UILIETE MARCIA SILVA DE MENDON?A E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
A crian?a na faixa et?ria de 3 anos de idade poder? aprender com esta aula:
? Reconhecer a bola como s?lido geom?trico.
Atividade 1 ? Inventando bolas
1? Momento: O professor dever? conversar com o grupo sobre a bola, questionando as crian?as sobre seu formato, dimens?es, com quais objetos as bolas parecem, quais os tipos de bolas que eles conhecem. Em seguida, o professor entrega giz e solicita a cada crian?a que desenhe bolas no ch?o. Depois o professor deve questionar as crian?as sobre o desenho que fizeram. O desenho tem formato de qu?? Com qual objeto parece o desenho?
Atividade 2 ? Fazendo bolas de massa de modelar
1? Momento: Preparando a massa caseira. O professor dever? trazer para a sala os ingredientes necess?rios para a prepara??o da massa de modelar, informando a turma sobre a modelagem da bola, para tanto ser? necess?rio que fa?am a massa caseira. Nesse momento, o professor escreve na cartolina a receita da massa de modelar:
Recurso Didatico: RECEITA- MASSA CASEIRA INGREDIENTES
02 XICARAS DE ?GUA;
01 X?CARA DE SAL;
06 X?CARAS DE FARINHA DE TRIGO;
01 TUBO DE ANILINA.
MODO DE FAZER
Misturar a anilina com a ?gua, o sal e vai colocando aos poucos a farinha de trigo at? a massa soltar das m?os. (?s vezes se faz necess?rio colocar um pouco mais de farinha de trigo).
2? Momento - O professor traz os ingredientes para a sala e ? medida que for lendo o modo de fazer vai produzindo a massa, nesse momento, o professor deve possibilitar que todas as crian?as misturem e amassem a massa.
3? Momento: O professor entrega para cada crian?a um peda?o de massa para que elas fa?am a modelagem da bola. Com um peda?o de massa na m?o o professor dever? mostrar as crian?as como faz?-la. Em seguida o professor deve questionar as crian?as sobre a modelagem que fizeram. Com qual objeto parece a bola? Quantas bolas voc? fez? A bola rola? E o desenho do ch?o rola? Levando as crian?as perceberem que o desenho do ch?o ? uma figura plana, bidimensional (circulo) e a bola modelada ? um s?lido geom?trico, tridimensional (esfera).
Avaliar se as crian?as:
? Reconheceram a bola como s?lido geom?trico;
? Vivenciaram a produ??o da massa de modelar
? Participaram das atividades com envolvimento.