BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalh?es
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
1 - Identificar aspectos e caracter?sticas do g?nero Charge,
2- Conhecer a biografia de Mill?r Fernandes;
3 - Relacionar a Charge ao fato que lhe deu origem;
4 - Perceber o efeito humor?stico/cr?tico da Charge;
5 - Inferir significado de express?es a partir do contexto;
6- Reconhecer que a Charge ? altamente marcada pelas suas condi??es de produ??o;
7- Aprofundar a compreens?o das rela??es texto-ilustra??o.
Professor, ? importante que o aluno tenha:
. Habilidade de comunicar com concis?o informa??es de seu interesse.
. Dom?nio do registro lingu?stico adequado aos prop?sitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da fun??o do uso de um determinado suporte textual.
. Identifica??o, nos suportes, de fontes de informa??o.
. Habilidade de identifica??o de informa??es expl?citas.
1 aula
Professor, ser?o apresentadas algumas propostas para se trabalhar a charge com os alunos nas aulas de L?ngua Portuguesa.
Esse tipo de g?nero textual, pela sua caracter?stica humor?stica, promove um maior interesse por parte dos alunos que, ao estud?-lo, desenvolver?o uma vis?o cr?tica a respeito do assunto que a charge aborda e, ao mesmo tempo, trabalhar? a linguagem de uma forma geral.
Utilizar a charge, assim como a qualquer outro g?nero textual em sala de aula, deve ser um convite ao maior interesse por parte dos alunos e, portanto, sucesso tanto em aprendizagem quanto em socializa??o de conhecimentos.
Apresente algumas charges de Mill?r Fernandes em l?minas ou em slides para apresentar a turma.
http://www2.uol.com.br/millor/aberto/charges/008/034.htm ( Acesso 12/12/2009)
http://omalfazejo2.files.wordpress.com/2009/01/millor_ovelha2.jpg ( Acesso 12/12/2009)
http://www2.uol.com.br/millor/aberto/charges/008/034.htm (Acesso 12/12/2009)
http://www.panoramablogmario.blogger.com.br/deus_millor.jpg ( Acesso feito dia 12/12/2009)
Explique o que ? uma Charge e onde elas comumente aparecem.
Sugest?o:
Charge ? um estilo de ilustra??o que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra ? de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera tra?os do car?ter de algu?m ou de algo para torn?-lo burlesco. Muito utilizadas em cr?ticas pol?ticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que ? uma palavra de origem inglesa, ? considerado como algo totalmente diferente, pois ao contr?rio da charge, que sempre ? uma cr?tica contundente, o cartoon retrata situa??es mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge ( Acesso feito dia 12/12/2009)
Dica: Para entender melhor as charges ? interessante que os alunos conhe?am alguns dados sobre o autor.
Pergunte aos alunos se eles j? ouviram falar sobre o autor das charges apresentadas. Aproveite e fale um pouco sobre Mill?r.
Abaixo um link com sua biografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mill%C3%B4r_Fernandes ( Acesso feito dia 12/12/2009)
Solicite aos alunos que, em grupos, fa?am a an?lise das charges apresentadas:
1-Fa?am uma descri??o das charges, com o m?ximo de detalhamento poss?vel.
2- Qual a import?ncia das ilustra??es nas charges?
3- Qual a import?ncia da escrita nas charges?
4- Qual o objetivo de uma charge?
5- Voc? considera a charge um texto? Explique.
6- Qual o foco que Mill?r Fernandes d? em suas charges?
Dica : Comparem a an?lise feita pe los grupos. Discut am em busca de um cons enso ou verifique se ? poss?vel ter interpreta??es diferentes sobre a mesma charge ( desenho e texto).
2 aula
Pe?a aos alunos para sentarem-se em grupos e apresente alguns temas para que eles possam construir juntos algumas charges:
Sugest?es de temas
- Cidadania, ?tica, Educa??o, Tr?nsito...
Ap?s a atividade, pe?a que cada grupo apresente sua proposta e depois crie, a partir dessa atividade, um livro com charges.
3 aula
Selecione alguns textos de g?neros diferentes (tirinhas, piadas, pequenas cr?nicas engra?adas) e proponha aos alunos que reconhe?am os efeitos de ironia ou humor causados por express?es diferenciadas (que podem ou n?o estar assinaladas), utilizadas no texto pelo autor, ou, ainda, pelo uso de pontua??o e nota??es.
Dica: Professor, voc? poder? passar os textos em slides no data-show ou imprimir c?pias e distribuir para os alunos.
Trabalhe algumas estrat?gias lingu?sticas: jogos de linguagem, a falta de l?gica, o inusitado, os desvios e as distor??es do padr?o, o duplo sentido, as amplifica??es - que geram o efeito c?mico de cada texto.
Professor, ser? interessante tra?ar um pararelo entre Charges e Tirinhas. Explicar
qual a diferen?a entre esses dois g?neros textuais.
Alguns links de charges e tirinhas, acessados em 13/12/09:
http://www.cambito.com.br/tiras/charges.htm
http://www.botojaweb.com/2009/01/comeando-semana-260109.html
A avalia??o dever? acontecer de forma progressiva e contextualizada. Ou seja, observe todo o processo, avalie o desenvolvimento e participa??o de cada aluno (aspectos sociais tais como, a coopera??o, o respeito, a generosidade e o afeto). Analise se os objetivos propostos foram alcan?ados. N?o se esque?a de eleger como elementos avaliativos os que voc? trabalhou com mais ?nfase. Os textos escritos pelos alunos devem servir como importantes diagn?sticos a partir de que voc? definir? os pr?ximos passos de suas aulas. Observe a qualidade da argumenta??o constru?da pelos alunos - orais e escritas - os textos incorporam informa??es que demonstram o aprendizado proposto? O que precisa ser revisto? Como buscar elementos para sistematizar determinado conte?do de estudo? Observar se os alunos ampliaram, problematizaram e sistematizaram as mais variadas leituras e os usos sociais da l?ngua e da escrita.
Poder? ser feita tamb?m uma avalia??o individual, tendo como premissa o fato de que todos os alunos devem estar envolvidos na realiza??o das atividades. Em rela??o ao uso da l?ngua, vale observar a capacidade de identificar informa??es e registrar de acordo com as especificidades do g?nero textual estudado.