al. Transcreva a ora??o e a regra.
2. Compare estas duas ocorr?ncias do verbo caber no poema:
a) N?o cabem no poema o g?s
a luz o telefone
a sonega??o
do leite
da carne
do a??car
do p?o.
b) S? cabe no poema
o homem sem est?mago
a mulher de nuvens
a fruta sem pre?o
Qual ? a particularidade que se observa em rela??o ? concord?ncia desse verbo no poema? Comente.
3. Ao apresentar coisas que cabem e que n?o cabem no poema, faz-se uma cr?tica a uma determinada concep??o de poesia. Que concep??o ? essa?
4. Quem poderiam ser os interlocutores, isto ?, ?os senhores? a quem o texto dirige?
5. Para voc? como seria uma poesia em que ?n?o h? vagas?? Que tem?ticas seriam abordadas nesse tipo de poesia?
Aula 3
Atividade
O professor dever? levar os alunos ? sala de v?deo ou ? sala de inform?tica para assistirem ao v?deo de Zez? de Camargo declamando a letra da m?sica ?Couro de boi? para uma campanha de respeito aos idosos.
Dispon?vel no site:
http://www.blognejo.com.br/?p=1998
Em sala de aula, o professor dever? reproduzir e entregar aos alunos o texto ?Couro de boi? (composi??o de Teddy Vieira), para leitura e an?lise.
Texto:
Couro de Boi
S?rgio Reis (composi??o de Teddy Vieira)
Dispon?vel no site:
http://www.tommasi.com.br/saude/img/noticias/ft6_89.jpg
Conhe?o um velho ditado, que ? do tempo dos zag?is.
Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos n?o trata um pai.
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar,
o velho, pe?o estradeiro, com seu filho foi morar.
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar.
"Voc? manda o velho embora, se n?o quiser que eu v?".
E o rapaz, de cora??o duro, com o velhinho foi falar:
Para o senhor se mudar, meu pai eu vim lhe pedir
Hoje aqui da minha casa o senhor tem que sair
Leve este couro de boique eu acabei de curtir
Pra lhe servir de cobertaaonde o senhor dormir
O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos que aquela cena assistiu
Correu atr?s do av?, eu palet? sacudiu
Metade daquele couro, chorando ele pediu
O velhinho, comovido, pra n?o ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando.
Pra qu? voc? quer este couroque seu av? ia levando
Disse o menino ao pai: um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo vem morar
Pode ser que aconte?a de n?s n?o se combinar
Essa metade do couro vou dar pro senhor levar
Dispon?vel no site:
http://letras.terra.com.br/sergio-reis/103196/
Sobre o texto ?Couro de boi?:
1. Ditado popular ou Prov?rbio ? uma senten?a de car?ter pr?tico e popular, que expressa em forma sucinta, uma id?ia ou pensamento.
a. Identifique o prov?rbio presente no texto.
b. O que significa esse prov?rbio?
c. Qual a rela??o desse prov?rbio com a hist?ria contada no texto?
2. Al?m das marcas de oralidade, o texto apresenta tamb?m algumas situa??es de varia??o lingu?stica, isto ?, palavras e express?es que fogem ao modelo da l?ngua padr?o.
a. Rescreva o trecho seguinte de acordo com a variante padr?o:
Conhe?o um velho ditado, que ? do tempo dos zag?is.
Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos n?o trata um pai.
Comente as mudan?as ocorridas na nova reda??o, em rela??o ? regra geral de concord?ncia verbal.
b. Nos versos:
Pode ser que aconte?a de n?s n?o se combinar
Essa metade do couro vou dar pro senhor levar
Comente a inadequa??o ocorrida nesse trecho, considerando a variante padr?o da l?ngua. A seguir, reescreva os versos, de acordo com a norma padr?o.
4. Segundo o texto, ? importante o exemplo que os pais d?o aos filhos? Justifique sua resposta.
5. Resuma em poucas palavras a mensagem que pode ser depreendida da hist?ria contada no texto.
6. Produza um par?grafo comentando e parafraseando o texto abaixo. Use o padr?o formal da linguagem. Esteja atento, principalmente, aos mecanismos de concord?ncia verbal.
Independentemente da nacionalidade, ra?a, cor ou condi??es financeiras, a natureza nos for?a a trilhar os mesmos caminhos percorridos por aqueles que nos antecedem. Precisamos valorizar os m?ritos das pessoas mais velhas para que nossos filhos cres?am sendo formados sob os mesmos conceitos, aos quais provavelmente n?s ? que seremos submetidos mais tarde. Devemos nos lembrar de que podemos ser tratados pelos nossos jovens da mesma maneira que estamos ensinando-os a tratar os seus idosos.
Para a avalia??o da concord?ncia verbal, al?m das atividades propostas, o professor dever? apresentar aos alunos textos diversos que lhes possibilitem perceber que s?o as v?rias situa??es de uso que determinam se a concord?ncia verbal est? ou n?o adequada. Todas as atividades dever?o promover uma reflex?o lingu?stica a respeito do reconhecimento e do emprego da concord?ncia verbal, principalmente no que diz respeito ? variante padr?o da l?ngua.