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Como o rem?dio chega onde est? doendo?

Autor e Co-autor(es)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

L?zia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como os medicamentos percorrem nosso corpo, chegando aos locais com les?o.

Duração das atividades

2 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dever?o conhecer como funciona a circula??o sangu?nea, al?m de terem no??o da absor??o de nutrientes em nosso sistema digest?rio.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

De acordo com os Par?metros Curriculares Nacionais (PCN), no Ensino Fundamental deve-se iniciar o assunto sobre drogas (fumo, ?lcool e outras). Basicamente deve-se informar e conscientizar o aluno de que as mesmas s?o mal?ficas para o organismo e quais s?o seus efeitos finais (depend?ncia, c?ncer, morte); e por isso devem ser evitadas. Entretanto, os PCN n?o informam sobre a abordagem do assunto do mecanismo da movimenta??o das drogas ou rem?dios (farmacocin?tica). ? de suma import?ncia que os alunos do Ensino Fundamental tenham contato inicial com este assunto, facilitando um trabalho posterior.

Farmacocin?tica ? o caminho que o medicamento faz no organismo. N?o se trata do estudo do seu mecanismo de a??o mas sim das etapas que a droga sofre desde a administra??o at? a excre??o, que s?o: absor??o, distribui??o, biotransforma??o e excre??o.

Absor??o

? a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administra??o at? a chegada da droga na corrente sangu?nea.

Distribui??o

Etapa em que a droga ? distribu?da no corpo atrav?s da circula??o. Ela chega primeiro nos ?rg?os mais vascularizados (como Sistema Nervoso Central, pulm?o, cora??o) e depois sofre redistribui??o nos tecidos menos irrigados (tecido adiposo por exemplo). ? nessa etapa que a droga vai chegar ao local onde vai atuar.

Biotransforma??o

Fase em que a droga ? transformada em um composto mais hidrossol?vel (que pode ser dissolvido em ?gua) para a posterior excre??o.

Excre??o

Pela excre??o, os compostos n?o absorvidos s?o removidos do organismo para o meio externo.

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Farmacocin%C3%A9tica (consultado em 28/11/2009, ?s 15h21min).

Farmacocin?tica

Retirado de: http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g9_metotrexato/farmacocinetica.JPG (consultado em 01/12/09, ?s 15h18min).

Na figura acima, ? poss?vel visualizar como os rem?dios administrados por via oral podem chegar at? a corrente sangu?nea, agindo nos locais afetados.
Ap?s ser administrada, a droga sofre dissolu??o em meio aquoso, come?a a ser degradada e pode ser difundida para outras partes. Ap?s esta dissolu??o, a droga fica dispon?vel para ser absorvida por diversas partes do corpo, mas ainda est? no sistema digestivo. Atrav?s da movimenta??o do sistema gastro-intestinal, a droga consegue ser transportada pelo sistema digest?rio, h? secre??es de bile pelo f?gado, al?m de enzimas, que ajudar?o no metabolismo desta droga. Algumas regi?es do sistema digest?rio v?o absorver a droga e liber?-la na corrente sangu?nea, onde ela poder? percorrer todo o corpo e chegar aos locais afetados, onde a droga ser? usada para reparar algum mal.

Estrat?gia

Nesta aula ser? feita uma demonstra??o de como os medicamentos se movimentam no nosso corpo, atrav?s de um modelo. A utiliza??o do modelo ? uma maneira simples de abordar o assunto, al?m de ser ?til para o restante dos conte?dos sobre Sistemas do corpo humano, j? que pode ser poss?vel a visualiza??o da localiza??o dos ?rg?os.

Atividade experimental ? Observando como circula o sangue em nosso corpo

Professor, leve os materiais listados abaixo para a sala de aula (esta aula poder? ser ministrada no Laborat?rio, para melhor desenvolvimento da atividade). Ser? montado um modelo de corpo humano, com ?nfase no sistema circulat?rio, e demonstrado como se d? a circula??o do sangue em nosso cor po. Ap?s os alunos terem relembrado ent?o como se d? nossa circula??o, ser? i njetado um corante azul na ?circula??o?, simulando algum medicamento injet?vel. Pe?a que os alunos observem o que acontece com o corante azul em nossa circula??o.

Pessoal, vamos fazer juntos, uma atividade muito interessante. Eu tenho aqui alguns materiais e com eles n?s vamos montar um modelo de sistema circulat?rio, que voc?s j? conhecem. Vamos fazer isso para relembrar como funciona nossa circula??o, e posteriormente entendermos como os medicamentos podem agir em nosso organismo. M?os ? obra!

Materiais Necess?rios:
- 1 m de E.V.A (emborrachado) branco ou bege e vermelho
- Dois metros de mangueira fina e transparente (a mesma usada em aqu?rios)
- Bomba de aqu?rio 300s ou para fonte
- Linha e agulha
- Corante aliment?cio azul e vermelho
- Seringa descart?vel com agulha
- Vasilhame

Montagem do Modelo:
- Amplie o desenho do corpo humano no E.V.A com destaque para o Sistema Circulat?rio. Recorte o desenho no EVA no formato do corpo.
- Costure a mangueira ao E.V.A, seguindo a trajet?ria de nosso sistema circulat?rio, e posteriormente conecte a bomba de aqu?rio ? mangueira.
- Fa?a uma solu??o de ?gua e corante vermelho e coloque numa vasilha que caiba a bomba de aqu?rio (1,5 litro de ?gua + 1 mL de corante vermelho).
- Coloque a bomba sob a solu??o na vasilha.
- Ligue a bomba na tomada e observe a simula??o do ?fluxo sangu?neo? (solu??o de ?gua e corante circular? pela mangueira).
- Depois desta observa??o, injete 2mL de corante azul numa parte da mangueira, com a ajuda da seringa com agulha, e observe sua distribui??o pelo sistema circulat?rio.

Atrav?s desta atividade, professor, ? f?cil perceber que nossa circula??o tem um papel importante no transporte de v?rias subst?ncias pelo corpo. Converse com os alunos sobre o que eles est?o vendo acontecer no experimento.

Voc?s est?o observando o que est? acontecendo? O que o l?quido vermelho representa? E a bomba?
Sugest?es de respostas.
- Estamos vendo que o l?quido vermelho gira pela mangueira, com a ajuda da bomba.
- Este l?quido deve ser o sangue, que circula pelas nossas veias.
- E a bomba deve ser o cora??o.
Isso mesmo! O l?quido vermelho representa o sangue, que realmente circula por nossas veias, formando o nosso sistema circulat?rio. E a bomba ? o cora??o, que funciona em nosso corpo exatamente como uma bomba, impulsionando o sangue para que ele consiga circular por todo o nosso corpo.
Mas o que ser? que representa o corante azul, que n?s injetamos no sistema circulat?rio e tamb?m circulou, junto com o sangue, por todo o corpo?
- Acho que pode ser alguma coisa que a gente coloca na nossa veia.
- Eu j? vi na televis?o um m?dico colocando na veia de uma pessoa alguma coisa com a seringa tamb?m, mas n?o sei o que era.
Bem, vou dar uma dica: quando vamos ao m?dico, sentindo dor muito forte, ele pode aplicar uma inje??o na gente, com uma seringa igual a essa, n?o ?? Mas ele faz isso por qu?? O que tem na inje??o que ele aplica em n?s?

Sugest?o de respostas.
- Com certeza ? alguma coisa pra melhorar a nossa dor.
- Pode ser um rem?dio.
Muito bem! Os rem?dios servem para diminuir a nossa dor, combater infec??es, melhorar a nossa sa?de. Quando estamos doentes, o m?dico injeta com a seringa em nosso m?sculo ou na veia algum rem?dio, e, assim que ele come?a a fazer efeito, n?s nos sentimos melhores! Se estivermos com uma dor de cabe?a muito forte, por exemplo, e formos ao hospital, o m?dico poder? aplicar uma inje??o com um medicamento para diminuir a dor, chamado analg?sico. Mas esta inje??o que ele vai dar n?o ser? na nossa cabe?a, e sim no nosso bra?o. Como voc?s acham que a inje??o no bra?o vai melhorar a dor na cabe?a?

Sugest?o de respostas.
- Acho que o medicamento vai chegar l? na cabe?a.
- O rem?dio vai cair no sangue e chegar ? cabe?a pela circula??o!
Pois ?, acabamos de ver pelo modelo que nosso sangue circula por todo o nosso corpo, inclusive por nossa cabe?a. Quando injetamos o medicamento na corrente sangu?nea, este rem?dio vai sendo levado pelo sangue at? todas as partes de nosso corpo, fazendo a dor diminuir.
- Mas e como funciona o comprimido, que a gente engole, e n?o injeta no sangue?
Boa pergunta! Algu?m quer dar um palpite?

Sugest?o de resposta.
- Eu acho que quando a gente engole, as subst?ncias conseguem chegar no sangue, igual os alimentos que comemos.
Isso! Voc?s devem se lembrar de nosso sistema digest?rio. Quando comemos um peda?o de p?o, por exemplo, este p?o passa por nossa boca, est?mago, intestino, e neste caminho ele vai sendo quebrado em partes cada vez menores. L? nas paredes do intestino tem v?rias veias muito pequeninas que recebem e conduzem os nutrientes do p?o e de outros alimentos para a corrente sangu?nea. O sangue ent?o, ao circular por todo o nosso corpo, leva esses nutrientes para todo o nosso corpo, que precisa deles para continuar seu funcionamento. Com os medicamentos funciona assim tamb?m, igual ao p?o. Quando engolimos um comprimido de analg?sico, por exemplo, ele passa por nossa boca, est?mago, intestino, e vai sendo quebrado em partes muito pequenas. Ao chegar ao intestino, estas partes pequenas conseguem chegar ao sangue, e o sangue leva o medicamento a todas as partes do nosso corpo. ? dessa forma que podemos melhorar a nossa dor de cabe?a: os medicamentos saem do intestino e conseguem, atrav?s da circula??o sangu?nea, chegar a todo o nosso corpo, como vimos atrav?s do modelo que constru?mos.

Avaliação

Professor, para avaliar a constru??o de conhecimentos pelos seus alunos, pe?a que eles, ap?s a realiza??o das atividades, montem uma hist?ria em quadrinhos relatando um caso em que uma pessoa doente precisava tomar um medicamento, mas n?o sabia como uma dor poderia ser melhorada com um rem?dio. Nesta hist?ria, eles dever?o explicar com suas palavras a farmacocin?tica, ou seja, como o medicamento consegue chegar a todas as partes de nosso corpo.