Portal do Professor

Início do Conteúdo

BOLA DE MEIA, BOLA DE PAPEL!

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARA?JO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDON?A E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A crian?a na faixa et?ria de 3 anos de idade poder? aprender com esta aula:

  • Explorar e coordenar habilidades f?sicas e motoras do pr?prio corpo;
  •  Conhecer a estrutura de um texto ? m?sica.

Duração das atividades

Cada atividade ser? desenvolvida em diferentes momentos com dura??o aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula n?o necessita de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

                                      

Atividade 1 ? Fazendo e arremesando bolas de papel

1? Momento: O professor dever? conversar com o grupo sobre a modelagem da bola com papel. Nesse momento, o professor entrega a cada crian?a peda?os de jornal ou outro tipo de papel j? cortados para que as crian?as possam modelar. Com um peda?o de papel nas m?os, o professor mostra as crian?as como modelar a bola.


 
2? Momento: Ap?s a confec??o das bolas de papel o professor dever? explicar as crian?as como ser? a brincadeira de arremessar as bolas no cesto. Em seguida, organiza as crian?as para arremessar as bolas. Nesse momento, o professor deve questionar quantas bolas cada crian?a acertou no cesto.

Atividade 2 ? Fazendo e arremessando bolas de meia

1? Momento:  Inicialmente o professor dever? enviar um bilhete solicitando aos pais meias velhas (soquete e finas). O professor dever? conversar com o grupo sobre a confec??o da bola de meia. Nesse momento, o professor entregar? a cada crian?a  uma meia soquete e o enchemento escolhido ( retalhos de tecido, acrilon, TNT ou as meias finas), para que as crian?as possam encher as meias para formar uma bola. Com a meia nas m?os e o material que ser? utilizado para ench?-la o professor mostra as crian?as como confeccionar a bola.  As fotos abaixo ilustram o momento.

2? Momento: Ap?s a confec??o das bolas de meia o professor dever? explicar as crian?as como ser? a brincadeira de arremessar as bolas no cesto. Em seguida, organiza as crian?as para arremessar as bolas. Nesse momento, o professor deve questionar sobre qual bola ( meia ou papel) ela usou mais for?a para arremessar e quantas bolas cada crian?a acertou no cesto.

Atividade 3: Interpreta??o da m?sica "Bola de Meia, Bola de Gude.
1? Momento: O professor dever? distribuir a letra da m?sica, cantar com as crian?as e pedir para elas interpretarem a letra da m?sica atrav?s do desenho, questionando-as sobre quais os tipos de bolas que aparecem nela. As fotos abaixo ilustram o momento.

Recurso Did?tico: Letra da M?sica

Bola de Meia, Bola de Gude
Milton Nascimento
Composi??o: Milton Nascimento

H? um menino
H? um moleque
Morando sempre no meu cora??o
Toda vez que o adulto balan?a
Ele vem pra me dar a m?o
H? um passado no meu presente
Um sol bem quente l? no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me d? a m?o
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que n?o deixar?o de existir
Amizade, palavra, respeito
Car?ter, bondade alegria e amor
Pois n?o posso
N?o devo
N?o quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E n?o posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solid?rio n?o quer solid?o
Toda vez que a tristeza me alcan? a
O menino me d? a m?o
H? um menino
H? um moleque
Morando sempre no meu cora??o
Toda vez que o adulto fraquej a
Ele vem pra me dar a m?o

A m?sica pode ser encontrada no site:

http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/102443/

OBS: A letra da m?sica j? deve esta exposta no mural da sala.

Avaliação

Avaliar se as crian?as:

  • Exploraram e coordenaram habilidades f?sicas e motoras do pr?prio corpo;
  •  Aprenderam sobre a estrutura do texto m?sica;
  • Participaram das atividades com envolvimento.