Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sobre reg?ncia verbal

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • reconhecer e usar mecanismos de reg?ncia verbal, produtiva e autonomamente;
  • reconhecer diferen?as entre a norma padr?o e o uso n?o padr?o de reg?ncia verbal, em diferentes textos;
  • relacionar aspectos sem?nticos a aspectos de reg?ncia verbal;
  • reconhecer que um mesmo verbo pode apresentar diferentes reg?ncias em diferentes contextos.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conhecer a estrutura do per?odo simples;
  • conhecer  predica??o/transitividade verbal.

Estratégias e recursos da aula

  • utiliza??o do laborat?rio de inform?tica e sala de v?deo;
  • uso  de tirinhas veiculadas na internet.


AULA 1
Atividade 1

PROFESSOR, o t?pico da gram?tica a ser trabalhado nessa aula ? a reg?ncia verbal. N?o se desconhece que uma das dificuldades do emprego da norma padr?o relaciona-se, de um modo geral, ? sele??o de palavras e, num plano mais espec?fico, ? combina??o das palavras em frases, ou seja, a sua organiza??o em estruturas sint?ticas, ora??es, centradas em verbos. Se o objeto de ensino ? a l?ngua como processo hist?rico e social, estudar as quest?es da norma, relativas ao t?pico abordado, ? proporcionar a experi?ncia de entender e usar um sistema que  sempre se refaz, visto que se trata de uma pr?tica social.

Nesse sentido, conhecer reg?ncia verbal, por exemplo, ? poder refletir se determinado verbo necessita ou n?o de complementos, o que resulta em escolhas de preposi??es relacionadas a este complemento. H? verbos que, de acordo com a mudan?a de sua transitividade, apresentam mudan?a de significado. O conhecimento das diferentes reg?ncias desses verbos ? um recurso lingu?stico que n?o s? permite a correta interpreta??o de textos,como tamb?m oferece possibilidades expressivas ao falante/escritor.

Importante: Professor, para melhor desenvolvimento do tema proposto, o aluno precisa ter conhecimento b?sico de que a reg?ncia verbal estuda a rela??o de depend?ncia que se estabelece entre os verbos e seus complementos.

Para retomar o t?pico a ser estudado, o professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para assistirem ao v?deo sobre reg?ncia verbal (v?deos 1 e 2) e tamb?m para realizarem uma pesquisa sobre o assunto.

V?deos dispon?veis no site:

http://www.youtube.com/watch?v=GboPgDa8qro&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=RBdg1t-hFzw&feature=related


Sites para pesquisa:

http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/regencia-verbal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reg%C3%AAncia_verbal

Aula 2
Atividade

Em sala de aula, o professor dever? reproduzir e entregar aos alunos a tirinhas apresentadas na sequ?ncia para serem analisadas por eles.

Tirinha 1

Dispon?vel no site:

http://cafecomgibi.files.wordpress.com/2009/04/hagar_15-04-06_pt.gif

1. Reg?ncia verbal ? o nome da rela??o que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam. De acordo com a norma padr?o, o verbo lembrar pode ser transitivo direto quando n?o for pronominal e transitivo indireto quando pronominal.

Observe a fala da Helga no primeiro quadrinho:
a. Qual a reg?ncia do verbo lembrar? Explique.
b. Qual a reg?ncia do verbo casar?

2. No segundo quadrinho, o verbo viver foi empregado como transitivo direto na locu??o verbal ? tendo vivido?. Apresente um exemplo em que esse verbo seja empregado como intransitivo.

3. ? poss?vel inferir porque a vida da Helga tem sido um terror? Justifique sua resposta.

Tirinha 2

< img src="http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/15509/imagens/mafaldaensino1.jpg" />

Dispon?vel no site:

http://farm4.static.flickr.com/3143/3045781441_a31ab98a1f_o.jpg

1. Observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho: qual a reg?ncia do verbo ensinar?

2. Observe: ?Mas... voc? ficou l? o dia inteiro!?. Como se classifica o verbo ficar quanto ? predica??o? Explique.

3. Qual ? a cr?tica ao ensino que pode ser pressuposta na fala de Mafalda?

Tirinha 3:

Dispon?vel no site:

http://sp2.fotolog.com.br/photo/18/55/44/mafalda_tiras/1235365417074_f.jpg

1. O verbo querer no sentido de ?desejar?, ?ter vontade de?, ?cobi?ar? ? transitivo direto. E no sentido de ?ter afei??o?, ?estimar?, ?amar? ? transitivo indireto.Observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:
a. Qual dessa reg?ncias o verbo querer foi empregado?
b. Se Mafalda quisesse saber se sua m?e a amava, como ficaria sua pergunta, usando o verbo querer?

2. Qual ? a vis?o de Miguelito a respeito do Comunismo? Comente.

Tirinha 4

Dispon?vel no site:

http://pausanotrabalho.zip.net/images/calvin_feliz_natal.gif

1. Observe o emprego do verbo esquecer na fala do Calvin, no primeiro e no segundo quadrinho: qual a particularidade pode ser observada, em rela??o ? reg?ncia desse verbo ? Comente.

2. Como pode se entendida, no contexto, as express?es:
a. ?mas aqui vai um abra?o de tigre...?b. ?voc? est? espremendo minhas l?grimas pra fora...?

3. Identifique as marcas de oralidade presentes na fala de Calvin.


Aula 3

Atividade

O professor dever? fazer a corre??o das atividades, aproveitando o momento para esclarecer d?vidas. ? importante esclarecer aos alunos que eles n?o devem se preocupar em decorar listas de verbos. Devem conhecer os mecanismos de reg?ncia verbal e sempre que tiverem d?vidas, dever?o consultar um dicion?rio de reg?ncia.

Avaliação

Para avaliar o desempenho dos alunos em rela??o ao t?pico reg?ncia verbal, o professor dever? partir de situa??es reais ou de textos de circula??o efetiva, para que os alunos sejam capazes de identificar as quest?es relativas ao t?pico. Em rela??o ao uso, a melhor forma de se verificar a aprendizagem ? por meio de produ??es escritas dos alunos.